Crusaders Clube Futebol Americano

André Novais de Paula 15 de Outubro de 2012 Equipas LPFA Comments

História dos Crusaders Clube Futebol Americano

Desde de 2003 que em Portugal se tenta implementar esta modalidade. Os primeiros passos de uma equipa de Futebol Americano em Portugal sob o nome de Lisbon Capitals e seguidamente Lisbon Crows, foram dados por Miguel Veríssimo, Ricardo Silvestre, Maurits Lahne e Pedro Viana. Por esta altura e por intermédio de Daniel Correia, que por motivos pessoais teve de residir no Porto, onde depois funda os Porto Renegades. É então que em 2005 que em Lisboa nascem os Crusaders.

Em 2007 por intermédio de Cláudio Gomes, (ex-presidente dos Crusaders), a Associação Desportiva da Bobadela abraça os Crusaders como secção do Clube, passando a Equipa a ser denominada por ADB-Crusaders. Em 2008, a ousadia e a ambição chega à porta dos Crusaders. Através de Bruno Martins (Presidente dos Crusaders), que é contactado pelo FC Alverca com um projecto ambicioso, e a disponibilização de condições excepcionais para a instalação da equipa em Alverca.

Entretanto emergem do seio dos Crusaders, mais dois projectos de criação de equipas em Portugal. O primeiro os Lisboa Navigators, por intermédio de David Silva e os Algarve Sharks por Pedro Viana.

Com o decorrer do início dessa pré-época, e com a própria evolução da modalidade em Portugal depressa constatou-se que a manutenção da Equipa no FC-Alverca, viria a ser comprometedora para o crescimento dos Crusaders. Após reunião de Direcção conjuntamente com Corpo Técnico, foi decidido que a melhor opção para a sustentabilidade da equipa seria sair do FC-Alverca e, se fosse necessário reestruturar a equipa sem qualquer vínculo com associações clubes entre outros. Entretanto o Sacavenense mostrou algum interesse no projecto, contudo a viabilidade financeira da equipa, não estava ao nosso alcance. Na Época de 2009/2010 realizou-se o sonho de muita gente em Portugal: a primeira Liga Portuguesa de Futebol Americano (LPFA I). Com os Crusaders numa situação delicada a treinarem em locais públicos e a alugarem campos para poderem disputar os jogos oficiais, não se tratou de um ano de estreia de vitórias, mas a adversidade serviu para a criação de uma base forte para o futuro próximo que se avizinhava. Então em Junho 2010 os Lisbon Casuals oferecem aos Crusaders as condições mínimas necessárias para o desenvolvimento da equipa e da modalidade, com a nossa equipa a ser uma secção desportiva no Clube Lisbon Casuals, passando a treinar e a jogar no campo do Colégio St Julians. Com condições que até então os Crusaders não tinham tido. Com estas condições a equipa deu um grande salto evolutivo no que diz respeito às capacidades dos seus atletas, chegando às meias finais da LPFA II. Antes do início da época 2011/2012, apesar da ligação entre os Crusaders e os Lisbon Casuals ser a melhor, foi decidido que seria o momento para os Crusaders se tornarem num clube totalmente independente. Dessa forma, toda essa época desportiva foi feita através do enorme esforço conjunto dos atletas/dirigentes, para conseguir gerir os escassos recursos de forma a ir ao encontro das necessidades que implicam a participação numa competição nacional. Nessa mesma época voltámos a chegar às meias finais, com um grupo de trabalho já totalmente coeso, não só ao nível de jogadores mas também técnicos e Direcção.

A Actualidade

Depois de quatro épocas consecutivas a atingir as meias-finais, os Crusaders sabem que podem atingir melhores resultados. Durante esse tempo conseguiram construir uma base forte, quer ao nível de jogadores, quer ao nível de equipa técnica, tendo agora como objectivo lutar pelo Titulo de Campeão na LPFA VI. Para tal, sabem que têm de trabalhar muito, não só dentro de campo, como fora dele. Neste momento os Crusaders são um clube oficial reconhecido pelo Instituto Português do Desporto, e com toda a sua estrutura organizacional formada.

Sabem que têm muito para dar ao desporto, mas também à comunidade, tendo já participado em varias iniciativas de formação, solidariedade social, e eventos publicitários. Pode-se assim dizer que a vontade de vencer dos Crusaders não tem limites.

Nome

Crusaders Clube Futebol Americano

Fundação

2005

Cidade

Lisboa

Palmarés

Meias-finais 2010/2011

Meias-finais 2011/2012

Meias-finais 2012/2013

Meias-finais 2013/2014

Final 2014/2015

Contactos Equipa

Contacto: Paulo Terrinca (967 961 180)

Contacto: Julio Martins (912 413 976)

Email: facrusaders@gmail.com

About The Author

André Novais de Paula

Sempre gostei de desporto e sempre senti uma grande curiosidade em relação a desportos Americanos, mas infelizmente o contacto com essa realidade era escasso e intermitente. Cheguei mesmo a jogar InLine Hockey (semelhante ao Ice Hockey, mas com patins em linha) durante vários anos nos Sharks de Oeiras, mas mesmo seguir a NHL era complicado. Tudo mudou quando a televisão por cabo começou a transmitir canais com estes desportos. O Futebol Americano foi Amor à primeira vista. Para que eu ficasse completamente viciado bastou ver o primeiro jogo. Depois disso já não havia volta atrás. O passo seguinte foi começar a descobrir cada vez mais sobre este incrível desporto. Rapidamente constatei que não havia muita informação em Português e juntamente com o Paulo Silva Curto abri uma página no Facebook para juntar outros fãs de Futebol Americano. Não sonhávamos na altura que este pequeno projecto iria crescer desta forma e que um dia iríamos ter um Blog dedicado somente a este desporto que nos tem dado tantas alegrias e horas bem passadas. Aproveito para confessar que sou fã dos Green Bay Packers. Go Packers!