Top 10 dos Nomes Mais Difíceis de Pronunciar de Sempre da NFL

João Pedro Gomes 30 de Maio de 2014 Jogadores, NFL Comments
Top 10 NFL Players

Top 10 dos Nomes Mais Difíceis de Pronunciar de Sempre da NFL

Todo o adepto mais ferrenho gosta de ter na ponta da língua o nome das caras principais do plantel da sua franquia. É inequívoco! Contudo existem sempre alguns nomes que são autênticos trava-línguas, nomes que por mais que tentemos não conseguimos pronunciar correctamente às primeiras tentativas. Ora bem, inspirado num artigo recente produzido pela NFL, fizemos um top 10 dos nomes mais difíceis de pronunciar da história da NFL, isto para os nativos da língua de Camões. Pese dizer-se antes de seguir para a leitura do top que a maioria destes jogadores tem nomes de origem em várias ilhas do continente Oceânia e no estado estadunidense do Havaí.

10. Cyrus Kouandjio, OL

Cyrus Kouandjio

Cyrus Kouandjio
Foto de Butch Dill/Associated Press

Começamos com um rookie fresquinho, escolhido na 2ª ronda do Draft de 2014 pelos Bills. Cyrus Kouandjio é camaronês e um offensive lineman que promete poder em breve tornar-se um suplicio para os adeptos da franquia de Buffalo e especialmente para o comentadores televisivos. Não falo em termos de qualidade mas em termos do nome, que é de facto difícil de pronunciar.

9. Ndamukong Suh, DT

Ndamukong Suh
Foto de Ezra Shaw/Getty Images

No 9º lugar deste top temos a primeira e, adianto já, maior estrela deste top. Ndamukong Suh é uma figura incontornável da NFL tendo conquistado três presenças Pro Bowl em quatro anos de estadia na NFL, duas nas últimas duas épocas. Recrutado pelos Lions em 2010, Suh foi a escolha número 2 de todo o Draft desse ano, sendo este defensive tackle uma das principais figuras da franquia. Joga agora nos Miami Dolphins.

8. Oshiomogho Atogwe, S

Oshiomogho Atogwe
Foto de Jed Jacobsohn/Getty Images

Atogwe foi free safety vários anos pelos Rams, franquia na qual chegou a ser eleito melhor jogador do ano dos Rams em 2008. Atogwe conseguiu também ser o jogador com mais intercepções da NFC em 2007. A saída dos Rams em 2010 culminou com uma decadência na carreira tendo tido passagens sem sucesso pelos Redskins e Eagles.

7. Ogemdi Nwagbuo, DT

Ogemdi Nwagbuo Foto de Kevork Djansezian/Getty Images

Ogemdi Nwagbuo
Foto de Kevork Djansezian/Getty Images

Nwagbuo é um defensive tackle que foi mais utilizado para back ups e completar planteis do que propriamente se assumiu como um jogador sequer titular pelos locais onde passou. O local onde foi mais feliz foi mesmo San Diego onde participou ainda em algumas jogadas em jogos da NFL.

6. Daniel Te’o-Nesheim, DE

Daniel Te’o-Nesheim Foto de Tampa Bay Buccaneers Media

Daniel Te’o-Nesheim
Foto de Tampa Bay Buccaneers Media

Defensive end usado regularmente na franquia dos Buccaneers, Te’o-Nesheim é um dos jogadores actualmente presentes na NFL com um dos nomes mais difíceis de pronunciar. O seu nome tem origens na Samoa Americana.

5. Ma’ake Kemoeatu, NT

Ma’ake Kemoeatu Foto de AP Photo/Bill Haber

Ma’ake Kemoeatu
Foto de AP Photo/Bill Haber

Estamos perante um nose taclke que não foi escolhido no draft de 2002 mas conseguiu conquistar um anel do Super Bowl tendo, no entanto, de seguida sido dispensado dos Ravens e provavelmente terminado a carreira na liga. Não tendo tido uma carreira enorme na NFL, foi um jogador que foi sendo esporadicamente usado tendo passagens pelos Ravens e Panthers e uma curta estadia nos Redskins. O seu irmão Chris foi igualmente jogador da NFL.

