Regras: Fumble

Hugo Taxa 26 de Setembro de 2013 Playbook, Regras Comentários Desligados
Fumble

Fumble

A Regra 8, Secção 7, Artigo 3 define o Fumble como qualquer acto sobre a bola, com excepção de um passe ofensivo ou pontapé, que resulte na perda da posse de bola pelo atacante. Na eventualidade de um atacante com posse de bola tocar a bola para diante de uma forma intencional, tal é considerado como um passe ofensivo e não como um Fumble.

Qualquer jogador de qualquer equipa pode recuperar ou apanhar a bola que se encontre livre na sequência de um Fumble e avançar a mesma, antes ou depois de esta tocar o chão, com as seguintes excepções:

  • Fumble num fourth down
  • Fumble dentro dos últimos dois minutos de cada metade

Nestas situações, qualquer jogador defensivo poderá avançar a bola após recuperar a mesma. Relativamente à equipa atacante, no caso de a bola ser recuperada pelo mesmo jogador atacante que fez o Fumble, este poderá avançar a bola. Se a bola for recuperada por um outro qualquer jogador atacante, a jogada é declarada terminada, sendo que a próxima jogada será iniciada, respectivamente, do local onde a bola foi recuperada (caso esta tenha sido recuperada atrás do local onde se registou o Fumble) ou, do local onde se registou o Fumble (caso a bola tenha sido recuperada para diante do local onde se registou o Fumble).

Leia aqui a história que originou esta regra: Holy Roller

About The Author

Hugo Taxa

Em meados da década de 80, e após ver vários episódios do "Eight is enough" na televisão (onde o filho mais novo aparecia no genérico com um capacete dos 49ers) tornei-me fã dos 49ers. A partir de 1990 tive a sorte de ter um vizinho de origem americana que recebia a Sports Illustrated, e que me dava as revistas após acabar de ler as mesmas. Segui assim as temporadas de 90, 91 e 92 pelas revistas (com de cerca de 3 meses, entre o jogo acontecer e eu ler a crónica sobre o mesmo na revista) até ver o meu primeiro Super Bowl na SIC em 1993, em directo. Tinha um teste na terça-feira seguinte, mas a antecipação era tanta que não me consegui concentrar no estudo durante o fim--de-semana ... e chumbei - tive que ir a exame!

Em 1996 acedi ao meu primeiro site na internet - espn.com. O objectivo era apenas seguir a NFL; e com o aparecimento da DSF no alinhamento da TV Cabo finalmente comecei a ver a Regular Season na TV - com comentários em Alemão!
20 anos depois me ter estreado a ver Super Bowls, acho que me posso gabar de apenas ter perdido o de 2000, e de ter visto em directo alguns dos momentos emblemáticos da NFL: Dan Marino a obter o recorde de jardas; Barry Sanders e Terrell Davis a correrem para 2000 jardas; Emmitt Smith a quebrar o recorde de Walter Payton; John Elway a "fazer de helicóptero" para ganhar o seu primeiro Super Bowl; e o melhor jogador de sempre - Jerry Rice - a dinamitar defesas adversárias.
A NFL pauta-se pelo equilíbrio, o que se traduz em todas as equipas terem os seus momentos altos e baixos. No entanto, mesmo em épocas difíceis como 2003 ou 2004 a fé nunca esmorece - 49ers Faithful!