Realização
Argumento
Interpretações
Realismo
Foco no FA
Draft Day
Draft Day é o mais recente filme sobre a NFL cuja estreia em Portugal ocorreu no dia 3 de Julho (mais cedo no Brasil, a 22 de maio). Toda a ação do filme tem a duração de um dia, o tão esperado dia do Draft. O Radio City Music Hall é o palco inevitável do evento que faz parar os EUA. Milhares reúnem-se em bares um pouco por todo o país para não perderem pitada das escolhas das 32 equipas da NFL. O filme demonstra bem a dimensão do evento, os preparativos, as estrelas de TV – jornalistas e comentadores (que realmente entram no filme fazendo aquilo que ano após ano fazem na antena dos principais canais norte-americanos), até a sala dos jogadores e a tensão que ali é vivida nas horas que antecedem e dura o Draft.
Os Cleveland Browns são a equipa sobre os holofotes nesta trama. Sonny Weaver Jr. (interpretado por Kevin Costner) é o General Manager (GM) dos Browns, pressionado pelos adeptos a recolocar a equipa no trilho do sucesso, apesar da grande contestação de que é alvo depois de ter despedido o próprio pai (entretanto falecido) do cargo de Head Coach da equipa.
O novo técnico exige um Running Back para repetir o sucesso que lhe valeu o anel de campeão em Dallas, com os Cowboys. O proprietário da equipa quer um Quarterback que promete fazer sensação (ao nivel de um Manziel). Mas Sonny tem as suas próprias ideias e a pressão virá de todos os lados. Até de equipas rivais com muitas ofertas para trocas de posição no draft.
O filme transporta-nos para aquela que será a realidade dos GM’s das equipas da NFL quando o dia do Draft chega. Muitas vontades para tentar satisfazer e uma panóplia de possibilidades que tornam a decisão muito difícil. Talvez a maioria dos adeptos não tenham essa ideia, achando que escolher um jogador é tão fácil como ir à praça escolher a fruta para levar para casa.
Com um bom ritmo, que prende ao ecrã os espectadores, Draft Day não entra no leque de filmes míticos sobre Futebol Americano, mas não deixa de ser um filme interessante para conhecer um pouco mais em pormenor a dimensão do Draft. Kevin Costner chama a si o filme com uma excelente interpretação, secundado pela bela Jennifer Garner. Nota ainda para as presenças no filme de alguns jogadores da NFL tais como Demario Davis, James Brewer, Ramses Barden, Zoltan Mesko e Stephen Hill, bem como famosos comentadores da NFL Network e da ESPN, como Rich Eisen, Mike Mayock, Deion Sanders, Chris Berman, Mel Kiper e Jon Gruden.
Uma curiosidade final para no filme os Seattle Seahawks aparecerem como a equipa que tem a primeiro round pick. Os argumentistas do filme conseguiram acertar em cheio ao colocarem a equipa campeã em título como a pior da época de 2013 (obviamente o filme foi rodado antes da época começar… mas é bom que não joguem Fantasy Football. É que as probabilidades de sucesso devem ser quase nulas!).