AFC South: Previsões e Power Rankings
Na AFC South está uma das melhores (senão a melhor) equipa da NFL, os Houston Texans. Já na época passada acabaram com um score de 12W–4L e um acesso fácil aos playoffs naquela que a melhor época de sempre do franchise. O curioso é que mesmo sendo a melhor época de sempre da equipa tanto os fãs, como a própria equipa, ficaram com um enorme amargo de boca. E porquê?
Porque ficou a clara sensação que podiam fazer mais. Uma equipa que tem JJ. Watt, o melhor Deffensive End da liga. Que tem no ataque: Arian Foster (Running Back); André Johnson (WR) e Owen Daniels (TE), todos jogadores TOP 100. Não é uma equipa apenas para ganhar a divisão como facilmente o fizeram. É uma equipa com aspirações ao Troféu Lombardi. O problema é que os Houston Texans ganham com facilidade as equipas mais fracas, mas sentem grandes dificuldades face as equipas de topo. E para se ganhar o título de campeão na NFL é necessário ter essa consistência. Assim e depois da desilusão para os Texans 2013 será uma época de “make it or break it”. A troca Strong Safety campeão Ed Reed em detrimento do mais novo e promissor Glover Quin, prova-o. Querem experiência e traquejo acima de tudo. Os únicos problemas que têm, residem no facto de estarem a envelhecer a equipa para ganhar esse traquejo e também nas muitas dúvidas sobre as capacidades do Quarterback Matt Schaub que aqui não é nem de perto a estrela da equipa.
Ao contrário do que aconteceu em 2012, em 2013 será impossível os Indianapolis Colts voltarem a ganhar a mesma quantidade de jogos nos últimos minutos. Tanta sorte não se repete duas vezes. Mas num segundo ano de um grande trabalho de reconstrução, continuam a ter Luck. (i.e. – Andrew Luck), o Quarterback rookie e quanto a mim muito maior revelação do que o RGIII. Continuam também a ter Reggie Wayne e TY Hilton para manter um garantidamente espectacular passing game. Mas não podemos esquecer que é uma equipa de “work in progress”. Estão a reconstruir a Offensive Line e a Defesa como prova a primeira escolha do Draft Bjoern Werner a Deffensive End. Mais ainda, o calendário de 2013 para os Colts é bem mais difícil que o do ano passado.
Finalmente os dois under dogs: Os Tennessee Titans e os Jacksonville Jaguars. No caso dos Titans, quando o running back e melhor jogador da equipa Cris Johnson é extremamente inconsistente. E quando a grande aposta da equipa que é o Quarter Back Jake Locker não chega nem perto da performance do veterano Matt Hasselbeck. Por muito que se tente melhorar, é muito difícil. Tentaram reforçar-se na defesa (Bernard Pollard) e na Offensive Line no draft e free agency. Mas não será suficiente. Vão ter um ano muito difícil sobre um modelo de running game gasto e sem futuro. Pior mesmo só os Jacksonville Jaguars que a grande aposta que fizeram foi no General Manager e no Head Coach! A inclusão de David Caldwell e de Gus Brandley visa acima de tudo estabilizar a equipa a nível directivo depois da brutalidade de erros que se cometeram desde 2007. Sem direcção e rumo não há nada. E este ano para aqueles lados começa uma nova era, que de um modo racional e organizado pretende optimizar os poucos bons jogadores que têm (Maurice Jones Drew à cabeça) e lançar sementes para o futuro. Pode ser que esse futuro seja em Londres. Pois fala-se com alguma insistência que pode vir a ser a casa dos Jaguars a curto prazo!
Mas olhemos para o calendário e para as nossas previsões:
Defendemos que em primeiro lugar vão ficar os Houston Texans apenas com 3 derrotas frente aos Baltimore Ravens, San Francisco 49ers e Indianapolis Colts. Difíceis serão os jogos em casa frente aos Seattle Seahawks e aos Denver Broncos mas a equipa do Texas tem equipa para os ganhar. Mais importante: Se querem escrever história será mesmo uma obrigação ganhar estes jogos frente a equipas fortes que como eles disputam o troféu Lombardi. Os Colts apesar de estarem em reconstrução, vão ter mais uma época positiva com apenas 6 derrotas. Será histórico se conseguirem ir nestas condições (e eu creio que sim), dois anos seguidos aos playoffs. Para os Titans e Jaguars mais uma época de desilusão e de derrotas.
E como estão estas equipas classificadas nos últimos Power Rankings da NFL? Em que numero estão classificadas estas equipas dentro das 32 equipas que vão disputar o título este ano? Vejamos:
- Houston Texans – Nº7
- Indianapolis Colts – Nº10
- Tennessee Titans – Nº27
- Jacksonville Jaguars – Nº31
Ou seja e em resumo a nossa análise da AFC South não diverge dos Power Rankings da NFL. Mas independentemente das nossa previsões. Resta a pergunta mais importante: E para vocês qual é a vossa projecção para a AFC South?