Pro Bowl, A Celebração do Futebol Americano

André Novais de Paula 24 de Janeiro de 2013 NFL Comments

Antes do Super Bowl ainda vamos ter mais um jogo: o Pro Bowl. O Pro Bowl é a versão da NFL do All-Star Game, para o qual são chamados os jogadores que não vão jogar no Super Bowl. Um pequeno prémio de consolação que é aceite com satisfação pelos eleitos, já que não só é uma honra que visa premiar a boa prestação destes na época, como também permite aos jogadores algum tempo de relax no Hawaii.

Jogadores do Pro Bowl divertindo-se na Hawaii

Jogadores do Pro Bowl divertindo-se no Hawaii
Fonte da Imagem: AP

O Pro Bowl coloca frente a frente os jogadores das duas Conferências da NFL: AFC e NFC. A primeira vez que o All-Star Game foi jogado foi em 15 de Janeiro de 1938 no Wrigley Field em Los Angeles. Inicialmente este jogo opunha a equipa campeã desse ano contra os All-Stars das outras equipas. Era pretendido que houvesse um jogo de All-Stars todos os anos, mas a II Grande Guerra tinha outros planos e este jogo foi suspenso em 1942. Voltou a ser jogado em 1950 e foi nesse ano que foi baptizado como Pro Bowl. Foi nesse ano que o formato passou a ser semelhante ao actual, opondo as Conferências (na altura eram divisões e somente existiam duas). Entre 1951 e 1972 o Pro Bowl foi jogado em Los Angeles. Nos sete anos seguintes o local do jogo foi diferente a cada ano e somente em 1980 até 2009 passou a ser jogado no Aloha Stadium no Hawaii. Em 2010 o Pro Bowl foi jogado no Sun Life Stadium, casa dos Miami Dolphins e foi pela primeira vez jogado antes do Super Bowl. Voltou depois para o Aloha Stadium, mas continua a ser jogado antes do Super Bowl. Essa é a razão pela qual os jogadores das equipas que jogam a grande final não serem escalados para o Pro Bowl.

Peyton Manning

Peyton Manning pediu este ano aos jogadores para jogarem o Pro Bowl com atitude e empenho

Hoje em dia os jogadores são eleitos para jogar no Pro Bowl com votos dos Treinadores, Jogadores e dos Fãs. Cada grupo tem 1/3 do peso na decisão. Os equipamentos são os determinados para o jogo e que ajudam a distinguir as equipas, mas cada jogador usa o capacete da sua própria equipa. Facto curioso é que cada jogador pode usar o seu número na jersey e por isso é normal ver diversos jogadores da mesma equipa com o mesmo número. O Roster deste ano já está completo e até já começou os treinos.

Como o Futebol Americano é um jogo de contacto extremo os jogadores são muito cautelosos no Pro Bowl de forma a evitar riscos desnecessários e por essa razão o jogo não é tão espectacular como os jogos do campeonato. Esta é aliás a grande crítica feita ao Pro Bowl sendo que muitos questionam mesmo a sua existência. Em 24 Outubro de 2012 o Comissário Roger Goodell chegou mesmo a referir que estava disposto a acabar com o Pro Bowl caso os jogadores não jogassem de uma forma mais competitiva. Há quem diga que este é o ano do tudo ou nada. Caso o Pro Bowl não seja encarado de outra forma pelos jogadores, este poderá ser o último Pro Bowl a que assistimos. Algo a ter em conta é o facto de que os jogadores são pagos e bem pagos. Na época de 2011 os jogadores da equipa vencedora receberam $50.000 e da equipa derrotada $25.000. Nada mau.

Eli Manning e Ray Lewis após um jogo do Pro Bowl visivelmente divertidos

Drew Brees e Ray Lewis após um jogo do Pro Bowl visivelmente divertidos
Fonte da Imagem: Kent Nishimura/Getty Images

Mesmo com todas as críticas que são feitas ao Pro Bowl, existem alguns pontos positivos. Somente no Pro Bowl podemos ver jogar na mesma equipa jogadores que durante o campeonato só se encontram em lados diferentes do campo. Sempre é mais um jogo a que podemos assistir antes de se iniciar a interminável off-season. Não esquecer também que o Pro Bowl é a celebração deste desporto fantástico e que seria uma pena que o Futebol Americano não tivesse algum tipo de festa anual a marcar o final da época.

Um coisa é garantida: este Domingo vamos mesmo ter Pro Bowl! Esperemos que não seja o último…

About The Author

André Novais de Paula

Sempre gostei de desporto e sempre senti uma grande curiosidade em relação a desportos Americanos, mas infelizmente o contacto com essa realidade era escasso e intermitente. Cheguei mesmo a jogar InLine Hockey (semelhante ao Ice Hockey, mas com patins em linha) durante vários anos nos Sharks de Oeiras, mas mesmo seguir a NHL era complicado. Tudo mudou quando a televisão por cabo começou a transmitir canais com estes desportos. O Futebol Americano foi Amor à primeira vista. Para que eu ficasse completamente viciado bastou ver o primeiro jogo. Depois disso já não havia volta atrás. O passo seguinte foi começar a descobrir cada vez mais sobre este incrível desporto. Rapidamente constatei que não havia muita informação em Português e juntamente com o Paulo Silva Curto abri uma página no Facebook para juntar outros fãs de Futebol Americano. Não sonhávamos na altura que este pequeno projecto iria crescer desta forma e que um dia iríamos ter um Blog dedicado somente a este desporto que nos tem dado tantas alegrias e horas bem passadas. Aproveito para confessar que sou fã dos Green Bay Packers. Go Packers!