4. Devin Aromashodu, WR

Devin Aromashodu Foto de Chicabo Bears Media

Devin Aromashodu
Foto de Chicabo Bears Media

Saltando de equipa em equipa, este wide receiver tem sido mais practice squad que outra coisa. Teve passagens curtas pelos Dolphins, Colts, Redskins, Bears e Vikings. Este ano é free agente novamente não tendo até ao momento ingressado no quadro de qualquer equipa para já. Quanto ao nome, sem dúvida um aroma a difícil de pronunciar especialmente dentro das quatro linhas.

3. Michael Hoomanawanui, TE

Michael Hoomanawanui Foto de Mark L. Baer/USA TODAY Sports

Michael Hoomanawanui
Foto de Mark L. Baer/USA TODAY Sports

Este deverá ser mesmo o nome mais sonante em termos de dificuldade para todos os adeptos actualmente da NFL. Hoomanawanui é actualmente Tight End dos Patriots e o principal substituto do incontornável Grownkowski que tem vindo a sofrer lesões consecutivas libertando o lugar, ainda que Hoomanawanui seja mais um bloqueador que receptor nato, apesar de todos sabermos que Brady faz de qualquer jogador com um trabalho de pés minimamente razoável um receptor efectivo. O que também é um excelente bloqueador é o seu nome que é definitivamente um trava línguas.

 

Erro da NFL Shop que colocou Hoomanawui ao invés de Hoomanawanui no nome na camisola quando o jogador se transferiu dos Rams para os Patriots em 2012

Em 2012 a NFL Shop enganou-se no nome de Hoomanawanui colocando Hoomanawui na Jersey do atleta dos Patriots

2. Touraj Houshmandzadeh Jr., WR

Touraj Houshmandzadeh Foto de Andy Lyons/Getty Images

Touraj Houshmandzadeh
Foto de Andy Lyons/Getty Images

Ora bem, estamos perante um Pro Bowl Player de 2007 que é simultaneamente o jogador com o nome mais difícil de pronunciar do Pro Bowl de sempre. No entanto, não são os nomes que fazem as carreiras mas sim os jogadores e Touraj a fazer uma carreira razoável como Wide Receiver tendo actuado entre 2001 e 2008 nos Bengals, tendo depois estado uma época nos Seahawnks, outra nos Ravens e finalmente em 2011 nos Raiders. Nota ainda para o “Jr.” no nome, o que quer dizer Júnior, ou seja, que ainda haverá outro Touraj Houshmandzadeh, seu pai.

1. Ikponmwosa Igbinosun, DL

Ikponmwosa Igbinosun
Foto de AP Photo/James D Smith

O que pudemos recordar deste jogador na NFL propriamente dita é praticamente apenas o nome completamente impronunciável. Uma curtíssima passagem pelos Bills em 2012 foi o que Igbinosun conseguiu em termos de jogo na NFL. Ainda assim já passou pelos Steelers, e Cowboys ambos no pratice squad, sendo que agora regressou aos Bills para o quadro de reservas.  Convém sublinhar que Ikponmwosa Igbinosun é mesmo um nome real, não fui eu que cliquei nas teclas aleatoriamente! Igbinosun ficará para a história como o jogador com o nome mais difícil de pronunciar de sempre, sendo que este lugar não será decerto fácil de destronar.

Definitivamente havia muitos candidatos de peso, mas este é o nosso top 10. Já tentou pronunciar estes nomes? Conhece outros nomes estranhos e difíceis de pronunciar da NFL?

About The Author

João Pedro Gomes

O que faz uma guarda-redes de futsal ser fanático de futebol americano? Bem, remonta apenas a 2009 a primeira vez que vi Futebol Americano acontecer aos meus olhos. Tendo apenas 20 anos, sou da geração videojogos e consolas e, inevitavelmente,  foi através do NFL Madden numa playstation portable de um amigo que tomei o primeiro contacto com a modalidade. Esse amigo era fã dos Patriots e essa era a equipa com que experimentei as primeiras vezes o jogo, sendo agora fã dos mesmos. O vício estava instalado! Ele explicou-me as primeiras regras básicas e vi então o primeiro jogo em directo dos Patriots com ele. O puto, entretanto, cresceu e agora com duas décadas de existência, vivo a NFL ao rubro! Em paralelo, mantenho como objectivo traçado chegar ao mais alto nível do futsal português como Guarda-Redes, no entanto, não deixo de parte um dia poder vir a praticar Futebol Americano a nível competitivo. O Futuro está em viver um minuto de cada vez!