Almost Heaven! 5 Jogadas Que Acabaram Em Pesadelo! 3

Pedro Nuno Silva 29 de Junho de 2015 História, Jogadas, NFL Comments
wideright

Almost Heaven! 5 Jogadas Que Acabaram Em Pesadelo! 3

3. Os Buffalo Bills e o Início da Grande Saga!

Desde 1965 que a cidade de Buffalo não festeja uma conquista numa das quatro maiores ligas do desporto americano: basquetebol (NBA), baseball (MLB), hóquei no gelo (NHL) ou “football” (NFL). Bem, na verdade só poderia festejar uma Stanley Cup, o troféu máximo do hóquei no gelo, através dos Buffalo Sabres ou um título no de futebol americano através da sua franquia mais conhecida, os Buffalo Bills, uma vez que a cidade do extremo norte do estado de New York não tem nenhum representante na NBA e na MLB.

O seu último feito desportivo foi no atrás citado ano de 1965, quando os Buffalo Bills derrotaram os San Diego Chargers por 23-0 no último AFC Championship antes do começo era do Super Bowl, ainda a título oficioso, em 1967.

Mas esse longo período de “seca” de títulos poderia muito bem ter acabado em 27 de Janeiro de 1991, no Tampa Stadium, na Florida e logo no palco maior do “football”: o Super Bowl XXV.
Naquela que seria a primeira de quatro presenças consecutivas da equipa de Buffalo no Super Bowl, entre 1990-1991 e 1993-1994 (em resultado de igual número de títulos da AFC conquistados nesses mesmos anos), a equipa do mítico QB Jim Kelly defrontou os favoritos New York Giants, do também bem conhecido “head coach” Bill Parcels e daquele que, para a esmagadora maioria dos fãs do futebol americano, foi o maior defesa da história da NFL: o linebacker Lawrence Taylor.

O jogo foi equilibradissimo e chegou a 8 segundos do fim com o resultado nuns apertadissimos 19-20.

Com a bola a 47 jardas dos postes, aos Bills bastava um simples “field goal” para conseguirem a glória do título de campeões e logo na sua primeira grande final. Só que o seu “kicker” era um tal de Scott Norwood e as estatísticas de Norwood em pontapés aos postes acima das 40 jardas, em relva natural, eram tudo menos notáveis: 1 pontapé convertido em 5 tentativas.

Scott Norwood

Scott Norwood, kicker dos Buffalo Bills no Super Bowl XXV.

Essa incapacidade de acertar nos postes àquela distância ir-se-ia confirmar de forma dolorosa naquele fim de jogo. Neste vídeo vemos a drive final dos Bills e o dramático epílogo do Super Bowl XXV.

Nas palavras que se tornaram míticas do não menos famoso comentador da NBC All Michaels, o pontapé saiu “wide right” e foram os Giants a fazer a festa.

Scott Norwood ficou, para sempre, ligado à mais dolorosa derrota da equipa dos Buffalo Bills e jogaria apenas mais uma época na equipa de Jim Kelly.

Nos três anos seguintes, os Bills cometeram uma dupla proeza até hoje nunca mais igualada por nenhuma equipa da NFL: jogaram 4 Super Bowls consecutivos… Não ganharam nenhum!

About The Author

Pedro Nuno Silva

Português. Duriense de nascimento. Tripeiro de coração. Minhoto por adopção. Numa palavra: nortenho. Ou seja, tinha tudo para ser um ignorante sobre futebol americano. Mas a 2 de Fevereiro de 2009 tudo mudou graças a cerca de 2 minutos de um jogo que era até aí um mistério insondável! Os culpados? Todos os jogadores dos Steelers e dos Cardinals. Mas, em particular, Ben Roethlisberger e Santonio Holmes e aquele touchdown a 30 segundos do final do jogo num equilíbrio improvável e que desafiou as leis da física e se pode colocar ao lado de um qualquer volteio do mais virtuoso bailarino do Bolshoi. A paixão pelo jogo cresceu de tal forma que hoje olho à minha volta e acho estranha tanta algazarra por causa das vitórias do F.C.Porto, da nossa seleccção ou das birras do CR7. Definitivamente tornei-me num alien em pleno coração do Alto Minho!