LPFA 2015: Semana 7

André Amorim 20 de Janeiro de 2016 Jogos LPFA, Portugal Comments
Braga Warriors vs Maia Mustangs

LPFA 2015: Semana 7

A semana 7 da Liga Portuguesa de Futebol Americano produziu dois jogos, um em Faro e outro em Braga, nos pontos mais distantes do nosso país e vamos agora perceber o que aconteceu em ambos os jogos desta competição.

Duelo em Braga

Os Braga Warriors recebiam os Maia Mustangs num jogo que se antecipava de forma muito positiva pois seria a oficialização das marcações oficiais no campo dos Warriors. Com uma entrada muito positivs a em campo os Warriors marcaram sendo num passe do quarterback João Pitrez para o widereceiver Manuel Carvalho, sendo que os dois pontos seriam convertidos com uma corrida do quarterback. Já no segundo quarto os Warriors marcariam com uma corrida do runningback Alexandre Matos. Novamente seriam bem convertidos os dois pontos.

Os Mustangs tentavam responder mas a defesa dos Warriors mostrava-se bem preparada e não permitia grandes avanços. Chegávamos ao intervalo com o resultado fixado nos 16-0 a favor da equipa da casa.

Já no arranque da segunda parte os Warriors continuavam fortes defensivamente e voltariam a marcar ofensivamente com um novo passe de João Pitrez desta feita para o widereceiver Tiago Ranhada. Desta vez optaram pelo ponto extra que não seria bem convertido.

Os Mustangs liderados ofensivamente pelo quarterback Tiago Santos conseguiam avançar mas nunca ao ponto de conseguirem causar real perigo para a endzone da equipa da casa. Já no último quarto do encontro o resultado final ficaria estabelecido com um touchdown de corrida de Bruno António e com dois pontos novamente bem convertidos, desta feita numa corrida de João Pitrez.

O resultado final do encontro ficaria estabelecido nos 30-0 para a equipa dos Warriors que seguem desta forma em posição favorável para os playoffs da LPFA. Já os Mustangs ainda procuram a primeira vitória na competição, algo que lhes foge desde a 5ª edição da LPFA.

Batalha de Faro

Em Faro os Lisboa Devils deslocavam-se ao reduto dos Algarve Sharks e prometiam um duelo interessante num jogo que iria contar em campo com uma mão cheia de imports, atletas que ambas as equipas trouxeram para Portugal para competirem na presente edição da Liga Portuguesa de Futebol Americano.

O jogo começou com ambas as defesas a mostrarem assertividade e a conseguirem parar ambos os ataques iniciais. Os Devils foram os primeiros a conseguir quebrar essa tendência com uma corrida do quarterback Joey Bradley quando os Devils já estavam muito perto da endzone. Os Sharks responderiam com um touchdown de passe do quarterback Ryan DeLoureiro para o widereceiver João Lobato. No kickoff seguinte, o widereceiver Pedro Almeida que jogava como kick returner, marcava touchdown e o jogo estava emocionante. Na posse de bola seguinte, novo touchdown dos Sharks com corrida de Ryan DeLoureiro, neste momento o quarterback dos Sharks mostrava-se uma arma ofensiva muito difícil de conter.

Já no segundo quarto os Devils voltavam a adiantar-se no marcador com um passe de Joey Bradley para o widereceiver Bruno Cardoso que marcaria um dos melhores touchdowns do encontro ao fugir a três tackles da defesa algarvia. Ainda antes do intervalo os Devils voltariam a marcar onde numa jogada algo fortuita o linha ofensivo, Miguel Valente, recuperaria um fumble dentro da endzone e dava a liderança aos Lisboa Devils pela margem de 28-16 ao intervalo.

No arranque da segunda parte os Devils entravam mais concentrados e com mais frescura, talvez fruto da maior rotatividade do plantel. Marcariam mais três touchdowns, dois passes de Joey Bradley para os widereceivers Pedro Flores e Bruno Cardoso – que marcava o segundo no jogo – e ainda uma corrida de Willian La'Prado. Já os Sharks marcariam mais dois touchdowns, ambos a passe de Ryan DeLoureiro para o widereceiver Brandon SooHoo.

De ressalvar que não se registaram interceptions neste encontro mas tivemos alguns turnovers através de fumbles para ambas as defesas. O resultado final foi de 48-29 a favor dos Lisboa Devils que mantêm desta forma a invencibilidade na prova. Já os Sharks procuram o regresso às vitórias depois de terem começado a competição com o pé direito mas após isso somarem três derrotas seguidas.

Na Próxima Semana

No próximo sábado teremos um duelo inédito na LPFA com os Maia Mustangs e Black Knights a defrontaram-se pela primeira vez, num duelo entre duas equipas que ainda procuram a primeira vitória na competição. Já no domingo será a vez dos Paredes Lumberjacks e Porto Mutts entrarem em campo na Cidade Desportiva de Paredes e os Crusaders CFA e Lisboa Navigators se defrontarem no Campo do Vitória, na Picheleira.

Legenda da Foto de Capa

Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio a oficializar as marcações oficiais de Futebol Americano no Campo da Caseta, em Braga

About The Author

André Amorim

Desde pequeno que adoro desporto e tive a oportunidade de fazer alguns, individuais e colectivos. O Futebol Americano surgiu na minha vida era eu um adolescente e desde então que estou ligado ao mesmo e tive a oportunidade de acompanhar o seu crescimento pelo Mundo e em particular no nosso Portugal. Competi durante seis anos nos Lisboa Navigators, tive a oportunidade de realizar jogos internacionais em Espanha e de me sagrar por quatro vezes campeão nacional de Futebol Americano. Mas foi em 2013 que aceitei um desafio maior e me juntei a um novo projecto, os Lisboa Devils, para assumir as funções de Head Coach. Durante todo este percurso, sempre tive ligado à divulgação e comunicação do desporto e fundei o FA Portugal, uma "entidade" que tenta reunir todos os jogadores, seguidores e amantes do futebol americano em Portugal e, em particular, da Liga Portuguesa de Futebol Americano. Aquilo que mais gosto do Futebol Americano é a capacidade que tem de nos fazer mudar processos nas nossas vidas e nos fazer crescer, quer seja como atletas, quer seja como pessoas perante a vida. Na NFL sou um "Niner" e dos meus maiores sonhos é um dia ter a oportunidade de ir a San Francisco e ver um jogo dos meus 49ers, algo que já consegui fazer mas numa das suas incursões a Londres.