Almost Heaven! 5 Jogadas Que Acabaram Em Pesadelo! 2

Pedro Nuno Silva 11 de Junho de 2015 História, Jogadas, NFL Comments
River City Relay

Almost Heaven! 5 Jogadas Que Acabaram Em Pesadelo! 2

2. Uma PAT(ada) No Destino!

Em Maio passado no decurso da reunião anual da NFL que junta todas as equipas e onde se discute vários aspectos relacionados com a organização da liga e as regras do jogo, foi decidido alterar, a partir da próxima época, a regra do Extra Point, ou PAT, como também é conhecida nos USA. Desta forma, o ponto onde a bola é colocada para o pontapé passou das 2 jardas para as 15 jardas. No caso da equipa decidir-se pela tentativa de converter 2 pontos em vez do PAT, mantém-se a bola nas 2 jardas como actualmente. Para além disso e ao contrário do que acontecia até agora, caso a equipa adversária recupere a bola num PAT ou numa tentativa para 2 pontos pode fazer o retorno e fazer um touchdown, que no caso valerá 2 pontos.

Segundo os analistas, esta mudança na regra do “extra point” vai alterar, de forma significativa, as estatísticas referentes à percentagem de conversão do PAT, fazendo-as baixar dos actuais 99,6% para um valor situado algures entre os 40% e os 55%, segundo alguns especialistas. Ora isto é trazer mais incerteza ao jogo e, com isso, mais emoção ao seu resultado.

A nossa história de hoje é sobre os 0,4% de insucesso na conversão de um PAT, mais precisamente sobre o mais famoso PAT falhado da história da NFL.

Então foi assim: no dia 21 de Dezembro de 2003, disputava-se a semana 15 da regular season. Era uma semana decisiva para os New Orleans Saints que, com um registo de 7-7, precisavam urgentemente de vencer os Jacksonville Jaguars (4-10), na Florida, para poderem manterem intactas as suas aspirações de chegarem aos playoffs, numa altura em que disputavam uma das vagas disponíveis com os Dallas Cowboys.

A partida disputou-se no Alltel Stadium, em Jacksonville, nome pelo qual era conhecido na altura o Everbank Field.

O jogo, contudo, não correu nada bem aos homens de New Orleans que chegaram aos momentos finais do 4ºperíodo a perderem por 20-13.

Com apenas 7 segundos no relógio, na sua linha das 25 jardas, num 2º down e 10… tudo parecia perdido para os Saints!

Foi então que Aaron Brooks, o quarterback de New Orleans, deu início a uma das mais espectaculares, emocionantes e… dramáticas jogadas da história da NFL: a “River City Relay”!

Brooks passa a bola para a direita do campo, na direcção do WR Donté Stallworth. Este foge a 3 tentativas de tackles dos homens dos Jaguars e, com o relógio já nos zero, passa a bola, nas 35 jardas, ao também WR Michael Lewis.

Lewis corre com a bola até às 25 jardas de Jacksonville, antes de a entregar, em mais um lateral pass, a Deuce McAllister, o running back da equipa. McAllister recebe a bola nas 24 jardas e consegue chegar às 20 jardas dos Jaguars. Nesse momento faz o último lateral para o também WR Jerome Pathon que corre em direcção à end zone e mergulha fazendo um touchdown milagroso!

Jerome Pathon, WR dos New Orleans Saints, converte o TD no jogo frente aos Jaguars em 21/12/2003.

Jerome Pathon, WR dos New Orleans Saints, converte o TD no jogo frente aos Jaguars em 21/12/2003.

Parecia que o impossível era afinal possível e que os Saints iriam conseguir levar o jogo para prolongamento e manter assim viva a esperança de se manterem na luta pelos playoffs de 2003.
Foi então que entrou em campo o kicker John Carney, para converter o PAT que daria o empate no jogo a 20-20…

Mas não deu! De forma absolutamente inglória e inesperada, Carney falhou o PAT, contribuindo para os 0,4% de falhanços que mancham o registo quase imaculado de percentagem de conversão dos extra points.

O registo vídeo deste lance é digno de um filme de Hollywood:

Com esse pontapé, o registo dos Saints passou para 7-8 e o sonho dos playoffs passou pelo lado exterior direito dos postes dos Jaguars, em Jacksonville, ou seja, ao lado…

Jim Haslett, o treinador dos Saints, havia dito, no inicio da época, que apostava a sua vida por John Carney e a sua capacidade de conversão. Após o jogo e quando confrontado pelos jornalistas sobre essas suas declarações, Haslett respondeu: “Bom! Devo estar morto neste momento!”

Quanto a John Carney e apesar do infortúnio de Jacksonville, teve uma longa carreira na NFL, iniciada em 1988 nos Tampa Bay Buccaneers e terminada, em 2010, nos New Orleans Saints, depois de ter passado por mais 6 equipas. Foi campeão do Super Bowl XLIV, pelos Saints e esteve presente em dois Pro Bowl. Apontou 2.044 pontos na sua carreira, o que o coloca em 3º lugar na lista da NFL.

Mas, infelizmente para ele e os Saints de 2003, o ponto que falhou em Jacksonville, naquela tarde de Dezembro, fez toda a diferença no jogo e na época da equipa…

Almost Heaven! 5 Jogadas Que Acabaram Em Pesadelo!

1. The Fumble!

2. Uma PAT(ada) No Destino!

About The Author

Pedro Nuno Silva

Português. Duriense de nascimento. Tripeiro de coração. Minhoto por adopção. Numa palavra: nortenho. Ou seja, tinha tudo para ser um ignorante sobre futebol americano. Mas a 2 de Fevereiro de 2009 tudo mudou graças a cerca de 2 minutos de um jogo que era até aí um mistério insondável! Os culpados? Todos os jogadores dos Steelers e dos Cardinals. Mas, em particular, Ben Roethlisberger e Santonio Holmes e aquele touchdown a 30 segundos do final do jogo num equilíbrio improvável e que desafiou as leis da física e se pode colocar ao lado de um qualquer volteio do mais virtuoso bailarino do Bolshoi. A paixão pelo jogo cresceu de tal forma que hoje olho à minha volta e acho estranha tanta algazarra por causa das vitórias do F.C.Porto, da nossa seleccção ou das birras do CR7. Definitivamente tornei-me num alien em pleno coração do Alto Minho!