NFL Franchise Tag
A cada início de uma nova temporada, todas as equipas da NFL tem o direito de escolher um jogador e apenas um jogador que está prestes a tornar-se um free agent, para receber a franchise tag, que consiste em um contrato com duração de 1 ano e que possui certas particularidades em relação a um contrato normal.
Há dois tipos de franchise tag: a de direitos exclusivos (exclusive rights) e a de direitos não-exclusivos (non-exclusive rights).
Franchise Tag de Direitos Exclusivos
A franchise tag de direitos exclusivos consiste num contrato de um ano no qual o jogador receberá, de forma garantida, um salário maior ou igual que a média dos 5 maiores salários de jogadores que actuam na mesma posição (considerando o salário no mês de abril do ano em que a franchise tag é assinada) ou 120% do salário desse jogador no ano anterior. É considerado o que for maior entre estes dois valores. Neste caso, o jogador não poderá negociar com outras equipes e a franquia detêm todos os direitos de negociação.
Franchise Tag de Direitos Não-Exclusivos
Por sua vez, a franchise tag de direitos não-exclusivos consiste num contrato de um ano, no qual o jogador receberá, de forma garantida, um salário maior ou igual que a média dos 5 maiores salários de jogadores que actuam na mesma posição (considerando o salário no ano anterior em que a franchise tag é assinada) ou 120% do salário desse jogador no ano anterior. O válido é o que for menor entre estes dois valores. Neste caso, o jogador pode negociar com outras equipas e a franquia original tem duas opções: ou iguala a oferta de outra franquia e mantém o atleta ou recebe duas escolhas de primeira ronda do Draft como compensação pela saída do jogador.
Em ambos os casos citados acima, o valor da franchise tag conta com o total dos salários pagos aos jogadores na temporada que está para começar, de forma que deve se adequar ao Cap Space de cada equipa .
A franchise tag geralmente é aplicada a jogadores importantes e que está prestes a tornar-se um free agent.





