Fantasy Football: Prémios Fantasy 2016

João Azevedo 1 de Fevereiro de 2017 Artigos, Fantasy, Jogadores, NFL Comentários Desligados
NFL Fantasy

Fantasy Football: Prémios Fantasy 2016

Estamos a uma semana do Super Bowl e no próximo fim de semana antes do evento desportivo mais esperado do ano haverá o programa da entrega dos prémios da NFL para a época regular. Por esta razão, decidi que deveria fazer também uma entrega de prémios que tivesse a ver com Fantasy Football.

Para além dos mais pontuados em cada posição, decidi acrescentar as categorias de Most Improved Player do Ano (onde selecciono o jogador que considero que melhorou mais em relação ao ano passado); Rookie do Ano; MVP do Ano, por isso espero que estejam entusiasmados e vamos a isto!

Fantasy Quarterback do Ano – Aaron Rodgers (Green Bay Packers)

Aaron Rodgers - Fantasy QB 2016

Aaron Rodgers – Fantasy QB 2016
Foto de: Sporting News

Estatísticas: 4428 PYDS; 40 TDs; 7 INT; 369 RYDS; 4 RTDs – 380,02 PTs

O início da época de Rodgers como uma força no Fantasy Football começa verdadeiramente na oitava semana e as últimas semanas da época permitiram-lhe obter a vantagem sobre Matt Ryan e Drew Brees, pessoalmente a minha escolha para QB do Ano seria Matt Ryan, no entanto, Fantasy Football tem a ver com a pontuação e para estes “prémios” as escolhas tiveram de ser baseadas na pontuação obtida no final da época.

Fantasy Running Back do Ano – David Johnson (Arizona Cardinals)

Estatísticas: 1239 RYDS; 16 RTDs; 879 RecYDS; 4 RecTDs – 327,80 PTs

Não era propriamente difícil de adivinhar, quem o teve nas suas equipas sabe bem o que foi a época de David Johnson – forte e consistente. Johnson beneficiou imenso das suas capacidades enquanto dupla ameaça sendo de longe o RB com mais receiving yards esta época. Na realidade esse total é superior ao de grande parte dos wide receivers o que só demonstra a época monstruosa que teve, quem o teve sabe que o jogou todas as semanas sem pensar duas vezes.

Fantasy Wide Receiver do Ano – Mike Evans (Tampa Bay Buccaneers)

Mike Evans - Fantasy WR 2016

Mike Evans – Fantasy WR 2016
Foto de: Kim Klement – USA Today Sports

Estatísticas: 1321 RecYDS; 12 TDs – 208,10 PTs

Esta foi renhida, na realidade a diferença entre Evans e o segundo colocado (Jordy Nelson) é de apenas 0,4 pontos e por isso aqueles de vocês que quiserem considerar o segundo como vencedor estão perfeitamente à vontade. A meu ver, Evans teve uma época bastante positiva e é responsável pela época  de Tampa Bay, a sua forma de jogar, tirando imenso partido do aspecto físico do jogo permitiu-lhe ser um dos receivers com mais TDs e receiving yards esta época.

Fantasy Tight End do Ano – Travis Kelce (Kansas City Chiefs)

Travis Kelce - Fantasy TE 2016

Travis Kelce – Fantasy TE 2016
Foto de: Danny Medley – USA Today Sports

Estatísticas: 1125 RecYDS; 4 TDs – 138 PTs

A posição de TE foi provavelmente a mais complicada este ano devido às inúmeras lesões e não é que Kelce tenha tido uma grande época (em comparação com os números do ano passado nem entraria no top 5), mas fez uma época produtiva. É de destacar o seu último jogo da época regular onde conseguiu 160 RecYDS e 1 TD.

Fantasy Kicker do Ano – Matt Bryant (Atlanta Falcons)

Matt Bryant - Fantasy K 2016

Matt Bryant – Fantasy K 2016
Foto de: Jason Getz – USA Today Sports

Estatísticas: 34/37 FGs; 56/57 PATs; 6 FGs de 50+ YDS – 170 PTs

A época de Gostkowski não chegou nem perto daquilo que se esperava dele e apesar das percentagens incríveis apresentadas por Tucker (97,4% em FGs e 100% em PATs) é Bryant quem consegue obter mais pontos de fantasy no final da época regular. O facto de Matt Bryant ter tido 8 jogos onde obteve pontuações acima dos 10, sendo que num deles conseguiu 19 pontos é o exemplo perfeito para demonstrar a razão pela qual eu defendo que a escolha de um bom kicker faz toda a diferença durante uma época de Fantasy Football.

