Kickoff: NFL 2016 Wild Card

João Malha 6 de Janeiro de 2017 NFL Comentários Desligados
NFL: NFC Wild Card Playoff-Arizona Cardinals at Carolina Panthers

Kickoff: NFL 2016 Wild Card

Números e Curiosidades do Wild Card

  • Os Raiders estão de volta aos playoffs! E o grande desafio que têm pela frente será porem fim ao jejum de vitórias na postseason em jogos fora. O último triunfo data de 1980, quando venceram o Super Bowl. Desde então somam cinco derrotas nesta fase da competição e terão pela frente os Texans que fecharam a época regular com apenas uma derrota em casa em oito jogos. Um jogo que tem como curiosidade o facto de pela primeira vez na era do Super Bowl um Quarterback se ir estrear a titular sem nunca o ter sido na fase regular.
  • Já os Lions vão em oito jogos seguidos a perder nos playoffs. A pior série de uma equipa em igualdade com os Chiefs, que terminaram essa malapata em 2014, e com os Bengals, que mantêm a série ativa como os de Detroit. O seu adversário, os Seahawks, por sua vez têm a série ativa de vitórias em casa mais longa com nove triunfos seguidos. Os Lions têm de recuar em 1991 para relembrar a sua última vitória nos playoffs.  Matthew Stafford tinha 3 anos e 24 jogadores nem sequer eram nascidos. E vitórias fora é preciso recuar em 1957, em que o treinado Jim Caldwell tinha 2 anos!!
  • Ainda sobre este jogo, de destacar que Stafford tem um registo contra equipas que terminaram com saldo positivo de vitórias na época de 5v-45d! E 1v-6d neste ano. Já Russell Wilson tem 26v-16d na sua carreira contra equipas com saldos vitoriosos nas épocas, 3v-2d neste ano. A juntar a isto, Wilson tem pelo menos uma vitória nos playoffs em cada um dos anos desde que está na NFL. Se somar a quinta época com uma vitória na postseason igualará Joe Flacco como o QB com mais épocas seguidas com uma vitória nesta fase da época. Em suma, se fosse pelos dados estatísticos, os Lions quase que podiam poupar a viagem até ao Oeste dos EUA…
  • Em Pittsburgh estarão frente-a-frente os RB que mais jardas somaram desde a Week 6 quando se enfrentaram. Jay Ajayi foi o RB com mais jardas de corrida (1155), enquanto Le'Veon Bell lidera a NFL em jardas da linha de scrimmage (1552). Um jogo onde Ben Rothlisberger quererá voltar ao registo do início da sua carreira, onde venceu 10 dos seus primeiros 12 jogos nos playoffs. Nos últimos cinco jogos nos playoffs só venceu um, onde para 5 passes para TD sofreu 5 interceções. Já do outro lado, Ajayi terá que quebrar uma tradição. O RB dos Dolphins conseguiu 200 jardas de corrida no confronto com os Steelers na Week 6. Será a sétima vez que um jogador defronta um adversário no playoff depois de conseguir 200 jardas de corrida ou mais na fase regular. E cada um dos seus seis antecessores nesse registo nem conseguiu sequer 100 jardas contra o mesmo adversário nos playoffs. A média é de apenas 44.7 jardas no segundo jogo!!

O Jogo da Semana

New York Giants @ Green Bay Packers

É o primeiro grande jogo dos playoffs e aquele que fechará, no domingo à noite, o primeiro fim-de-semana de playoffs. Frente-a-frente, um dos melhores ataques, os Packers, e uma das melhores defesas, os Giants. Na fase regular a equipa de Green Bay levou a melhor, mas muita coisa mudou desde então. A secundária dos Packers parece claramente fragilizada enquanto os Giants parecem ter afinado a sua defesa quase até à perfeição. E que melhor teste a essa defesa que enfrentar aquele que para muitos é o melhor QB da NFL, Aaron Rodgers.

E é um confronto com história! Em particular nos últimos anos. Eli Manning jogou em Lambeau Field por duas vezes na carreira no playoff. Das duas vezes venceu. E das duas vezes acabou com o anel de campeão no dedo. Manning tem o mesmo número de vitórias em Green Bay nos playoffs que Rodgers, que também venceu duas vezes no seu próprio campo nesta fase da prova. Eli não é o QB com os números impressionantes do seu irmão mais velho, mas quando chega aos playoffs transfigura-se. É um dos quatro QB's desde 1991 com maior percentagem de vitorias 72,7%, com um passer rating mais alto, 89.3, do que na fase regular (com pelo menos 10 jogos nos playoffs na carreira) Os outros três são Troy Aikman, Kurt Warner e Joe Flacco.

Palpite: New York Giants (favoristimo 40%) 

Palpites

  • Miami Dolphins@Pittsburgh Steelers – Palpite: Steelers (75% favoritismo)
  • Oakland Raiders@Houston Texans – Palpite: Texans (60% favoritismo)
  • Detroit Lions@Seattle Seahawks – Palpite: Seahawks (90% favoritismo)

About The Author

João Malha

Profissional da área de comunicação e marketing, e sempre ligado ao desporto, sempre me fascinou o conceito de showbiz dos norte-americanos no que toca à promoção de qualquer espectáculo desportivo. Quando em 2003, a SportTv transmitiu pela primeira vez o Super Bowl, com estrondosa vitória dos Buccaneers de John Gruden sobre os Raiders, a curiosidade cresceu e ano após anos comecei a seguir as transmissões do maior evento desportivo mundial. Mas como em tudo na vida (pelo menos na minha forma de estar), é preciso um motivo mais forte para nos agarrarmos às coisas. Uma paixão que nos alimenta. E foi isso que aconteceu em 2010, aquando da final de Miami, ganha pelos Saints frente aos Colts do lendário Peyton Manning. Nesse dia senti finalmente que aquela era a minha equipa! E o aparecimento da ESPN America ajudou a não mais largar este desporto espectacular, que sigo semanalmente. Na Week 1 da temporada 2012/2013, cumpri o sonho de ir ver um jogo dos Saints ao vivo, ao Mercedes-Benz Superdome. Não vi os Saints vencerem, mas quem sabe se não terei a oportunidade de dizer que assisti ao primeiro jogo na NFL de um dos maiores QB’s da sua história, Robert Griffin III. Ver os Saints ao vivo foi uma experiência única que me faz olhar para o desporto com outros olhos. Quero saber mais e mais sobre o jogo, a sua história, lendas, regras, tácticas, etc. Let’s play ball!!!!