NFL Salary Cap
Muitas vezes é referido o Salary Cap nas discussões sobre quais os jogadores que podem ou devem ser contratados por uma determinada equipa. Essas referências são mais normais durante a offseason e especialmente durante a Free Agency.
O Que é o Salary Cap?
O Salary Cap é um acordo que determina o tecto salarial total que uma equipa pode gastar com os salários dos seus jogadores. O Salary Cap é um ponto de discórdia constante entre a Associação de Jogadores e a NFL. Após as negociações entre a NFLPA e a NFL o Salary Cap para o ano de 2014 ficou em $133 milhões, um aumento de $10 milhões em relação a 2013. No entanto o valor na realidade nunca é exactamente certo visto que poderá existir a transição de valor não utilizado nos anos anteriores. Além disso outros benefícios não entram para a contabilidade do Salary Cap, tais como: seguros de saúde, pensões, prémios de prestação conjunta, etc.
Vantagens
A grande vantagem é que desta forma se consegue um equilíbrio entre as equipas, já que independentemente das suas possibilidades económicas, todas estão limitadas a um tecto máximo de salários, com o qual têm de conseguir contratar todos os jogadores do roster. Assim é possível manter equilíbrio e paridade entre as equipas e impedir que as equipas com mais poder económico ganhem uma grande vantagem sobre as equipas com menor poder económico.
A outra vantagem vai para os owners das equipas que são claramente beneficiados já que sabem sempre com o que podem contar todos os anos a nível salarial. Desta forma mesmo que um jogador esteja com muito sucesso e óptimos resultados é possível controlar o seu salário, já que este não pode ser muito inflacionado ou então iria fazer com que o Salary Cap fosse ultrapassado.
Desvantagens
A principal desvantagem é para os jogadores que não conseguem negociar melhores condições para os seus contratos porque existe o Salary Cap. Desta forma, há sempre algum atrito a respeito deste assunto entre a Associação de Jogadores da NFL e as equipas. Um destes exemplos é o lockout de 2011 no qual as equipas impediram os jogadores de terem acesso aos estádios, equipamentos e pessoal enquanto decorriam as negociações. Uma das principais reivindicações dos jogadores era o aumento do Salary Cap.
Estratégia
Há muita estratégia envolvida na utilização do Salary Cap. Como existem recursos limitados as equipas precisam de conseguir distribuir o dinheiro do Salary Cap por todos os jogadores do Roster. Digamos que não é uma tarefa fácil. Se contratarem um jogador estrela que venha a absorver a maioria do dinheiro, então não terão dinheiro suficiente para conseguirem contratar os restantes jogadores com os níveis de competência desejados. Desta forma é normal que as equipas libertem alguns jogadores veteranos mais bem pagos durante a Free Agency para libertar Cap Room e não devido à sua prestação na época anterior. A renovação das equipas por novos jogadores é uma consequência positiva do Salary Cap. De outra forma seria natural que as equipas tentassem manter o maior tempo possível os seus jogadores veteranos, pelo que seria mais difícil que novos jogadores ainda com provas para dar, conseguissem ter a hipótese de jogar tão cedo.





