Baltimore Ravens at Pittsburgh Steelers
1 | 2 | 3 | 4 | F | |
---|---|---|---|---|---|
Baltimore Ravens | 10 | 0 | 3 | 0 | 13 |
Pittsburgh Steelers | 7 | 0 | 3 | 0 | 10 |
As Defesas Reinam
E a defesa que mais reinou foi a dos Baltimore Ravens conseguindo segurar a escassa vantagem da equipa até final. Foi apenas por três pontos, mas foi o suficiente para os Ravens superarem os Pittsburgh Steelers e aumentarem para dois jogos de diferença o número de vitórias em relação aos seus rivais directos da divisão norte da AFC.
O Jogo
Naquela que é considerada por muitos a maior rivalidade da NFL os Baltimore Ravens visitavam os rivais de divisão Pittsburgh Steelers, num jogo em que se adivinhava ser uma batalha campal como de costume.
Ambas as equipas se apresentavam desfalcadas. Os Baltimore Ravens, já desde o início da temporada que vêm com problemas na defesa, e continuam com o seu líder espiritual o linebacker Ray Lewis lesionado, no entanto este fez questão de acompanhar a equipa na viagem até Pittsburgh.
Os Pittsburgh Steelers no entanto não estão melhores pois para além de terem perdido o franchise quarterback Ben Roethlisberger (não se sabe até quando) viram-se também sem o safety Troy Polamalu uma das peças fundamentais da defesa. A boa notícia para eles é que o running back Rashard Mendenhall voltava após um mês inactivo.
Os Pittsburgh Steelers até começaram bem o jogo no ataque conseguindo marcar no primeiro drive e logo pelo quarterback suplente Byron Leftwich. No entanto foram as defesas quem decidiu o jogo tendo a dos Baltimore Ravens sido ligeiramente superior, o suficiente para sair de Pittsburgh com a vitória por 13 – 10.
Links
Hilights do Jogo: http://www.nfl.com/videos/auto/0ap2000000097156/Ravens-vs-Steelers-highlights
1º Período
O jogo não poderia ter começado melhor para a equipa da casa, os Pittsburgh Steelers e o seu ataque, no primeiro drive da partida consegue chegar logo ao touchdwon (o único) numa corrida de 31 jardas do seu quarterback suplente Byran Leftwich (18/39,201 jardas, 0 TD, 1 intercepção), que voltou a ser titular 3 anos depois e que pareceu sair lesionado da jogada. Com a ajuda de Ben Roethlisberger no banco de suplentes, os Steelers começavam da melhor forma um jogo que viria a ter poucos momentos de celebração.
Em sentido contrário os Baltimore Ravens não pareciam muito afinados no ataque e não conseguiram responder quando a sua linha ofensiva entrou em campo. Foi necessário um fumble por parte do wide receiver dos Steelers Mike Wallace, recuperado pelo safety Ed Reed que correu até às 12 jardas dos Steelers, colocando a equipa na red zone. No entanto o melhor que o quarterback Joe Flaco (20/32,164,0,0) e companhia conseguiram fazer foi um field goal de 26 jardas pelo kicker Justin Tucker.
A partir daqui as defesas foram constantemente anulando os ataques. Nesta altura a defesa dos Ravens conseguiria o primerio sack da noite pelo outside linebacker Paul Kruger.
No entanto seria necessário recorrer à special team para que os Baltimore Ravens conseguissem fazer touchdown, que por sinal seria o único da noite. Foi num retorno de um punt que o wide receiver dos Ravens Jacoby Jones numa corrida de 63 jardas chegou à end zone, o que acabaria por colocar os Baltimore Ravens na frente do marcador para não mais de lá saírem.
O período terminava pouco depois com o resultado 10 – 7 favorável à equipa visitante.
2º Período
Este período começou com um field goal de 41 jardas falhado pelo kicker dos Baltimore Ravens Justin Tucker.
Durante o resto do período as defesas continuaram a anular os ataques e tirando o facto de ambas as equipas terem cometido diversas faltas (normal neste jogos) pouco mais há a registar.
O intervalo chegava com os Baltimore Ravens na frente por 10 – 7.
3º Período
Após o ataque dos Baltimore Ravens não ter feito nada no reatar da partida, era vez do ataque dos Pittsburgh Steelers e do quarberback Byron Leftwich mostrarem que o touchdown da primeira parte não tinha sido obra do acaso. No entanto foi mais uma vez a defesa dos Ravens quem levou a melhor numa intercepção do cornerback Corey Graham. Desta intercepção resultou mais um field goal do kicker Justin Tucker num pontapé de 39 jardas aumentando assim a vantagem no marcador pela última vez para os Baltimore Ravens.
Na resposta os Steelers conseguiriam também chegar ao field goal num pontapé de 22 jardas pelo kicker Shaun Suisham. Os Steelers reduziam a diferença no marcador mas o resultado final estava assim encontrado no final do 3º período com 13-10 para os Baltimore Ravens.
4º Período
No 4º período as defesas entraram num campeonato só delas: ver a que conseguia o maior número de sacks. E quem começou foi a defesa dos Pittsburgh Steelers com um sack no quarterback Joe Flacco pelo outside linebacker LaMarr Woodley. Na resposta a defesa dos Ravens fez dois sacks no quarterback Byron Leftwich. O primeiro a “provar o bolo” foi o defensive tackle Haloti Ngata, de seguida foi o safety James Ihedigbo (ex Patriots) quem o placou de forma violenta, tendo deixado bem marcadas as costelas de Byron Leftwich.
No entanto a defesa dos Steelers voltou à carga e fez mais dois sacks no quarterback Joe Flacco, ambos pelo outsider linebacker James Harrison. Neste particular as equipas acabariam empatadas com 3 sacks para cada lado.
Com os ataques em modo inexistente, o jogo terminaria com a vitória dos Baltimore Ravens por magra vantagem, em mais um jogo de luta intensa como é habitual entre as duas equipas. 13 -10 seria o resultado final, no entanto daqui por duas semanas a batalha campal vai repetir-se só o cenário será diferente.
As Nossas Escolhas
MVP: Corey Graham cornerback dos Baltimore Ravens. Num jogo onde as defesas foram sempre superiores aos ataques foi ele quem, com uma intercepção e mais alguns tackles fundamentais, se acabou por destacar na defesa da equipa vencedora.
Positivo: Apesar de ser um jogo com uma baixa pontuação numa liga onde é habitual haver sempre equipas a pontuar acima dos 30, é uma delicia ver estas defesas jogarem. A agressividade e a entrega que cada jogador tem em todos os momentos do jogo é impressionante. O trabalho desenvolvido pelos coordenadores defensivos é muito meritório e não é à toa que estas equipas por norma têm as melhores defesas da liga. Apesar de este ano a defesa dos Baltimore Ravens não estar a realizar uma grande temporada (estão classificados em 27º) mostraram que continuam a ter lá todo o potencial ombreando e até superando a defensa nº1 da liga os Pittsburgh Steelers.
Negativo: Os ataques foram inexistentes, nenhuma equipa conseguiu dar dimensão suficiente ao seu jogo, nem em passe nem em corrida conseguiram superar as defesas. O quarterback Joe Flacco continua a não conseguir mostrar o seu valor nestes jogos, e da parte do quarterback Byron Leftwich pouco se esperava daí a maior surpresa ter sido mesmo o seu touchdown em corrida. As lesões do tight end dos Ravens Dennis Pitta e do running back dos Steelers Isaac Redman ambos com concussão. Este equipamento abelha style dos Steelers não está com nada.