NFL Draft

Filipe Nunes 8 de Maio de 2014 Outros, Playbook Comments
NFL Draft

Draft Day

O meu evento preferido de toda a offseason é sem dúvida o NFL Draft. É aqui que todos aqueles jogadores que segui durante anos no College dão finalmente ou não, o salto para a NFL.

Mas então o que é o Draft? Eu explico!

Preparação para o Draft

O Draft é um processo que se inicia geralmente anos antes do Draft Day, quando os jogadores do High School (secundário) entram para o College!

Quando os jogadores do College após várias épocas, se sentem preparados para atacar a NFL, eles revelam esta sua intenção e entram para as contas do Draft.

Após esta revelação, cabe aos Scouts (olheiros da NFL) avaliar o jogador através da visualização de jogos (Tape), determinando se este é um jogador com potencialidades para singrar na NFL.

Existem 2 tipos de Scouts:

  • Scouts das equipas, estes olham para a sua equipa e observam o stock de jogadores existentes no Draft e determinam se um dado jogador tem a capacidade de satisfazer as necessidades da equipa a longo prazo;
  • Scouts dos Media, estes olham para o stock de jogadores no Draft e tentam fazer rankings e prever a ordem em que estes jogadores serão escolhidos no Draft.

Estou a falar dos Scouts porque quero que saibam que são as suas avaliações que muito influenciam o Draft, e este é um trabalho muito difícil.

Para além da prestação do College, os Scouts tem de observar os candidatos numa outra prova, o Combine.

O combine é constituído por uma série de exercícios físicos e técnicos onde os jogadores são postos à prova, a sua prestação individual é comparada com os outros jogadores da mesma posição.

Este é o momento onde os Scouts e Head Coachs decidem se querem avançar com um jogador ou não. É também a ultima oportunidade que os jogadores têm para se afirmar

Pro Day, é um combine organizado pelas diferentes Faculdades.

Draft

Vamos então perceber o que é o Draft

O Draft é constituído por 7 Rondas, onde a ordem de escolha das equipas é inversamente proporcional à sua classificação na época anterior da NFL. Assim sendo a 1ª escolha do Draft fica entregue à equipa com a pior classificação e a 32ª escolha da 1ª ronda ao vencedor do Super Bowl. Esta é uma forma inteligente de equilibrar a liga.

O calendário do Draft é o seguinte:

  • Ronda 1 – Dia 1
  • Ronda 2 e 3 – Dia 2
  • Ronda 4, 5, 6 e 7 – Dia 3
NFL Draft

NFL Draft
Foto de USATSI

O Que Fazer com a 1ª Pick?

É sem dúvida a escolha mais difícil do Draft, mas a equipa tem 3 opções:

  • 1ª Escolher o melhor jogador da posição onde tem mais carência, isto significa que a equipa poderá não escolher o melhor jogador presente no Draft;
  • 2ª Escolher o melhor jogador presente no Draft, poderá ser um jogador onde a sua posição já é bem preenchida por elementos atuais da equipa;
  • 3ª Trocar a pick, ou seja trocar com uma outra equipa a escolha, o que faz com que desça no Draft e acumule mais picks, durante o Draft. Esta é uma jogada que envolve muita estratégia e só para vos explicar a mesma e suas consequências eu necessitava de um outro artigo. Mas se querem um exemplo prático sobre o assunto, lembrem-se da troca entre os Rams e os Redskins em 2012 por RG3.

Qualquer equipa pode trocar picks, no Draft e fora dele, com a troca de jogadores. Depende muito da estratégia de cada equipa. Existem equipas com abordagens muito diferentes, por exemplo em 2013 os Patriots abdicaram da sua escolha na 1ª Ronda para acumular mais picks ao longo de todo o Draft.

Andrew Luck foi a 1ª Pick 2012

Andrew Luck foi a 1ª Pick 2012
Foto de Jerry Lai, US Presswire

Existem Bons ou Maus Drafts?

Durante as semanas que se seguem ao Draft muitos Scouts irão criticar as escolhas das equipas, para o bom como para o mau. Eu julgo que o valor da escolha de uma equipa não se avalia no pós-Draft, mas sim épocas depois.

Vejamos o caso dos Cowboys que em 2013 trocaram a sua pick e desceram para o fim da 1ª Ronda, com esta pick foram buscar Travis Frederick [Center]. Jogada muito contestada por analistas e fãs! Contestação errada pois este jovem jogador foi considerado um dos melhores Rookies do ano, e foi sem dúvida um dos grande pilares da DL dos Boys em 2013.

Escolher um jogador envolve muito risco, e como costumo dizer, o valor de um General Manager não se faz na 1ª Ronda, mas sim na 7ª.

War Rooms

É o backstage de cada equipa, nos dias de Draft o General Manager está reunido com a sua equipa técnica dentro de uma sala a olhar para o quadro de jogadores já escolhidos e de jogadores ainda por escolher. É nesta sala que se negoceia a troca de picks e o futuro dos jogadores.

About The Author

Filipe Nunes

Foi em 2009 que vi o meu primeiro jogo de Futebol Americano. O jogo opunha Eagles aos Giants. Muito rapidamente fiquei fã do Tackle, do Quarterback, do Touchdown e do Running Back. Cresceu também a minha grande admiração pela cultura Norte Americana, onde o desporto é visto como parte integrante da sua tradição, e um grandioso espetáculo. Nunca tive com quem partilhar esta minha paixão, até que encontrei esta Grande Comunidade, que complementa o meu vício pelo Jogo. Sou fã dos Patriots e dos Cowboys. Para além da NFL sigo sempre ao Sábado o College Football, sendo fã das equipas Michigan Wolverines, Oregon Ducks e Notre Dame.