Era Uma Vez…

Pedro Nuno Silva 11 de Maio de 2014 Diversos Comments
NFL

Era Uma Vez…

Era uma vez… 2 amigos! O André e o Paulo!

Eram uns amigos especiais.

Para muitos, um pouco estranhos até!

Tudo porque deram para gostar de uma coisa chamada futebol americano. Um desporto estranho e quase inexplicável para o comum dos cidadãos deste lado do Atlântico, a que damos o nome de Portugal.

Mas a bizarra mania, gosto ou enguiço dos 2 amigos era muito maior do que o espanto de todos.

E um dia resolveram criar uma página de Facebook dedicada ao dito cujo futebol americano. E lá veio o Ricardo que também gostava de futebol americano e o Pedro, o homem da ciência informática para os ajudar. Pouco depois fui convidado para começar a minha paixão por este jogo.

Mas a coisa tinha ar de morrer cedo e depressa.

Quem haveria de gostar de um jogo sem balizas, com homenzarrões de máscara e equipamentos… bizarros, a esmagarem-se num caos de pernas e braços para avançarem jardas (até no sistema métrico eram diferentes) num campo que mais parecia uma régua gigante?

A princípio poucos! Muito poucos!

Mas depois foram-se juntando mais amigos ao grupo e, inacreditavelmente, a página começou a crescer.

Para grande espanto de todos, havia mais maluquinhos da coisa do que se pensava.

E chegaram aos 500 amigos, aos 1.000, aos 2.000, aos 3.000… Ena! 5.000 é que era! E vieram os 5.000 e passaram a 6, 7, 8, 9… 10.000 likes!

A coisa tornou-se enorme! Mais do que nos melhores sonhos se poderia pensar.

E veio o blog futebolamericano.eu! E a página no Google+, no Twitter, no YouTube, os videopodcasts do Guia e do Filipe, as Fantasies Leagues do Matthieu, as análises e artigos irrepreensíveis do Paulo e do João e do outro João e do Hugo e do Marco e do Jota e do Filipe e do Eduardo.

Mais amigos se foram juntando e três deles são do outro lado do Atlântico: o Guilherme, o Tiago e o Fabio. O último amigo é muito recente e também se chama Hugo. Assim temos 21 malucos que vivem o futebol americano ao máximo.

Alguns dos Autores do Futebol Americano

Alguns dos Autores do Futebol Americano

E de repente, já eram 15000 amigos! Não! 20.000, 30.000, 40.000, 42.912 (momento da publicação do artigo), para ser ainda mais preciso!

E no dia 9 de Maio de 2014… o improvável aconteceu. O sonho tornou-se uma realidade: a NFL, ela mesma, em pessoa, bateu-nos à porta e disse-nos isto:

“Hey Andre,

I noticed that Futebol Americano is covering the 2014 NFL Draft: http://www.futebolamericano.eu/nfl/chegou-o-dia-do-nfl-draft-2014

I wanted to reach out to offer you exclusive access to the NFL's video coverage of the 2014 NFL Draft. You've been pre-approved by the NFL as a preferred partner in the region…

Best

T.”

Confesso que me lembrei dos 2 amigos e daquele estranho sonho de fazerem do futebol americano uma aventura de sucesso. Confesso que fiquei com um nó na garganta. Confesso que me apeteceu ir a correr de Ponte de Lima a Lisboa, passando por Matosinhos, Vagos, Londres, Angola, Bobadela, Sines, Brasil e juntar todos a nossa equipa e celebrar numa festa sem fim à vista.

É que a partir de hoje o blog Futebol Americano passou a ser um parceiro preferencial da NFL na Europa!

E tudo isto porque foram vocês, amigos leitores do blog e da página, que nos fizeram ser o que somos hoje: a referência maior do futebol americano em língua portuguesa!

Brevemente dar-vos-emos mais novidades desta nova e promissora parceria que tantos nos enche de orgulho!

Uau! Yeeeess!

About The Author

Pedro Nuno Silva

Português. Duriense de nascimento. Tripeiro de coração. Minhoto por adopção. Numa palavra: nortenho. Ou seja, tinha tudo para ser um ignorante sobre futebol americano. Mas a 2 de Fevereiro de 2009 tudo mudou graças a cerca de 2 minutos de um jogo que era até aí um mistério insondável! Os culpados? Todos os jogadores dos Steelers e dos Cardinals. Mas, em particular, Ben Roethlisberger e Santonio Holmes e aquele touchdown a 30 segundos do final do jogo num equilíbrio improvável e que desafiou as leis da física e se pode colocar ao lado de um qualquer volteio do mais virtuoso bailarino do Bolshoi. A paixão pelo jogo cresceu de tal forma que hoje olho à minha volta e acho estranha tanta algazarra por causa das vitórias do F.C.Porto, da nossa seleccção ou das birras do CR7. Definitivamente tornei-me num alien em pleno coração do Alto Minho!