AFC South: Previsão Temporada 2015
É provavelmente a divisão com menos história… e o vencedor são os Indianapolis Colts! Parece pouco provável outro desfecho, seria uma tremenda surpresa pois apenas os Texans parecem ter nível para ombrear com a formação de Luck, mas a diferença entre ambas as equipas ainda é grande.
Indianapolis Colts
Desde que Andrew Luck e Chuck Pagano chegaram a Indianapolis para dar seguimento à dinastia de Peyton Manning, o sucesso tem sido a palavra de ordem. De ano para ano a equipa sobe mais um degrau. Conseguiu os playoffs no primeiro ano, perdendo logo à primeira. Seguiu-se novo apuramento para a offseason, onde somaram a primeira vitória, caindo na ronda seguinte e no ano passado chegaram à final da AFC, perdendo para os campeões Patriots. Se a sequência se mantiver, este ano teremos os Colts nos Playoffs.
E para o conseguirem contam com novos trunfos no ataque. Os veteranos RB Frank Gore e WR Andre Johnson são um excelente reforço de uma equipa muito forte, a que se junta um rookie WR sob quem existem grandes expectativas, Phillip Dorsett. Luck parece pronto para se tornar num dos míticos nomes do jogo e este poderá ser o ano da sua consagração. A grande dúvida será mesmo a consistência das suas linhas defensiva e ofensiva. São os pontos fracos da equipa, com muitas dificuldades para, por um lado proteger Luck, e por outro impedir o running game dos adversários. Dificilmente estarão muito melhor nessas áreas pelo que tudo irá mesmo depender da capacidade de Luck e dos seus receivers para conduzirem mais uma vez os Colts à vitória e a darem mais um passo rumo ao SB.
Houston Texans
São a antítese dos Colts. Têm uma defesa impressionante. Onde a sua DL é fantástica, contando que este ano terão finalmente a pick #1 da draft 2014 disponível, o monstro Jadeveon Clowney, ao lado do melhor defesa (ou será defesa e atacante tendo em conta os TD como TE somados em 2014), JJ Watt. Se a isso juntarmos o DT Vince Wilfork, proveniente dos campeões Patriots, esta DL pode ser medonha… para os adversários!
O problema é mesmo o ataque. O RB Arian Foster, um dos melhores da NFL, vai estar um mês de fora (tem sido massacrado por lesões nas últimas temporadas) e a confiança no QB é quase zero… A nova aposta é Brian Hoyer, ex-Browns, que parece ser difícil convencer, e a alternativa, Ryan Mallett não parece suscitar igualmente grandes expectativas. O leque de receivers também não entusiasma, estando todas as atenções em DeAndre Hopkins, no ex-Jaguars Cecil Shorts e no rookie Jaelen Strong. Tudo parece curto demais para que os Texans possam fazer sombra aos Colts.
Tennessee Titans
Será Marcus Mariota o homem da nova era dos Titans? Muito se falou do rookie QB ao longo da offseason, se seria a primera pick do draft. Foi a segunda, atrás de Jameis Winston. As expectativas são muito altas. Mas numa equipa tão má como foram os Titans em 2014, é difícil esperar muito da equipa. Para além de Mariota adquiriram um promissor WR, Dorial Green-Beckham, um autêntico armário cujo comportamento fora de campo levou a que não fosse uma das primeiras escolhas no draft deste ano. E também no running game será um rookie a poder ajudar a equipa a melhorar. David Cobb é outra das esperanças, mas parece ser dependência a mais de rookies para sonhar com voos mais altos.
A defesa tem sido péssima e não se vê muito por onde melhorar, pelo que só por milagre o registo muito negativo se alterará.
Jacksonville Jaguars
Ano após ano são uma das piores equipas da NFL. Em 2014 não foi diferente. A última época com mais vitórias que derrotas foi em 2007, quando atingiram os playoffs. Desde aí o melhor foi um registo de .500 em 2010. Por certo não será este ano que a realidade irá mudar. Ainda para mais quando a sua primeira escolha do draft, o defesa top do draft, o DE Dante Fowler, se lesionou no primeiro dia de treinos perdendo a época toda! É o cúmulo do azar para uma equipa tão necessitada.
O QB Blake Bortles deixou alguns indicadores positivos na sua estreia na NFL em 2014 e há esperança que continue o seu desenvolvimento. A seu lado terá o RB rookie T.J. Yeldon, um jogador que também poderá ajudar a melhor o running game dos Jaguars. A adição do TE Julius Thomas poderá ser mais uma ajuda, mas a sua ausência durante um mês e a dúvida sobre se o valor de Thomas em Denver era mérito seu ou essencialmente de Manning será em breve respondido, podendo a resposta não agradar aos Jags…
A equipa é jovem e espera-se que possa continuar uma lenta melhoria de ano para ano… se tal não acontecer, o técnico Gus Bradley será certamente colocado em causa após três anos ao leme da equipa da Florida.
Previsões
Favorito: Indianapolis Colts
Candidato a surpresa: Tennessee Titans
Rookie a não perder de vista: Jaelen Strong (WR – Texans)
Melhor jogador: JJ Watt (DE – Texans)
Man on the wire: Gus Bradley (Head Coach – Jaguars)