NFL Week 17 Preview: The Last Two Tickets

João Malha 28 de Dezembro de 2014 Análises, NFL Comments
Detroit-Lions-Green-Bay-Packers

NFL Week 17 Preview: The Last Two Tickets

Há uma semana previmos que pouco ficaria por decidir em termos de vagas para o Playoff e não erramos. Faltam apenas dois lugares para definir. Um na AFC, que pode ser ocupado por uma de quatro equipas: Chargers, Ravens, Chiefs e Texans. Já na NFC, tudo praticamente decidido, com exceção da miserável NFC South, onde Falcons e Panthers terão um frente-a-frente que decidirá quem passa aos playoffs, sendo certo que o fará com registo negativo no balanço vitórias derrotas.

Tendo em conta que será esta a última semana da fase regular, apenas os jogos que decidem o apuramento ou a arrumação dos lugares apresentam motivos de interesse. Infelizmente, o último domingo do ano marca o fim do período em que todos jogam. Venha mais um de playoff antes dos longos nove meses que temos pela frente sem ação!

Este é também um fim-de-semana onde muitos adeptos (serão só os adeptos?) torcem pela derrota das suas equipas pois isso poderá representar um lugar melhor no Draft 2015. Eu pessoalmente não me chateio nada se os Saints perderem…

O Jogo da Semana

Detroit Lions @ Green Bay Packers

Não está em causa a passagem aos playoffs, mas sim a bye do Wildcard Weekend. Duas equipas que fizeram uma excelente temporada, com apenas quatro derrotas, e que têm registo quase imaculado em casa. Os Packers estão mesmo com a folha limpa, somando sete vitórias em sete jogos, enquanto os Lions perderam apenas uma partida em casa. Como tal, sabendo a supremacia que apresentam nos seus estádios, estará em cima da mesa não só uma bye week, mas também a vantagem de o vencedor poder jogar apenas um jogo em casa antes da final da NFC. E se os Seahawks perderem até podem ficar com o Homefield Advantage, sendo que os de Green Bay poderão consegui-lo mais facilmente pois com uma vitória e derrota dos campeões asseguram esse trunfo, enquanto os Lions precisam ainda de uma derrota dos Cardinals.

Mas o que importa não é tanto esperar pela derrota improvável dos Seahawks. Aaron Rodgers, para muitos o melhor QB da NFL, terá pela frente a segunda melhor defesa da liga e que lidera contra o rushing (Lacy não terá um jogo fácil…). Ser primeiro ou segundo na NFC ou ser o 5º ou 6º é tremendamente diferente. Quem ganhar em Lambeau Field ficará sem dúvida bem mais perto de sonhar com a viagem até ao Arizona para o Super Bowl XLIX.

Jogo a Seguir com Interesse

Carolina Panthers @ Atlanta Falcons

Quem diria que duas equipas com apenas seis vitórias estariam a lutar por um lugar nos playoffs na última semana da fase regular. E vencer quase em exclusivo os jogos divisionais (os Falcons têm cinco vitórias em cinco jogos e apenas uma vitória fora da NFC South) poderá mesmo dar o bilhete dourado. Foi um ano atípico para ambos, com os Panthers a parecerem uma sombra da equipa de há um ano que não só esteve entre as melhores da Liga como tinham uma defesa fortíssima. Já os Falcons, melhoram face a 2013, muito graças a Ryan e Julio Jones que quase sozinhos levam a formação de Atlanta ao colo colocando-a entre os melhores ataques em passe da Liga.

Todos apostavam na supremacia dos Saints, mas a verdade é que chegados ao último domingo, os do Louisiana estão fora da corrida depois da derrota (a quinta seguida em casa) frente aos rivais Falcons. Tudo em aberto naquele que será sem dúvida um dos jogos da jornada. Só não escolhi para o maior destaque devido ao fraco registo dos protagonistas na temporada.

Cincinatti Bengals @ Pittsburgh Steelers

Com ambas as equipas no Playoff, está por decidir apenas quem vence a divisão e ganha assim direito a uma partida em casa na fase decisiva da prova. Quem perder irá a Indianapolis defrontar Andrew Luck, enquanto quem vencer receberá o 6º seed, o tal lugar que poderá ser ocupado por uma de quatro equipas mas que dificilmente não serão os Chargers ou os Ravens.

