Minnesota Vikings: Análise do Calendário 2013

Paulo Pereira 25 de Junho de 2013 Equipas NFL Comments

Minnesota Vikings: Análise do Calendário 2013

Calendário

Podia ser pior? Dificilmente. Mas isso era algo já sabido, quando se soube quem seriam os adversários da equipa de Minnesota, para além dos tradicionais embates contra os rivais de divisão. A ronda alternativa anual pelas outras divisões e conferências colocou em rota de colisão o West. NFC e AFC. O mesmo é dizer jogos empolgantes, equipas de qualidade superlativa e um calendário que quase nunca dará tréguas. Para os amantes de jogos emocionantes, não podia ser melhor.

Os Vikings começam on the road. Em dose dupla e com direito a reencontro com adversários conhecidos. Abertura da temporada em Detroit, enfrentando Matthew Sttaford e Calvin Johnson, que manterão a parceria profícua de 2012. Uma semana depois nova deslocação. Curta, mas de exigência superior. Em Chicago, onde os Bears são tradicionalmente um opositor temível, novo tandem os espera. Jay Cutler + Brandon Marshall são o pesadelo de qualquer secundária. Não é a eterna questão do pessimismo/optimismo que está em causa. É mesmo a realidade. Pura. Os Vikings, mesmo vindo a acrescentar qualidade, têm pontos fracos e terão a conduzir o ataque um quarterback sob pressão. Imaginemos que isto corre mal. O regresso a casa, na semana 3, pode ver um 0-2 como recorde da equipa. E tornar esse embate em algo crucial, de forma prematura.
São os Browns os convidados. A equipa de Cleveland, imersa nos próprios problemas, tem crescido de forma sustentada. Apresenta, numa estranha semelhança com os Vikings, enormes dúvidas no posto de QB, onde Brandon Weeden terá que provar merecer a titularidade. Mas estes Browns não são macios, tendo sido agitadores na offseason, onde recolheram vários free agents de qualidade, fortalecendo vários sectores. Despachados os Browns, os Vikings terão uma semana seguinte atípica, com direito a viagem intercontinental. É que o jogo seguinte, “caseiro”, será disputado em terras de Sua Majestade. Bem vindos a Londres, 2ª casa da NFL. Wembley é já ali e, no majestoso estádio, um apetecível Vikings x Steelers. Como é costume, nestas coisas de viajar várias horas de avião, as equipas que vão a Inglaterra regressam para a merecida semana de bye. Algo de concreto se poderá dizer, aqui. Os Vikings precisarão de trabalhar IMENSO para evitarem ir para a semana de folga com um recorde negativo. O ideal seria um 4-0 ou 3-1. O menos mau, um 2-2. Tudo o resto colocará as sirenes de alarme a tocar, bem alto, em Minnesota.
Week 6. Metrodome. Vikings contra Cam Newton? Yes. Apreciador do talento nato do quarterback de Carolina, este será um jogo agradável de ver. Os Panthers não fazem segredo das suas intenções. 2013 será um ano de regresso ao ground & pound, aproveitando a presença no roster de Jonathan Stewart, DeAngelo Williams e, claro, de Cam Newton. Se do outro lado dissermos que estará o mais brilhante running back da actualidade, envergando a flamejante purple & gold, temos espectáculo – e jardas – garantido. Vamos a eles, Adrian Peterson! E, depois, “só” isto:

  • Semana 7: Direito a primeiro jogo em horário nobre. Monday Night Football, na cidade que nunca dorme. Giants contra Vikings. Fabulástico!
  • Semana 8: Lar doce lar. Rivalidade? Pffff. O que é isso perante um embate entre dois inimigos figadais? Sunday Night Football, frente a Aaron Rodgers e Cª. No mesmo local, em 2012, os Vikings venceram na última semana da época regular, carimbando o passaporte para os playoffs, perdendo na semana seguinte, no wild card game. Como será este ano?

Depois disto, não melhora. Será sempre a abrir. Cowboys (olá Romo), Redskins (excitante encontro contra RG3 e Alfred Morris), visita a Seattle, para defrontar uma espécie de filial dos Vikings (Sidney Rice, Percy Harvin, Antoine Winfield e Darrell Bevell, coordenador ofensivo), num non-stop de paixões que culminará (espero que em apoteose) no Metrodome, contra os Lions, na semana 17. Um jogo que representa igualmente um adeus sentido ao estádio que acolheu a equipa, desde 1982. Será ali que nascerá o novo complexo desportivo da equipa. Enquanto se erguem as instalações, os Vikings mudar-se-ão de armas e bagagens para o Stadium Bank TCF, da Universidade de Minnesota.
No ano passado os Vikings terminaram a temporada com um notável 7-1, em jogos caseiros. O notável dá lugar ao respeitável, se adicionarmos todas as partidas ali jogadas. 164 vitórias e 89 derrotas.

Vikings Regular-Season Schedule

  • Week 1: Sunday, Sept. 8, at Detroit, 1 p.m.
  • Week 2: Sunday, Sept. 15, at Chicago, 1 p.m.
  • Week 3: Sunday, Sept. 22, Cleveland, 1 p.m.
  • Week 4: Sunday, Sept. 29, Pittsburgh, 1 p.m.
  • Week 5: BYE
  • Week 6: Sunday, Oct. 13, Carolina, 1 p.m.
  • Week 7: Monday, Oct. 21, at NY Giants, 8:30 p.m.
  • Week 8: Sunday, Oct. 27, Green Bay, 8:30 p.m.
  • Week 9: Sunday, Nov. 3, at Dallas, 1 p.m.
  • Week 10: Thursday, Nov. 7, Washington, 8:25 p.m.
  • Week 11: Sunday, Nov. 17, at Seattle, 4:25 p.m.
  • Week 12: Sunday, Nov. 24, at Green Bay, 1 p.m.
  • Week 13: Sunday, Dec. 1, Chicago, 1 p.m.
  • Week 14: Sunday, Dec. 8, at Baltimore, 1 p.m.
  • Week 15: Sunday, Dec. 15, Philadelphia, 1 p.m.
  • Week 16: Sunday, Dec. 22, at Cincinnati, 1 p.m.
  • Week 17: Sunday, Dec. 29, Detroit, 1 p.m.

(horário local)

About The Author

Paulo Pereira

O meu epitáfio, um dia mais tarde, poderá dizer: “aqui jaz Paulo Pereira, junkie em futebol americano”. A realidade é mesmo essa. Sou viciado. Renascido em 2008, quando por mero acaso apanhei o Super Bowl dos Steelers/Cardinals, fiz um reset em [quase] todos os meus dogmas. Aquele desporto estranho, jogado de capacete, entranhou-se no meu ADN, assumindo-se como parte integrante da minha personalidade. Adepto dos Vikings por gostar, simplesmente, de jogadores que desafiam os limites. Brett Favre entra nessa categoria: A de MITO.