LPFA 2015 – Semana 13

André Amorim 10 de Março de 2016 Portugal Comments
Lumberjacks e Mustangs

LPFA 2015 – Semana 13

Na penúltima jornada da Liga Portuguesa de Futebol Americano tivemos três jogos a serem disputados, dois no Porto e um em Lisboa. O jogo disputado em Paredes era o único que realmente poderia contribuir para o cenário dos playoffs, sendo que os outros dois encontros em nada iriam influenciar o resultado final das equipas na competição.

Braga Warriors 00 – 34 Lisboa Devils

Num jogo sem grande consequência desportiva para as duas equipas, os Braga Warriors viajaram até Lisboa para defrontar os Lisboa Devils. Ambas as equipas apresentavam onzes, quer defensivos, quer ofensivos, sem alguns elementos que são preponderantes.

Os Braga Warriors começaram o jogo a atacar mas sem conseguirem progredir. Já os Devils, liderados pelo quarterback Bernardo Solipa conseguiram marcar o primeiro touchdown do encontro com um passe, desse mesmo quarterback, para o wide receiver Pedro Flores. Ainda no primeiro quarto, foi Willian La'Prado, runningback da equipa da casa que voltava a marcar pontos.

Quarterback dos Warriors

Quarterback dos Warriors tenta levar equipa até endzone da equipa da casa
Foto de Alexandre de Sousa Photography

Já no segundo quarto, dois novos touchdowns, o primeiro numa corrida de Bernardo Solipa e o segundo num “reverse” em que Pedro Almeida, conseguiu levar a bola até à endzone da equipa visitante. Ao intervalo o resultado estava fixado nos 28-0 para a equipa da casa.

Na segunda parte, o jogo foi praticamente corrido e não houve grandes oportunidades para as duas equipas. Os Devils acabariam por marcar o único touchdown dessa parte com um passe longo de Bernardo Solipa para Pedro Flores que anotavam a segunda conexão do dia. O jogo terminaria com o resultado de 34-0 para a equipa da casa. Ambas as equipas estão já apuradas para os playoffs e poderão, inclusive, voltarem a se encontrar no jogo das meias-finais, precisam os Warriors para isso de vencer os Lumberjacks no jogo dos quartos de final.

Maia Mustangs 00 – 21 Paredes Lumberjacks

Neste embate entre Mustangs e Lumberjacks, a equipa da casa dependia apenas dela para alcançar um lugar nos playoffs. E era isso que lhes era proposto, pois em caso de vitória teriam o seu “caminho traçado” com uma viagem até Braga.

O primeiro tempo foi pautado por equilíbrio e sem que tenhamos visto qualquer ponto a ser marcado. Ambas as defesas estiveram a bom ritmo e ambas conseguiram impedir que pontos fossem adicionados ao marcador. Já na segunda parte a história foi diferente.

Os Lumberjacks começaram por marcar um fieldgoal, com o kicker Diogo Veiga a ser o responsável. Após isso, Vitor Carvalho marcou dois touchdowns em corrida, isto após o runningback titular – Miguel Dias – ter sido expulso do encontro. Já perto do final o quarterback Bruno Tunes lançou um passe para touchdown para o seu wide-receiver Sérgio Correia. O resultado final foi de 21-0 e os Lumberjacks asseguraram desta forma a presença nos playoffs e a tal viagem até Braga. Os Mustangs apesar de sempre combativos e após uma excelente primeira parte, caíram perante a equipa da casa que dominou na segunda parte.

Black Knights 02 – 13 Porto Renegades

Neste jogo entre ambas as equipas do Grupo Norte, ambas já matematicamente eliminadas do playoffs, era esperado um jogo onde ambas as equipas fossem dar oportunidade a todos os elementos da equipa e onde ambas as equipas iriam tentar terminar a temporada com uma vitória.

O jogo acabou por não ter grandes menções e a equipa da casa acabou por alcançar uma vitória pela margem de 13-2 sendo que os Black Knights demonstram uma evolução gradual ao longo da temporada mas foram ainda incapazes de alcançar uma vitória. Espera-lhes ainda um duelo final contra os actuais campeões da LPFA, sendo que será um duelo, por certo, complicado.

Última Semana da Fase Regular

Faltam três jogos e todos eles determinantes para os playoffs da Liga Portuguesa de Futebol Americano.

No próximo sábado pelas 19:00 os Porto Mutts jogam contra os Algarve Sharks, em Faro, com a vitória a ser determinante para a equipa da casa. Já os visitantes, não têm nada a perder neste jogo mas fica a nota que os Mutts nunca perderam dois jogos consecutivos na sua história.

Já domingo, os Crusaders viajam até casa dos Mustangs, na Maia, sendo a vitória necessária. Já os Navigators, também viajam até ao norte do país, em Braga, para defrontar os Black Knights. O jogo e a vitória para os visitantes é também ela necessária.

As três equipas do grupo sul (Sharks, Crusaders e Navigators) disputam duas vagas para os playoffs, sendo que uma destas equipas irá ficar – obrigatoriamente – fora da competição neste próximo fim-de-semana.

Fotos:

Legenda Foto Capa

Lumberjacks e Mustangs antes do kickoff inicial
Foto de PhotoSports

About The Author

André Amorim

Desde pequeno que adoro desporto e tive a oportunidade de fazer alguns, individuais e colectivos. O Futebol Americano surgiu na minha vida era eu um adolescente e desde então que estou ligado ao mesmo e tive a oportunidade de acompanhar o seu crescimento pelo Mundo e em particular no nosso Portugal. Competi durante seis anos nos Lisboa Navigators, tive a oportunidade de realizar jogos internacionais em Espanha e de me sagrar por quatro vezes campeão nacional de Futebol Americano. Mas foi em 2013 que aceitei um desafio maior e me juntei a um novo projecto, os Lisboa Devils, para assumir as funções de Head Coach. Durante todo este percurso, sempre tive ligado à divulgação e comunicação do desporto e fundei o FA Portugal, uma "entidade" que tenta reunir todos os jogadores, seguidores e amantes do futebol americano em Portugal e, em particular, da Liga Portuguesa de Futebol Americano. Aquilo que mais gosto do Futebol Americano é a capacidade que tem de nos fazer mudar processos nas nossas vidas e nos fazer crescer, quer seja como atletas, quer seja como pessoas perante a vida. Na NFL sou um "Niner" e dos meus maiores sonhos é um dia ter a oportunidade de ir a San Francisco e ver um jogo dos meus 49ers, algo que já consegui fazer mas numa das suas incursões a Londres.