Pode parecer uma questão menor, mas num jogo entre rivais, está muita coisa em jogo nesta partida entre Rothlisberger e Dalton, que procura finalmente conseguir uma vitória nos Playoffs, algo que nunca conseguiu até hoje… digo eu, não será em Indianapolis que o conseguirá, por isso é bom que não perca em Pittsburgh (e mesmo assim poderá não vencer o jogo caseiro contra Chargers, Ravens, Texans ou Chiefs…).

Outros Jogos a Não Perder de Vista

  • San Diego Chargers @ Kansas City Chiefs
  • Cleveland Browns @ Baltimore Ravens
  • Jacksonville Jaguars @ Houston Texans
  • Arizona Cardinals @ San Francisco 49ers
  • St. Louis Rams @ Seattle Seahawks

Horários dos Jogos

Domingo, 28 Dezembro

Cleveland at Baltimore 1:00 PM – PT 6:00 PM ; BR 4:00 PM
Dallas at Washington 1:00 PM – PT 6:00 PM ; BR 4:00 PM
Indianapolis at Tennessee 1:00 PM – PT 6:00 PM ; BR 4:00 PM
Jacksonville at Houston 1:00 PM – PT 6:00 PM ; BR 4:00 PM
San Diego at Kansas City 1:00 PM – PT 6:00 PM ; BR 4:00 PM
NY Jets at Miami 1:00 PM – PT 6:00 PM ; BR 4:00 PM
Chicago at Minnesota 1:00 PM – PT 6:00 PM ; BR 4:00 PM
Buffalo at New England 1:00 PM – PT 6:00 PM ; BR 4:00 PM
Philadelphia at NY Giants 1:00 PM – PT 6:00 PM ; BR 4:00 PM
New Orleans at Tampa Bay 1:00 PM – PT 6:00 PM ; BR 4:00 PM
Carolina at Atlanta 4:25 PM – PT 9:25 PM ; BR 7:25 PM
Detroit at Green Bay 4:25 PM – PT 9:25 PM ; BR 7:25 PM
Oakland at Denver 4:25 PM – PT 9:25 PM ; BR 7:25 PM
Arizona at San Francisco 4:25 PM – PT 9:25 PM ; BR 7:25 PM
St. Louis at Seattle 4:25 PM – PT 9:25 PM ; BR 7:25 PM
Cincinnati at Pittsburgh 8:30 PM – PT 1:30 AM ; BR 11:30 PM

About The Author

João Malha

Profissional da área de comunicação e marketing, e sempre ligado ao desporto, sempre me fascinou o conceito de showbiz dos norte-americanos no que toca à promoção de qualquer espectáculo desportivo. Quando em 2003, a SportTv transmitiu pela primeira vez o Super Bowl, com estrondosa vitória dos Buccaneers de John Gruden sobre os Raiders, a curiosidade cresceu e ano após anos comecei a seguir as transmissões do maior evento desportivo mundial. Mas como em tudo na vida (pelo menos na minha forma de estar), é preciso um motivo mais forte para nos agarrarmos às coisas. Uma paixão que nos alimenta. E foi isso que aconteceu em 2010, aquando da final de Miami, ganha pelos Saints frente aos Colts do lendário Peyton Manning. Nesse dia senti finalmente que aquela era a minha equipa! E o aparecimento da ESPN America ajudou a não mais largar este desporto espectacular, que sigo semanalmente. Na Week 1 da temporada 2012/2013, cumpri o sonho de ir ver um jogo dos Saints ao vivo, ao Mercedes-Benz Superdome. Não vi os Saints vencerem, mas quem sabe se não terei a oportunidade de dizer que assisti ao primeiro jogo na NFL de um dos maiores QB’s da sua história, Robert Griffin III. Ver os Saints ao vivo foi uma experiência única que me faz olhar para o desporto com outros olhos. Quero saber mais e mais sobre o jogo, a sua história, lendas, regras, tácticas, etc. Let’s play ball!!!!