The Blind Side

João Malha 16 de Janeiro de 2013 Comentários fechados em The Blind Side
Overall Score
4

Realização

Argumento

Interpretações

Realismo

Foco no FA

The Blind Side

Conhecido como o filme que consagrou Sandra Bullock como uma actriz de referência, conquistando o Óscar de Melhor Actriz, entre outros prémios, como o Globo de Ouro, The Blind Side retrata a história de vida daquele que é hoje um dos Offensive Tackles de referência na NFL, Michael Oher, dos Baltimore Ravens, na película interpretado por Quinton Aaron.

The Blind Side

The Blind Side

A narrativa deste filme começa com um facto que para muitos dos amantes da NFL é desconhecido. O episódio que envolveu Lawrence Taylor, também conhecido por L.T., linebacker dos New York Giants na década de 80 e início de 90, e um dos melhores defesas da história do Futebol Americano. Foi numa Monday Night Football, frente aos Washington Redskins, que Taylor fez um sack a Joe Theismann que acabaria com a carreira do Quarterback da equipa da capital. Até hoje L.T. recusa-se a ver o vídeo do lance, tendo prontamente pedido a assistência ao seu adversário, que nunca culpou o defesa dos Giants pelo fim prematuro do seu percurso na NFL.

Serve esta introdução, narrada por Sandra Bullock com as imagens do jogo de 1985, para revelar o facto que poucos conhecem. A segunda posição mais remunerada numa equipa da NFL é, regra geral, o Left Tackle, atrás, obviamente, do Quarterback. E porquê? A resposta está neste episódio que envolveu Taylor e Theismann.

Como foco central de uma partida de Futebol Americano, o Quarterback tem de ser protegido pela sua Offensive Line. Tal como na condução, existe sempre um ângulo morto e é função do Left Tackle proteger essa área onde o Quarterback não consegue controlar. O chamado The Blind Side, que dá nome a este brilhante filme realizado e escrito por John Lee Hancock, em adaptação do livro de Michael Lewis, “The Blind Side: Evolution of a Game”.

The Blind Side

Originário de um dos bairros pobres de Memphis, no estado do Tennessee, Michael Oher deparou-se desde cedo com os problemas de consumo de álcool e drogas da sua mãe e as constantes condenações do seu pai, que o deixaram por largos períodos na prisão. O filme retrata já a adolescência de Oher e a sua entrada no Briarcrest Christian School, fruto das suas aptidões desportivas.

The Blind Side

The Blind Side

 

Com graves dificuldades de aprendizagem e socialização, o principal drama de Oher é não ter um tecto onde dormir. Contudo, como um anjo salvador, surge na sua vida Leigh Anne Tuhoy (Sandra Bullock), que mudou para sempre a sua vida.

Comovente e emocionante, o filme de John Lee Hancock foi um dos filmes de 2010 e permite-nos conhecer não só o drama de vida de Oher, como ter um contacto com aquilo que é o sistema desportivo escolar nos E.U.A., que leva ao desenvolvimento de grandes talentos nas mais variadas modalidades. The Blind Side dá também a conhecer a forma como se processa a escolha da faculdade para um jovem atleta do ensino secundário.

A interpretação de Sandra Bullock é, sem qualquer dúvida, o ponto alto de um filme tocante e a não perder, não só para os fãs do Futebol Americano, mas para todos os amantes da sétima arte. E onde se desconstrói o estigma de que o Futebol Americano é um desporto violento praticado por gente violenta.

About The Author

João Malha

Profissional da área de comunicação e marketing, e sempre ligado ao desporto, sempre me fascinou o conceito de showbiz dos norte-americanos no que toca à promoção de qualquer espectáculo desportivo. Quando em 2003, a SportTv transmitiu pela primeira vez o Super Bowl, com estrondosa vitória dos Buccaneers de John Gruden sobre os Raiders, a curiosidade cresceu e ano após anos comecei a seguir as transmissões do maior evento desportivo mundial. Mas como em tudo na vida (pelo menos na minha forma de estar), é preciso um motivo mais forte para nos agarrarmos às coisas. Uma paixão que nos alimenta. E foi isso que aconteceu em 2010, aquando da final de Miami, ganha pelos Saints frente aos Colts do lendário Peyton Manning. Nesse dia senti finalmente que aquela era a minha equipa! E o aparecimento da ESPN America ajudou a não mais largar este desporto espectacular, que sigo semanalmente. Na Week 1 da temporada 2012/2013, cumpri o sonho de ir ver um jogo dos Saints ao vivo, ao Mercedes-Benz Superdome. Não vi os Saints vencerem, mas quem sabe se não terei a oportunidade de dizer que assisti ao primeiro jogo na NFL de um dos maiores QB’s da sua história, Robert Griffin III. Ver os Saints ao vivo foi uma experiência única que me faz olhar para o desporto com outros olhos. Quero saber mais e mais sobre o jogo, a sua história, lendas, regras, tácticas, etc. Let’s play ball!!!!

Comments are closed.