NFL Scouting Combine

André Novais de Paula 22 de Fevereiro de 2014 Outros, Playbook Comments
NFL Combine

NFL Scouting Combine

O NFL Scouting Combine é um evento da National Football League que ocorre em Fevereiro no qual os atletas de College que se podem tornar profissionais são submetidos a testes físicos e mentais na presença de treinadores e general managers da NFL com o intuito de serem avaliados para o Draft. Desde 1987 que o Combine é realizado no Lucas Oil Stadium e só é possível participar no Combine por convite directo.

Cobi Hamilton a realizar o 40-yard dash

Cobi Hamilton a realizar o 40-yard dash no NFL Combine de 2013
Foto de Joe Robbins / Getty Images

Os resultados no Combine podem afectar a avaliação de um atleta com implicações directas no seu Draft, salário e carreira. Para facilitar a realização dos testes existem dias específicas para cada posição. Desta forma a logística é simplificada e é mais fácil comparar os resultados por posições.

Os Testes no Combine

Os atletas são medidos e pesados e participam numa série de eventos físicos gerais (para todas as posições) e específicos para cada posição. Além disso ainda têm de passar por entrevistas com as equipas e por testes mentais.

Avaliação Física

  • Medições físicas
  • Avaliação de lesões
  • Testes antidoping
  • The Cybex test – testa as articulações dos atletas

Testes Atléticos

  • 40-yard dash
  • Bench press – repetições com 102 kg (225 lbs)
  • Vertical jump
  • Broad jump
  • 20 yard shuttle
  • 3 cone drill
  • 60-yard shuttle
  • Testes Atléticos específicos por posição

Testes Mentais

  • Entrevista com as equipas
  • The Wonderlic Test – testa a habilidade cognitiva e a capacidade de resolver problemas

Críticas ao Combine

Há quem critique o Combine a sua utilidade. Afinal de contas basta observar a carreira de um atleta durante a universidade para se ficar a conhecer o seu potencial em situações reais de jogo. As principais críticas referem que o Combine pode alterar a percepção que existe de um atleta por excesso ou por defeito de acordo com os resultados que este obtêm nos testes. Há diversas histórias a relatar atletas com fracas prestações no Combine e que por pouco não foram escolhidos no Draft e que acabaram por virem a ser fantásticos jogadores profissionais. Um destes casos é o Tom Brady dos New England Patriots que somente foi escolhido na sexta ronda do Draft.

Tom Brady no Combine

Foto de Tom Brady no Combine de 2000

Outro bom exemplo é Russel Wilson que venceu o Super Bowl pelos Seattle Seahawks e que tem uma altura muito abaixo do considerado ideal para um quarterback. Ele somente mede 1,80 m. Felizmente este “pequeno” facto não influenciou a sua carreira.

Desta forma os resultados no Combine não deixam de ser subjectivos, mas se foram avaliados da forma correcta poderão dar pistas para o futuro valor de um jogador.

About The Author

André Novais de Paula

Sempre gostei de desporto e sempre senti uma grande curiosidade em relação a desportos Americanos, mas infelizmente o contacto com essa realidade era escasso e intermitente. Cheguei mesmo a jogar InLine Hockey (semelhante ao Ice Hockey, mas com patins em linha) durante vários anos nos Sharks de Oeiras, mas mesmo seguir a NHL era complicado. Tudo mudou quando a televisão por cabo começou a transmitir canais com estes desportos. O Futebol Americano foi Amor à primeira vista. Para que eu ficasse completamente viciado bastou ver o primeiro jogo. Depois disso já não havia volta atrás. O passo seguinte foi começar a descobrir cada vez mais sobre este incrível desporto. Rapidamente constatei que não havia muita informação em Português e juntamente com o Paulo Silva Curto abri uma página no Facebook para juntar outros fãs de Futebol Americano. Não sonhávamos na altura que este pequeno projecto iria crescer desta forma e que um dia iríamos ter um Blog dedicado somente a este desporto que nos tem dado tantas alegrias e horas bem passadas. Aproveito para confessar que sou fã dos Green Bay Packers. Go Packers!