Kickoff: NFL 2016 Divisional Round

João Malha 13 de Janeiro de 2017 NFL Comments

Kickoff: NFL 2016 Divisional Round

Números e Curiosidades do Divisional Round

  • Tom Brady terá pela frente pela quinta vez na sua carreira a melhor defesa da fase regular pela frente no postseason. O seu registo dá confiança aos seus adeptos pois apenas perdeu uma vez, curiosamente há um ano contra os campeões Broncos. Inversamente, se olharmos para o passer rating de Brady (112.2), 2º na fase regular, e Osweiler (72.2), 29º no mesmo período, a estatística mostra-nos que apenas por duas vezes desde 1991 que dois QB se enfrentaram nos playoffs com mais de 40 pontos de diferença no passer rating. E das duas vezes anteriores levou a melhor o QB com pior passer rating. Uma delas foi Manning sobre Brady em 2007.
  • Os Falcons atingiram a impressionante marca de 540 pontos na fase regular, a oitava maior pontuação ofensiva de uma equipa na história da NFL. Porém, nenhuma equipa nesse top-8 de pontos na fase regular ganhou o Super Bowl no ano em questão. Como tal, se conseguirem esse feito os Falcons serão o campeão com melhor ataque de sempre da NFL.
  • O jogo entre Steelers e Chiefs encerra um confronto muito particular e aliciante. O receiver Antonio Brown, dos Steelers, que lidera a NFL em receções e é segundo em jardas de receção e TD de receção desde 2015, terá pela frente o CB Marcus Peters, que no mesmo período lidera a liga em interceções e passes defendidos. Em termos ofensivos, os Steelers possuem o duo mais eficaz a partir da linha de scrimmage, mesmo apesar de terem falhado 5 dos 16 jogos da fase regular. Le'Veon Bell e Antonio Brown somam 3177 jardas a partir da linha de scrimmage o que representa 51.8% das jardas totais dos Steelers a partir do scrimmage. E se olharmos para o jogo da semana passada com os Dolphins no Wild Card Round, os dois somaram 81.2% do total de jardas a partir do scrimmage do ataque dos Steelers nessa partida! Do outro lado estará o QB Alex Smith que apresenta um dado estatístico impressionante. Apesar de apenas ter 2 vitórias contra 3 derrotas nos playoffs ao longo da sua carreira, tem um rácio de 11 passes para TD contra uma só intereceção o que lhe confere um passer rating nos playoffs de 99.1, o terceiro melhor da NFL entre QB no ativo que tenham conseguido pelo menos três presenças nos playoffs, à frente de Russell Wilson, Joe Flacco, Eli Manning, Tom Brady ou o seu adversário desde fim-de-semana, Ben Rothlisberger.

O Jogo da Semana

Green Bay Packers @ Dallas Cowboys

Há uma semana vaticinámos a eliminação dos Packers às mãos dos Giants, mas a verdade é que a equipa do Wisconsin foi simplesmente dominadora não dando qualquer hipótese à equipa da Big Apple a partir do final do segundo quarto. Com uma série de vitórias consecutivas de monta, a equipa de Aaron Rodgers parece capaz de ultrapassar qualquer um. Mas o seu maior desafio será mesmo a deslocação este domingo ao Texas, no jogo que fecha a Divisional Round.

Os Cowboys regressam aos momentos decisivos e logo como a equipa número 1 da NFC na fase regular. Dak Prescott e Ezekiel Elliott vão estrear-se nos playoffs e certamente querem deixar a sua marca, como fizeram na primeira metade da época. E nesse capítulo até é bem provável que o possam conseguir. Prescott será o primeiro rookie QB da história dos Cowboys a começar um jogo a titular nos playoffs, enquanto Elliott tem a curiosidade de ter conseguido mais jogos com mais de 100 jardas de corrida no seu primeiro ano na NFL, sete, do que os Packers na mesma categoria (jardas de corrida) nos últimos dois anos, apenas 6 jogos.

A grande questão é se a defesa dos Cowboys conseguirá travar A-Rod e o seu ataque que tem sido uma máquina que trucida as defesas contrárias há várias semanas.

Apesar de tudo, consideramos que os Cowboys podem mesmo levar a melhor e voltar à final da NFC mais de 20 anos depois, dado que a última vez que o conseguiram foi em 1996, quando chegaram ao Super Bowl para bater os Steelers e conquistar pela última vez os anéis de campeões, naquela que foi a sua quinta vitória Super Bowl.

Um dado a reter é que desde que foi campeão em 2010, nunca mais Rodgers conseguiu vencer o segundo jogo do playoff levando já 0v-3d desde então, uma estatística que obviamente irá tentar inverter este domingo.

Palpite: Dallas Cowboys (favoritismo 60%) 

Palpites

  • Pittsburgh Steelers@Kansas City Chiefs – Palpite: Steelers (50% favoritismo)
  • Houston Texans@New England Patriots – Palpite: Patriots (95% favoritismo)
  • Seattle Seahawks@Atlanta Falcons – Palpite: Seahawks (50% favoritismo)

About The Author

João Malha

Profissional da área de comunicação e marketing, e sempre ligado ao desporto, sempre me fascinou o conceito de showbiz dos norte-americanos no que toca à promoção de qualquer espectáculo desportivo. Quando em 2003, a SportTv transmitiu pela primeira vez o Super Bowl, com estrondosa vitória dos Buccaneers de John Gruden sobre os Raiders, a curiosidade cresceu e ano após anos comecei a seguir as transmissões do maior evento desportivo mundial. Mas como em tudo na vida (pelo menos na minha forma de estar), é preciso um motivo mais forte para nos agarrarmos às coisas. Uma paixão que nos alimenta. E foi isso que aconteceu em 2010, aquando da final de Miami, ganha pelos Saints frente aos Colts do lendário Peyton Manning. Nesse dia senti finalmente que aquela era a minha equipa! E o aparecimento da ESPN America ajudou a não mais largar este desporto espectacular, que sigo semanalmente. Na Week 1 da temporada 2012/2013, cumpri o sonho de ir ver um jogo dos Saints ao vivo, ao Mercedes-Benz Superdome. Não vi os Saints vencerem, mas quem sabe se não terei a oportunidade de dizer que assisti ao primeiro jogo na NFL de um dos maiores QB’s da sua história, Robert Griffin III. Ver os Saints ao vivo foi uma experiência única que me faz olhar para o desporto com outros olhos. Quero saber mais e mais sobre o jogo, a sua história, lendas, regras, tácticas, etc. Let’s play ball!!!!