New England Patriots @ Dallas Cowboys
Um jogo que se resume em poucas palavras. Os Patriots defrontaram uns Cowboys muito limitados no ataque devido à chuva de lesões que assolou o seu roster, mas muito competentes a defender, tendo sido capazes de causar muitas dificuldades a Tom Brady e sobretudo à offensive line dos Pats. No primeiro período o melhor que ambas as equipas conseguiram foi um field goal cada, com as defesas a levarem claramente a melhor frente aos ataques. No segundo período as coisas não foram muito diferentes, excepção feita a um drive ofensivo dos Patriots feito com muito mais rapidez de execução no passe, (Edelman e Lewis em destaque), culminando num touchdown do próprio Tom Brady. Até ao intervalo, destaque ainda para um extraordinário field goal de 57 jardas (!!) de Gostkowski. Resultado parcial: 13-3. O terceiro período arrancou com o melhor drive da partida, onde Gronkowski levou tudo à sua frente em 2 recepções (uma para 33 jardas e outra para 18
jardas), culminando num lance sublime de Dion Lewis, com recepção a uma mão, finta de corpo para se esquivar a 2 defesas e touchdown. Agora sim, os Patriots fugiam no marcador, frente a uma equipa que se mostrava incapaz de atacar. Até ao fim da partida a coisa foi ficando morna, com os Pats a não forcarem muito no ataque, mas a mostrarem-se eficazes na defesa, que aliás, fez uma excelente exibição. As coisas só aqueceram já no 4º período, com um passe de Brady para Edelman, que correu 54 jardas a fugir a tudo quanto era Cowboy, fazendo um touchdown espectacular. Por fim, registo para mais um field goal de Gostkowski e para a inteira justiça da vitória dos Pats por 30-6.
Homem do Jogo
Dion Lewis: É a grande revelação da equipa, um híbrido entre running back e receiver, fulminante na corrida e escorregadio como um enguia. Ontem transportou a bola 6 vezes para um total de 34 jardas e ainda recebeu 8 passes (em 11 possíveis), para 59 jardas e 1 touchdown. Soube ser o abre-latas da equipa justamente quando esta mais precisou.
Pela Positiva
Tom Brady: Levou muita pancada, teve um fumble, mas nunca se escondeu. Soube fazer os ajustes necessários para superar a defesa dos Cowboys, tendo completado 20 dos 27 passes que fez.
Malcolm Butler: Saiu-se muito bem contra Terrance Williams, permitindo-lhe apenas uma recepção, para 17 jardas.
Jabaal Sheard: Tem sido muito consistente e ontem esteve muito bem a parar o jogo corrido, mas também a pressionar o quarterback, com 2 sacks.
Jamie Collins: Ficou sem o seu colega Hightower mas nem isso o limitou, com 10 tackles e mais um forced fumble (já vai no 3º jogo consecutivo a consegui-lo).
Julian Edelman: É uma máquina. Foi o alvo de Brady por 5 vezes, tendo recebido 4 bolas, para 120 jardas e 1 touchdown que ele próprio inventou.
Ryan Allen e Stephen Gostkowski: Estiveram ambos soberbos nas suas funções, punts e conversão de field goals.
Pela Negativa
LeGarrette Blount: Talvez esta menção nem seja muito justa, visto que não é ele que chama as jogadas. Já provou que não é solução para ganhos de 1 jarda apenas e ontem, sempre que foi chamado a essa missão, falhou. No resto, este bem.
Offensive line: Tem sido muito falada a rotação que os Patriots têm feito nesta unidade, mas ontem, perante uma defesa bem dura, foram notórias as dificuldades em proteger Brady.
Nate Solder: Enquanto esteve em jogo, viu-se aflito para parar Greg Hardy, sendo várias vezes batido por este.
Scott Chandler: A sua chegada aos Pats trouxe grandes expectativas, mas tarda em afirmar-se. Ontem participou apenas em 10 snaps, tendo já sido ultrapassado por Michael Williams.
Lesões: Os Patriots sofreram duas baixas de peso durante a partida, Dont’a Hightower (costelas) e Nate Solder (cotovelo). Esperemos que não seja nada de muito grave.
Pensamento do Dia
Apesar de não ter sido uma vitória espectacular, ficaram boas indicações, sobretudo a capacidade de se mudar o estilo de jogo para contornar uma defesa que estava a levar a melhor sobre o ataque dos Pats. Agora seguem-se os Colts, talvez o duelo mais aguardado pelos fãs, na ressaca do caso deflategate. Por aqui, não será alimentado nenhum sentimento de vingança. É apenas o jogo que se segue e por isso, o mais importante. Nada mais! Há que ignorar os sound bites (serão certamente muitos) e focar apenas na partida para vencer este rival.
PS1: o AT&T Stadium teve ontem mais de 93 mil espectadores e os Patriots estiveram muito bem representados, sendo notórios cânticos de Bra-dy, Bra-dy!
PS2: já depois da partida, a festa foi manchada no parque de estacionamento, com um adepto a ser baleado na cabeça, encontrando-se em estado grave.
Artigo publicado originalmente na página de Facebook Patriots Portugal