
Realização

Argumento

Interpretações

Realismo

Foco no FA

Any Given Sunday
“On any given Sunday you're gonna win or you're gonna lose. The point is – can you win or lose like a man?”
– Tony D’Amato (interpretado por Al Pacino)

Any Given Sunday
Realizado por um dos mais brilhantes realizadores norte-americanos da actualidade, Oliver Stone (dirigiu filmes míticos como Platoon, Nascido a 4 de Julho, JFK ou Nixon), Any Given Sunday é por muitos considerado o mais espectacular filme sobre Futebol Americano. Com um elenco de luxo, o filme dá a conhecer a realidade de uma equipa em crise, os Miami Sharks, à beira de ficar fora dos playoffs e privados do seu veterano quarterback (uma espécie de Peyton Manning), interpretado por Dennis Quaid, devido a lesão.
Como sempre polémico, Stone associa a realidade da modalidade a um mundo de egos gigantes, problemas de drogas e violência no jogo, para além dos tão importantes bónus que os jogadores recebem caso atinjam determinadas marcas individuais.
É esta a realidade com que se depara o experiente treinador Tony D’Amato (Al Pacino), também ele à beira do colapso na sua vida pessoal, obrigado a gerir com pinças uma equipa à beira do precipício. E pressionado pela dona do clube, Christina Pagniacci, brilhantemente interpretada por Cameron Diaz. Herdeira do cargo que pertencia ao seu pai, confronta-se com o dilema de mudar o clube de cidade, enquanto desespera por conquistar o anel de campeã, como o seu pai havia conseguido.
A película foi também a rampa de lançamento para Jamie Foxx, na altura a dar os primeiros passos em Hollywood. No papel de Willie Beamen, o terceiro quarterback dos Sharks, que se vê de repente lançado no jogo face às lesões dos seus colegas e com toda a responsabilidade nos ombros de liderar a equipa.
Any Given Sunday é um filme de uma intensidade e realismo impressionantes, que nos transporta para dentro do campo, como se pertencêssemos à equipa. A realização de Oliver Stone é, como sempre, brilhante. Mas as interpretações não ficam atrás. Al Pacino, Cameron Diaz, Jamie Foxx, Dennis Quaid, James Wood, LL Cool J e Matthew Modine são as estrelas principais de um elenco que confere uma enorme carga dramática ao filme. Nota ainda para o facto de entre o elenco figurar Lawrence Taylor, um dos melhores defesas de todos os tempos da NFL, sobre o qual já falámos a propósito da review do filme The Blind Side. Em Any Given Sunday, desempenha o papel de Luther 'Shark' Lavay, também ele um veterano defesa da equipa de Miami e referência da equipa.
Apesar de ser um filme de 1999, conseguimos encontrar paralelo com a actualidade da NFL, notando-se apenas diferenças nas regras que hoje existem, que limitam a violência do jogo, protegendo os seus intervenientes, algo que não se verificava à data do filme.
Marcantes são também muitas frases do filme, com particular destaque para a citação com que o filme abre, da autoria do mítico Vince Lombardi, que dá nome ao troféu do Super Bowl, e para o discurso motivacional de Tony D’Amato aos seus jogadores antes de um jogo decisivo para os Miami Sharks.
Simplesmente um filme a não perder para todos os amantes de Futebol Americano.
Comments are closed.