Numeração dos Jogadores

João Pedro Gomes 7 de Fevereiro de 2014 Outros, Playbook Comments
Numeração Jerseys

Numeração dos Jogadores

Todos nós estamos habituados a que os números de camisola acabem por se entrelaçar com a personalidade dos atletas, seja em que modalidade for. É frequente um jogador adoptar um número e jogar com esse número durante anos. Na NFL isso não é excepção, só que o intervalo de números que cada um poderá escolher é bem mais limitado. Porquê? Porque a Comissão da NFL define um intervalo de números para cada posição, para facilitar a árbitros e adeptos perceber de que posição é cada jogador durante um jogo. Para quem não estiver familiarizado com o método, acreditem que é bem simples e mais prático do que parece. A alguns jogadores não agrada muitas vezes não poderem vestir realmente o seu número favorito, mas é uma regra que está em vigor há décadas. Para se perceber então o sistema de numeração, dividimos de duas maneiras os números: números por posição e posição por números.

Ray Lewis

Ray Lewis usou durante 17 épocas o célebre #52
Foto de Getty Images

Números por Posição

Posições Ofensivas

  • Quarterback – 01 a 19
  • Wide Receiver – 10 a 19 / 80 a 89
  • Running Backs – 20 a 49
  • Full Backs – 20 a 49
  • Tight End – 40 a 49 / 80 a 89
  • Center – 50 a 59
  • Offensive Guards – 60 a 79
  • Offensive Tackles – 60 a 79

Posições Defensivas

  • Defensive Tackles – 60 a 79 / 90 a 99
  • Defensive End – 60 a 79 / 90 a 99
  • Linebackers (ILB + OLB) – 40 a 59 / 90 a 99
  • Cornerbacks – 20 a 49
  • Safeties – 20 a 49

Posições de Jogadas Especiais

Rob Gornkowsky

O Tight End Rob Gronkowsky #87 tenta ultrapassar o Linebacker D'Qwell Jackson #52 e o Safety T.J. Ward #43
Foto de Winslow Townsend/USA TODAY Sports

Posições por Números

  • 1 a 9 – Quarterback, Punter e Kicker
  • 10 a 19 – Quaterback, Punter, Kicker e Wide Receiver
  • 20 a 29 – Running Back, Full Back e Defensive Back
  • 30 a 39 – Running Back, Full Back e Defensive Back
  • 40 a 49 – Running Back, Full Back, Tight End, Linebacker e Defensive Back
  • 50 a 59 – Center e Linebacker
  • 60 a 69 – Offensive Tackle, Offensive Guard, Defensive Tackle e Defensive End
  • 70 a 79 – Offensive Tackle, Offensive Guard, Defensive Tackle e Defensive End
  • 80 a 89 – Wide Receiver, Tight End
  • 90 a 99 – Defensive Tackle, Defensive End e Linebacker

Tabela da Numeração por Posições

Numeração QB RB WR TE C OT OG DT DE LB CB S K P H
1-9 Sim X X X X X X X X X X X Sim Sim X
10–19 Sim X Sim X X X X X X X X X Sim Sim X
20–29 X Sim X X X X X X X X Sim Sim X X X
30–39 X Sim X X X X X X X X Sim Sim X X X
40–49 X Sim X Sim X X X X X Sim Sim Sim X X Sim
50–59 X X X X Sim X X X X Sim X X X X X
60–69 X X X X X Sim Sim Sim Sim X X X X X X
70–79 X X X X X Sim Sim Sim Sim X X X X X X
80–89 X X Sim Sim X X X X X X X X X X Sim
90–99 X X X X X X X Sim Sim Sim X X X X X

Numeração Alternativa

Para evitar que jogadores possam não ter colocação na inscrição na liga devido a falta de número disponível, a NFL tem um regulamento de números para cada posição em caso de todos os números para a respectiva posição estarem preenchidos pela equipa, mas esse regulamento daria outro artigo e é muito raro casos de sobrelotação numérica. Este sistema de numeração está bastante bem desenhado satisfazendo quase por completo as necessidades dos plantéis da NFL.

Mudança de Posição

Na NFL normalmente mudar de posição significa mudar de número, dependendo claro da mudança de posição. Por exemplo, se o jogador for um Quarterback e usar o número #15, se quiser mudar para Running Back, terá de mudar para um número intervalado entre 20 e 49. Já se o mesmo jogador quiser mudar de Quarterback para Wide Receiver, não terá de mudar o seu número, porque o número #15 também está disponível para Wide Receivers. O sistema portanto defende os números por posição e não por gosto do próprio atleta, ficando depois a cargo do atleta resolver com o clube então a escolha de um número que possa ser utilizado na sua posição. Durante uma época regular, os jogadores não poderão mudar de número, excepto se mudarem de equipa.

Números Excepcionais

Existem números que ao longo da história foram sendo adicionados além dos clássicos 1 a 99. Números como o 0 (zero) e o 00 (zero zero) já não são à décadas permitidos na NFL, mas permanecendo em ligas como a canadiana, por exemplo. O número 100 também já foi utilizado em ligas secundárias, não sendo igualmente usado pela NFL.

Retirar Números em Homenagem

Normalmente quando se quer honrar e agradecer o contributo de um jogador para com um clube, retira-se o número da camisola do activo, mas devido a esta política de numeração standard da liga, as franquias retiram apenas números de jogadores que realmente foram muito importantes e, por vezes, só o fazem temporariamente por um período de tempo curto pré-definido, sendo que existem mesmo franquias que optam por não retirar números do activo simplesmente.

 

About The Author

João Pedro Gomes

O que faz uma guarda-redes de futsal ser fanático de futebol americano? Bem, remonta apenas a 2009 a primeira vez que vi Futebol Americano acontecer aos meus olhos. Tendo apenas 20 anos, sou da geração videojogos e consolas e, inevitavelmente,  foi através do NFL Madden numa playstation portable de um amigo que tomei o primeiro contacto com a modalidade. Esse amigo era fã dos Patriots e essa era a equipa com que experimentei as primeiras vezes o jogo, sendo agora fã dos mesmos. O vício estava instalado! Ele explicou-me as primeiras regras básicas e vi então o primeiro jogo em directo dos Patriots com ele. O puto, entretanto, cresceu e agora com duas décadas de existência, vivo a NFL ao rubro! Em paralelo, mantenho como objectivo traçado chegar ao mais alto nível do futsal português como Guarda-Redes, no entanto, não deixo de parte um dia poder vir a praticar Futebol Americano a nível competitivo. O Futuro está em viver um minuto de cada vez!