Paredes Lumberjacks

André Novais de Paula 19 de Setembro de 2012 Equipas LPFA Comentários Desligados
Paredes Lumberjacks

História dos Paredes Lumberjacks

Os Lumberjacks nascem da vontade de um ex-jogador dos Renegades, Henrique Pinto em criar uma equipa na sua cidade, Paços de Ferreira. A equipa treinava no parque urbano da cidade, sem grandes condições para a pratica da modalidade. Mesmo assim conseguiu movimentar entre 2 a 3 dezenas de atletas. Conseguiu alguma divulgação da modalidade, tendo a mais mediática sido uma exibição no intervalo dum jogo entre Paços e FC Porto, com participação dos Lisboa Navigators.

Face à falta de apoios da autarquia, e da ausência de um campo decente para trabalhar, a equipa mudou-se para o concelho vizinho de Paredes, onde se associou ao Altis Clube de Paredes e passou a fazer da sua casa, a Cidade Desportiva de Paredes. Fernando Campos assumiu o papel de headcoach e trouxe consigo alguns dos atletas mais experientes dos Porto Renegades.

Os Lumberjacks ficaram na historia como a primeira equipa a marcar um TD na LPFA, e por 2 vezes chegaram à final, tendo das duas vezes perdido com os Navigators. Na época 2011/2012 houve uma grande ruptura na equipa, com 90% dos jogadores a deixarem a equipa para formar duas novas equipas (Porto Mutts e Candal Kings). Apesar de se ter equacionado o fim da equipa, Luis Nunes e Rui Abreu, não deixaram o projecto morrer e num tempo record conseguiram montar uma equipa para a participação na III LPFA. Com um plantel repleto de rookies e com um média de idades muito baixa, os Jacks conseguiram chegar ate às meias-finais da competição, onde foram eliminados pelos campeões Navigators.

Em 2013 a parceria com o Altis terminou assumindo-se a equipa, novamente, como Lumberjacks Clube de Futebol Americano.

Nome

Lumberjacks Clube Futebol Americano

Fundação

2009

Cidade

Paredes

Palmarés

Vice-campeão 2010, 2011 (variante 9×9)

Meias-finais 2012

1ª mão Playoff 2014

Contactos Equipa

Nome: Luís Leão Nunes
Telefone: 914 685 330
Email: geral@lumberjacks.pt
Email: direcao@lumberjacks.pt

About The Author

André Novais de Paula

Sempre gostei de desporto e sempre senti uma grande curiosidade em relação a desportos Americanos, mas infelizmente o contacto com essa realidade era escasso e intermitente. Cheguei mesmo a jogar InLine Hockey (semelhante ao Ice Hockey, mas com patins em linha) durante vários anos nos Sharks de Oeiras, mas mesmo seguir a NHL era complicado. Tudo mudou quando a televisão por cabo começou a transmitir canais com estes desportos. O Futebol Americano foi Amor à primeira vista. Para que eu ficasse completamente viciado bastou ver o primeiro jogo. Depois disso já não havia volta atrás. O passo seguinte foi começar a descobrir cada vez mais sobre este incrível desporto. Rapidamente constatei que não havia muita informação em Português e juntamente com o Paulo Silva Curto abri uma página no Facebook para juntar outros fãs de Futebol Americano. Não sonhávamos na altura que este pequeno projecto iria crescer desta forma e que um dia iríamos ter um Blog dedicado somente a este desporto que nos tem dado tantas alegrias e horas bem passadas. Aproveito para confessar que sou fã dos Green Bay Packers. Go Packers!