Drew Brees: O Homem dos Recordes
É talvez um dos mais subvalorizados QB’s da NFL. Não que não seja uma das referências atuais do jogo, mas porque parece não conseguir a aura de Peyton Manning, Tom Brady ou Aaron Rodgers. Mas se olharmos aos números, a verdade é que supera a maioria deles. Este domingo à noite, Drew Brees regressou de uma lesão no ombro direito, sofrida na Week 2, que o afastou o jogo da semana seguinte. Felizmente para os Saints, a mazela não foi tão grave como se chegou a anunciar, e Brees ficou apenas um jogo de fora, a sua primeira ausência por lesão em 20 anos! A anterior tinha acontecido ainda quando jogava na High School, imagine-se.
Mas quando os Saints mais precisavam de Brees, ele voltou para pôr fim à série de derrotas que a formação do Louisiana acumulou nas primeiras três semanas. E fê-lo com dois recordes de relevo! E um deles com o passe que deu a vitória no Overtime! Foi o seu 400º passe para TD, tornando-se o quinto QB de sempre a consegui-lo, mas o que precisou de menos jogos (205 contra 209 de Peyton Manning) para alcançar tal feito.
Simultaneamente, chegou aos 5000 passes completos, curiosamente no outro TD do dia, num passe para o TE Josh Hill. Parece que Brees escolheu a dedo os momentos para assinalar os seus recordes no jogo frente aos Cowboys. Ainda no registo dos recordes de Brees, o QB dos Saints garantiu mais outro ontem ao conseguir o 48º seguido em casa com um passe para TD, ele que tem 93 jogos com passes para TD nos últimos 94 jogos.
E se só num dia somou tantos recordes, olhar para o que já atingiu na NFL até hoje é simplesmente fantástico. Vamos aos números:
- Mais épocas consecutivas com mais de 4000 jardas de passe – 9
- Maior percentagem de passes completos numa época – 71,2%
- Mais épocas consecutivas com mais de 3000 jardas de passe – 13
- Mais jogos seguidos com mais de 300 jardas de passe – 9
- Mais passes completos numa época – 468
- Mais jogos seguidos com passe para TD – 54 (um recorde que tinha 52 anos quando foi batido por Brees, pertencente a Johnny Unitas)
- Mais jogos consecutivos com 20 ou mais passes completos – 57
- Mais tentativas de passe num jogo de Playoff sem interceções – 60 (em Seattle em 2011)
- Mais passes completos num jogo de Playoff sem interceções – 39 (em Seattle em 2011)
- Primeiro QB da NFL a conseguir 40 ou mais passes para TD em épocas seguidas – 2011-2012
- Primeiro QB da NFL a conseguir mais de 3000 jardas de passe até à Week 9 – 2011
- Primeiro QB da NFL a conseguir mais de 4000 jardas de passe até à Week 12 – 2011
E se também colocássemos o registo dos recordes que detém nos Saints, a lista seria ainda mais extensa… Tivesse Brees mais um anel e talvez o seu impacto fosse ainda maior. Certo é que o seu nome figurará dentro de uns anos no Hall of Fame. Pessoalmente, que demore ainda muitos anos, pois é sem dúvida o meu grande ídolo da NFL e o principal motivo para me ter tornado fã da franquia!