Kickoff: NFL 2016 Championship Round

João Malha 20 de Janeiro de 2017 NFL Comments

Kickoff: NFL 2016 Championship Round

Números e Curiosidades do Championship Round

  • A final da NFC tem como curiosidade o facto de ter frente-a-frente, pela primeira vez desde a fusão em 1970, duas equipas que têm uma série de jogos superior a cinco a marcarem 30 ou mais pontos. A série dos Packers é já de seis jogos o que é o recorde de sempre da NFL, enquanto os Falcons levam cinco. E se olharmos para a fase regular, é fácil perceber estes números. Aaron Rodgers liderou os QB em passes para TD, com 40, sendo logo seguido por Matt Ryan com 38.
  • Outro dos dados a destacar na final da NFC é o facto dos Packers virem de oito vitórias consecutivas, o que lhe permitiu inverter um mau início de época, com 4v-6d. Se chegarem ao Super Bowl, os Packers serão a primeira equipa com um registo de 4v-6d ou pior a alcançar o jogo decisivo do ano.
  • Já na final da AFC, há uma certeza, quem vencer tornar-se-à na equipa com mais presenças de sempre no Super Bowl, dado que neste momento, para além dos dois finalistas da conferência, Broncos e Cowboys têm todos oito finais disputadas. E neste jogo a chave poderá estar na capacidade dos Patriots de pararem o duo Le'Veon Bell-Antonio Brown. É que ambos dominam por completo o ataque dos Steelers e se já o faziam na Fase Regular, nos playoffs têm responsabilidade por 74,2% das jardas conquistadas a partir da linha de scrimmage. E precisamente Bell tornou-se no fim-de-semana passado no primeiro RB a conseguir nos dois primeiros jogos de playoff da carreira mais de 150 jardas em cada um dos jogos. Se conseguir repetir este feito frente aos Patriots será o primeiro jogador da NFL a fazer 150 jardas de corrida em três jogos seguidos de playoff. Do outro lado, destaque para a 11ª final de Tom Brady na AFC. O QB dos Patriots apenas é superado por três equipas na história da NFL em finais de conferência: Steelers (16), 49ers (15) e Cowboys (14).

Palpites

  • Pittsburgh Steelers@New England Patriots – Palpite: Steelers (30% favoritismo)
  • Green Bay Packers@Atlanta Falcons – Palpite: Packers (50% favoritismo)

About The Author

João Malha

Profissional da área de comunicação e marketing, e sempre ligado ao desporto, sempre me fascinou o conceito de showbiz dos norte-americanos no que toca à promoção de qualquer espectáculo desportivo. Quando em 2003, a SportTv transmitiu pela primeira vez o Super Bowl, com estrondosa vitória dos Buccaneers de John Gruden sobre os Raiders, a curiosidade cresceu e ano após anos comecei a seguir as transmissões do maior evento desportivo mundial. Mas como em tudo na vida (pelo menos na minha forma de estar), é preciso um motivo mais forte para nos agarrarmos às coisas. Uma paixão que nos alimenta. E foi isso que aconteceu em 2010, aquando da final de Miami, ganha pelos Saints frente aos Colts do lendário Peyton Manning. Nesse dia senti finalmente que aquela era a minha equipa! E o aparecimento da ESPN America ajudou a não mais largar este desporto espectacular, que sigo semanalmente. Na Week 1 da temporada 2012/2013, cumpri o sonho de ir ver um jogo dos Saints ao vivo, ao Mercedes-Benz Superdome. Não vi os Saints vencerem, mas quem sabe se não terei a oportunidade de dizer que assisti ao primeiro jogo na NFL de um dos maiores QB’s da sua história, Robert Griffin III. Ver os Saints ao vivo foi uma experiência única que me faz olhar para o desporto com outros olhos. Quero saber mais e mais sobre o jogo, a sua história, lendas, regras, tácticas, etc. Let’s play ball!!!!