O Regresso dos New England Patriots e os Cortes no Roster

Marco Castro 16 de Julho de 2014 Equipas NFL, NFL Comments
New England Patriots

Um Mês de Muitas Decisões

É já na próxima semana que os New England Patriots regressam em definitivo ao trabalho e quando se fala em training camp, fala-se obrigatoriamente em decisões importantes em relação ao roster da franquia. Isto porque entre o último jogo da pré-temporada (28 de Agosto) e o primeiro jogo da fase regular (7 de Setembro), o número de jogadores à disposição de Belichick tem de sofrer dois cortes dramáticos, passando os actuais 90 homens, primeiro para 75 e dois dias depois, para os finais 53 que iniciam a competição.

Quem Fica e Quem Sai: Uma Previsão

Num exercício ainda com muita margem de erro, decidimos fazer uma primeira versão do roster final que os Pats levarão para a semana #1. Claro que até lá, existirão lesões, surpresas e desilusões. Mais do que um exercício especulativo, este é um exercício que tem como base o trabalho e a valia dos atletas ao serviço de New England.

Quarterbacks

Tom Brady

Tom Brady

Nesta posição tão específica, apenas uma dúvida: será que Mallett é trocado, ou será que cumpre o último ano de contrato em New England. A última vez que os Pats tiveram 3 quaterbacks foi em 2011, mas é provável que este ano repitam esse número.
A nossa aposta: Tom Brady, Jimmy Garappolo e Ryan Mallett
Total: 3 jogadores
Total parcial: 3 jogadores

Running Backs

Stevan Ridley

Stevan Ridley
Foto de AP Photo/Elise Amendola

Com a saída de LeGarrette Blount, Ridley tem caminho aberto para mostrar que pode ser um dos mais eficientes da liga na sua posição. No entanto, concorrência não lhe falta e James White, além de ágil, recebe também passes, servindo também de alternativa a Shane Vereen. Para dar profundidade à posição, surge Brandon Boldon, seguido de perto por 3 jogadores que espreitam uma surpresa.
A nossa aposta: Stevan Ridley, James White, Shane Vereen e Brandon Bolden
A ter em conta: Stephen Houston, Jonas Gray e Roy Finch
Total: 4 jogadores
Total parcial: 7 jogadores

Wide Receivers

Julian Edelman

Julian Edelman
Foto de Jeremy Brevard-USA TODAY Sports

Neste particular, há 4 jogadores que parecem certos na estratégia de Belichick, são eles Edelman, Dobson, Amendola e Slater (este último pelo muito que acrescenta às special teams). O dilema é saber quem ocupa os restantes 3 lugares disponíveis na posição, sendo que Boyce (pela rapidez), Thompkins (pelo faro que tem para as grandes jogadas) e LaFell (pela versatilidade) parecem estar na linha da frente. Logo a seguir, à espreita, está Gallon, que parece o natural substituto de Edelman ou Amendola em caso de lesão.
A nossa aposta: Julian Edelman, Aaron Dobson, Danny Amendola, Matthew Slater, Josh Boyce, Kenbrell Thompkins e Brandon LaFell
A ter em conta: Jeremy Gallon, Jeremy Johnson, Wilson Van Hooser e Reese Wiggins
Total: 7 jogadores
Total parcial: 14 jogadores

Tight Ends/Fullbacks

Rob Gronkowski

Rob Gronkowski
Foto de Mark L. Baer-USA TODAY Sports

Aqui não há muito por onde escolher e visto que o tão aguardado reforço de peso (Dustin Keller ou Jermichael Finley) parece não chegar de maneira nenhuma, restam as apostas mais óbvias nos jogadores disponíveis. Na verdade, a única dúvida é saber se Justin Jones, Asa Watson ou D. J. Williams conseguem surpreender e chegar ao roster final. Algo que, para já, não acreditamos.
A nossa aposta: Rob Gronkowski, Michael Hoomanawanui e James Develin
A ter em conta: Justin Jones, Asa Watson e D. J. Williams
Total: 3 jogadores
Total parcial: 17 jogadores

Offensive Linemen

Nate Solder

Nate Solder
Foto de AP

Ao contrário da temporada passada, este ano existe muita qualidade e muitas opções nesta posição específica. De tal forma que os titulares de grande parte do último ano têm as suas posições ameaçadas, não só pelo peso dos seus ordenados, como também pelo valor das escolhas feitas no draft deste ano.
A nossa aposta: Nate Solder, Logan Mankins, Josh Kline, Bryan Stork, Dan Connolly, Jon Halapio, Sebastian Vollmer, Marcus Cannon e Cameron Fleming
A ter em conta: Ryan Wendell, Braxston Cave, Chris Barker, Jordan Devey e Chris Martin
Total: 9 jogadores
Total parcial: 26 jogadores

Defensive Tackles

Vince Wilfork

Vince Wilfork
Foto de USATSI

Armond Armstead é sem dúvida a grande interrogação, pela flexibilidade que traria à posição. De resto, parece claro que, com o regresso dos veteranos que se lesionaram no ano passado, a primeira linha defensiva promete mostrar-se a grande nível.
A nossa aposta: Vince Wilfork, Tommy Kelly, Dominique Easley, Sealver Siliga, Chris Jones
A ter em conta: Joe Vellano, Armond Armstead, Marcus Froston
Total: 5 jogadores
Total parcial: 31 jogadores.

