NFL Free Agency
Terminada a época Regular da NFL, entramos no período onde é permitido aos adeptos sonhar com os grande nomes da NFL na sua equipa. Há todos os anos equipas que escolhem este período para fazerem uma verdadeira revolução nos seu actuais planteis, outras preferem não mexer no que porventura está bem.
Ao entrar no período da Free Agency todos os jogadores Free Agents podem mudar o curso da sua vida e levar os adeptos do delírio à frustração num curto período de tempo.
O grande exemplo pragmático desta ultima frase, foi o que aconteceu com Darrelle Revis, durante anos o grande ídolo dos Jets, que depois de uma curta passagem por Tampa Bay, mudou as suas armas e bagagens para os New England Patriots, a grande rival da franquia de Nova York, levando à loucura os adeptos dos Pats e ao desespero os adeptos dos Jets.
Unrestricted Free Agent
São jogadores que terminam o seu contracto com a sua actual e equipa e a partir do dia 10 de Março podem escolher o seu futuro e decidir com quem assinar um novo contrato. Podem escolher a sua nova equipa tendo em base a oferta mais generosa ou podem porventura escolher a equipa que os eleve a um outro patamar de realização pessoal.
Há jogadores que sendo Unrestricted free agent , o seu actual clube pode lhes colocar a Franchise Tag que os “obriga” dentro de detrminadas normas e valores monetários a ficar na actual equipa pelo menos mais um ano. Cada equipa da liga apenas pode colocar esta chancela a um jogador por cada ano.
Restricted Free Agent
São jogadores que podem ouvir as ofertas de outras equipas para novos contratos. Aqui a grande diferença é que antes que este jogador esteja autorizado a assinar com o novo clube, o actual clube tem a chance de igualar os termos do novo contrato, sendo assim ficando na actual equipa e renovando o seu actual contrato.