Drew Brees: O Homem dos Recordes

João Malha 11 de Outubro de 2015 Jogadores, NFL Comments
Drew Brees

Drew Brees: O Homem dos Recordes

É talvez um dos mais subvalorizados QB’s da NFL. Não que não seja uma das referências atuais do jogo, mas porque parece não conseguir a aura de Peyton Manning, Tom Brady ou Aaron Rodgers. Mas se olharmos aos números, a verdade é que supera a maioria deles. Este domingo à noite, Drew Brees regressou de uma lesão no ombro direito, sofrida na Week 2, que o afastou o jogo da semana seguinte. Felizmente para os Saints, a mazela não foi tão grave como se chegou a anunciar, e Brees ficou apenas um jogo de fora, a sua primeira ausência por lesão em 20 anos! A anterior tinha acontecido ainda quando jogava na High School, imagine-se.

Mas quando os Saints mais precisavam de Brees, ele voltou para pôr fim à série de derrotas que a formação do Louisiana acumulou nas primeiras três semanas. E fê-lo com dois recordes de relevo! E um deles com o passe que deu a vitória no Overtime! Foi o seu 400º passe para TD, tornando-se o quinto QB de sempre a consegui-lo, mas o que precisou de menos jogos (205 contra 209 de Peyton Manning) para alcançar tal feito.

Simultaneamente, chegou aos 5000 passes completos, curiosamente no outro TD do dia, num passe para o TE Josh Hill. Parece que Brees escolheu a dedo os momentos para assinalar os seus recordes no jogo frente aos Cowboys. Ainda no registo dos recordes de Brees, o QB dos Saints garantiu mais outro ontem ao conseguir o 48º seguido em casa com um passe para TD, ele que tem 93 jogos com passes para TD nos últimos 94 jogos.

E se só num dia somou tantos recordes, olhar para o que já atingiu na NFL até hoje é simplesmente fantástico. Vamos aos números:

  • Mais épocas consecutivas com mais de 4000 jardas de passe – 9
  • Maior percentagem de passes completos numa época – 71,2%
  • Mais épocas consecutivas com mais de 3000 jardas de passe – 13
  • Mais jogos seguidos com mais de 300 jardas de passe – 9
  • Mais passes completos numa época – 468
  • Mais jogos seguidos com passe para TD – 54 (um recorde que tinha 52 anos quando foi batido por Brees, pertencente a Johnny Unitas)
  • Mais jogos consecutivos com 20 ou mais passes completos – 57
  • Mais tentativas de passe num jogo de Playoff sem interceções – 60 (em Seattle em 2011)
  • Mais passes completos num jogo de Playoff sem interceções – 39 (em Seattle em 2011)
  • Primeiro QB da NFL a conseguir 40 ou mais passes para TD em épocas seguidas – 2011-2012
  • Primeiro QB da NFL a conseguir mais de 3000 jardas de passe até à Week 9 – 2011
  • Primeiro QB da NFL a conseguir mais de 4000 jardas de passe até à Week 12 – 2011

E se também colocássemos o registo dos recordes que detém nos Saints, a lista seria ainda mais extensa… Tivesse Brees mais um anel e talvez o seu impacto fosse ainda maior. Certo é que o seu nome figurará dentro de uns anos no Hall of Fame. Pessoalmente, que demore ainda muitos anos, pois é sem dúvida o meu grande ídolo da NFL e o principal motivo para me ter tornado fã da franquia!

About The Author

João Malha

Profissional da área de comunicação e marketing, e sempre ligado ao desporto, sempre me fascinou o conceito de showbiz dos norte-americanos no que toca à promoção de qualquer espectáculo desportivo. Quando em 2003, a SportTv transmitiu pela primeira vez o Super Bowl, com estrondosa vitória dos Buccaneers de John Gruden sobre os Raiders, a curiosidade cresceu e ano após anos comecei a seguir as transmissões do maior evento desportivo mundial. Mas como em tudo na vida (pelo menos na minha forma de estar), é preciso um motivo mais forte para nos agarrarmos às coisas. Uma paixão que nos alimenta. E foi isso que aconteceu em 2010, aquando da final de Miami, ganha pelos Saints frente aos Colts do lendário Peyton Manning. Nesse dia senti finalmente que aquela era a minha equipa! E o aparecimento da ESPN America ajudou a não mais largar este desporto espectacular, que sigo semanalmente. Na Week 1 da temporada 2012/2013, cumpri o sonho de ir ver um jogo dos Saints ao vivo, ao Mercedes-Benz Superdome. Não vi os Saints vencerem, mas quem sabe se não terei a oportunidade de dizer que assisti ao primeiro jogo na NFL de um dos maiores QB’s da sua história, Robert Griffin III. Ver os Saints ao vivo foi uma experiência única que me faz olhar para o desporto com outros olhos. Quero saber mais e mais sobre o jogo, a sua história, lendas, regras, tácticas, etc. Let’s play ball!!!!