Defensive Ends

Rob Ninkovich

Rob Ninkovich
Foto de Nancy Lane

Uma posição com poucas surpresas, com maior destaque para a aposta em Zach Moore, uma escolha de 6ª ronda no draft deste ano, que passará muito provavelmente esta temporada a aprender com os titulares, tendo sobretudo a temporada de 2015 em vista.
A nossa aposta: Rob Ninkovich, Chandler Jones, Michael Buchanan, Will Smith e Zach Moore
A ter em conta: Jake Bequette
Total: 5 jogadores
Total parcial: 36 jogadores

Linebackers

Jerod Mayo

Jerod Mayo
Foto de AP/Steven Senne

Uma posição com um considerável fosso entre os 3 jogadores potencialmente mais utilizados e os restantes, mas onde as opções parecem dar garantias de sucesso ao longo da temporada. Muitas expectativas em Jamie Collins, um jogador que promete bastante.
A nossa aposta: Jerod Mayo, Dont'a Hightower, Jamie Collins, James Anderson, Steve Beauharnais e Cameron Gordon
A ter em conta: Chris White, Ja'Gared Davis, Darius Fleming e Josh Hull
Total: 6 jogadores
Total parcial: 42 jogadores.

Cornerbacks

Darrelle Revis

Darrelle Revis
Foto de Anthony J. Causi/Icon SMI

Uma posição onde as dúvidas parecem não ser muitas, devido à postura agressiva dos Patriots no free agency. Reforços de peso, claramente titulares, de quem muito de espera. Há mesmo quem considere esta a melhor secundária da liga. Será?
A nossa aposta: Darrelle Revis, Brandon Browner, Kyle Arrington, Alfonzo Dennard e Logan Ryan
A ter em conta: Justin Green, Dax Swanson, Malcolm Buttler e Travis Hawkins
Total: 5 jogadores
Total parcial: 47 jogadores

Safeties

Devin McCourty

Devin McCourty
Foto de Greg M. Cooper-USA TODAY Sports

A saída de Steve Gregory abriu uma vaga de “next man” depois de McCourty. O principal candidato será Duron Harmon, que era o 3º safety na temporada passada. Nesta posição, as habilidades para as special teams podem ser também um critério para permanecer no roster
A nossa aposta: Devin McCourty, Duron Harmon e Patrick Chung
A ter em conta: Nate Ebner, Jemea Thomas, Tavon Wilson, Kanorris Davis e Shamiel Gray.
Total: 3 jogadores
Total parcial: 50 jogadores.

Especialistas

Stephen Gostkowski

Stephen Gostkowski
Foto de USA Today Sports

Neste particular, não restam dúvidas, sendo à partida a previsão mais fácil de fazer. Haverá um kicker, um punter/holder e um long snapper.
A nossa aposta: Stephen Gostkowski, Ryan Allen e Danny Aiken
A ter em conta: Tyler Ott
Total: 3 jogadores.
Total final: 53 jogadores.

Conclusão

Como dissemos no início, este é um exercício feito antes do training camp, que não tem ainda em consideração as exibições nos 4 jogos da pré-temporada. Na NFL as surpresas acontecem e nos Patriots, ainda mais, pelo que não temos a pretensão de fazer jackpot com estas escolhas.

Update

Quando este artigo foi escrito, não era ainda conhecido a abandono de Armond Armstead, embora este jogador não esteja na lista final de 53 jogadores por nós escolhidos.

About The Author

Marco Castro

Cheguei ao Futebol Americano em 2006. Estava de férias em New Bedford, estado de Massachusetts, quando perguntei a um amigo meu aqui emigrado que me explicasse as regras deste jogo. Perguntei-lhe também qual a equipa dele e como nesta matéria estava a zeros, optei por seguir o seu conselho e dar mais atenção a uns tais de Patriots. No regresso a Portugal, consumei este namoro muito graças ao NASN (mais tarde ESPN America), o canal de desporto americano que existia na TV por cabo. Lembro-me de achar "cool" esses tais de Patriots, com os seus capacetes e calças prateadas e lembro-me igualmente de começar a investigar um pouco mais sobre um certo Tom Brady. Hoje em dia sou um Patriota fanático, (aliás, criei e faço a gestão da página de Facebook Patriots Portugal www.facebook.com/patriotsportugal), coleccionador de todo o tipo de merchandising desta equipa e acima de tudo, sofredor Domingo após Domingo, em frente à televisão, colado ao Gamepass (melhor invenção do homem, depois da roda). No trabalho e entre amigos, sou um pouco visto como "lá vem este com o futebol americano só porque foi aos Estados Unidos". Vivo bem com isso. Aliás, tento explicar-lhes "há mais táctica e estratégia neste jogo, do que nas outras modalidades todas juntas" e acrescento "é um jogo espectacularmente justo". Nada os demove a eles, mas também nada me demove a mim! Razão pela qual continuarei a alimentar esta minha paixão Patriota e o sonho de um dia, assistir a um jogo em pleno Gillette Stadium (já lá estive, mas o preço dos bilhetes adiou-me a sua concretização). Se num destes dias os Patriots vencerem o 5º SuperBowl, já sabem, podem encontrar-me a festejar (provavelmente sozinho, ou talvez não) em pleno Marquês de Pombal!