Fantasy D/ST’s do Ano – Kansas City Chiefs

Estatísticas: 28 Sacks, 18 INTs; 15 FumRec; 5 TDs; 3 RetTDs – 166 PTs

Durante a parte inicial da época pareceu que a defesa dos Vikings iria levar para casa este prémio e na realidade acabaram por ficar à frente da forte defesa dos Broncos, mas a secundária dos Chiefs deu um passo à frente e foram a terceira equipa da NFL a ceder menos pontos. Além disso tiveram uma grande ajuda das suas special teams, uma vez que Tyreek Hill contribuiu imenso para o sucesso das mesmas na parte do retorno de punts e kickoffs tendo conseguido os 3 RetTDs para os Chiefs.

Fantasy Most Improved Player 2016 – Matt Ryan (Atlanta Falcons), LeSean McCoy (Buffalo Bills) & DeMarco Murray (Tennessee Titans)

Matt Ryan & LeSean McCoy & DeMarco Murray - Most Improved Players 2016

Matt Ryan & LeSean McCoy & DeMarco Murray – Most Improved Players 2016
Fotos de: Newscom; Timothy T. Ludwig & Jason Vinlove – USA Today Sports

Estar a apresentar as estatísticas dos três seria um bocado chato, aquilo que interessa é que a diferença na pontuação em relação ao ano passado é superior a 100 pontos. Mas só isso não chegava e a verdade é que ainda que Ryan seja o jogador com a maior diferença de pontuação dos três, achei que deveria dividir o prémio entre eles devido ao facto de terem tido excelentes épocas e de se terem tornado três jogadores em quem foi fácil confiar ao logo do ano, tornando-se armas consistentes e letais.

A nível pessoal, posso dizer que DeMarco Murray apesar ser o jogador com a menor diferença de pontos dos três é aquele cuja época me deu mais gozo ver e é um dos grandes responsáveis pela revitalização da franchise do Tennessee.

Fantasy Rookie do Ano – Ezekiel Elliott (Dallas Cowboys)

Ezekiel Elliott - Fantasy Rookie 2016

Ezekiel Elliott – Fantasy Rookie 2016
Foto de: Kelvin Kuo – USA Today Sports

Estatísticas: 1631 RYDS; 15 RTDs; 363 RecYDS; 1 RecTD – 293,40 PTs

Não há dúvidas quanto a esta escolha, aliás, Elliott alcançou exatamente aquilo que se esperava dele e até algo mais. Para mim que o acompanhei em toda a sua carreira na faculdade de Ohio State sempre soube que ele tinha este potencial e não foi propriamente difícil apostar nele para Rookie do Ano mal a época começou. Sólido e poderoso, capaz de jogar enquanto pass blocker, Elliott é o tipo de RB ao qual se pode atribuir a designação de “every down running back”. Este foi o seu primeiro ano na NFL, esperemos que a sua carreira seja bastante próspera.

Fantasy MVP do Ano – David Johnson (Arizona Cardinals)

David Johnson - Fantasy MVP & RB 2016

David Johnson – Fantasy MVP & RB 2016
Foto de: Mark J. Rebillas

Já apresentei as suas estatísticas por isso não me vou repetir.

Aquilo que faz de David Johnson um MVP no mundo do Fantasy Football é o facto de ser exatamente o tipo de jogador que todos queremos ter: é consistente, seguro e uma dupla ameaça que sabemos que vamos usar todas as semanas, mesmo que outros dos nossos RB's tenham melhores projecções, Johnson nunca abandona o plantel principal porque mesmo assim é o FLEX de eleição.

Toda uma época com jogos acima dos 10 pontos, sete deles acima dos 20 e dois acima dos 30, fazem dele um jogador extremamente valioso para se ter na equipa e por isso este prémio é mais que merecido.

About The Author

João Azevedo

Estou atualmente a licenciar-me em Ciência Política e Relações Internacionais, mas a minha paixão pelo futebol americano existe há imenso tempo. Este desporto aprisionou-me desde o primeiro segundo em que o vi e percebi que é sem dúvida o melhor desporto à face da terra! Gosto da vertente profissional e do college e sou um fã devoto dos New York Jets e dos Ohio State Buckeyes. Aquilo que mais quero, para além de ver os Jets ganharem um Super Bowl, é ajudar este desporto a crescer em Portugal e um dia, quem sabe, vir a ser treinador nesta modalidade. J-E- T-S! JETS! JETS! JETS!