
Realização

Argumento

Interpretações

Realismo

Foco no FA

The Blind Side
Conhecido como o filme que consagrou Sandra Bullock como uma actriz de referência, conquistando o Óscar de Melhor Actriz, entre outros prémios, como o Globo de Ouro, The Blind Side retrata a história de vida daquele que é hoje um dos Offensive Tackles de referência na NFL, Michael Oher, dos Baltimore Ravens, na película interpretado por Quinton Aaron.

The Blind Side
A narrativa deste filme começa com um facto que para muitos dos amantes da NFL é desconhecido. O episódio que envolveu Lawrence Taylor, também conhecido por L.T., linebacker dos New York Giants na década de 80 e início de 90, e um dos melhores defesas da história do Futebol Americano. Foi numa Monday Night Football, frente aos Washington Redskins, que Taylor fez um sack a Joe Theismann que acabaria com a carreira do Quarterback da equipa da capital. Até hoje L.T. recusa-se a ver o vídeo do lance, tendo prontamente pedido a assistência ao seu adversário, que nunca culpou o defesa dos Giants pelo fim prematuro do seu percurso na NFL.
Serve esta introdução, narrada por Sandra Bullock com as imagens do jogo de 1985, para revelar o facto que poucos conhecem. A segunda posição mais remunerada numa equipa da NFL é, regra geral, o Left Tackle, atrás, obviamente, do Quarterback. E porquê? A resposta está neste episódio que envolveu Taylor e Theismann.
Como foco central de uma partida de Futebol Americano, o Quarterback tem de ser protegido pela sua Offensive Line. Tal como na condução, existe sempre um ângulo morto e é função do Left Tackle proteger essa área onde o Quarterback não consegue controlar. O chamado The Blind Side, que dá nome a este brilhante filme realizado e escrito por John Lee Hancock, em adaptação do livro de Michael Lewis, “The Blind Side: Evolution of a Game”.
Originário de um dos bairros pobres de Memphis, no estado do Tennessee, Michael Oher deparou-se desde cedo com os problemas de consumo de álcool e drogas da sua mãe e as constantes condenações do seu pai, que o deixaram por largos períodos na prisão. O filme retrata já a adolescência de Oher e a sua entrada no Briarcrest Christian School, fruto das suas aptidões desportivas.

The Blind Side
Com graves dificuldades de aprendizagem e socialização, o principal drama de Oher é não ter um tecto onde dormir. Contudo, como um anjo salvador, surge na sua vida Leigh Anne Tuhoy (Sandra Bullock), que mudou para sempre a sua vida.
Comovente e emocionante, o filme de John Lee Hancock foi um dos filmes de 2010 e permite-nos conhecer não só o drama de vida de Oher, como ter um contacto com aquilo que é o sistema desportivo escolar nos E.U.A., que leva ao desenvolvimento de grandes talentos nas mais variadas modalidades. The Blind Side dá também a conhecer a forma como se processa a escolha da faculdade para um jovem atleta do ensino secundário.
A interpretação de Sandra Bullock é, sem qualquer dúvida, o ponto alto de um filme tocante e a não perder, não só para os fãs do Futebol Americano, mas para todos os amantes da sétima arte. E onde se desconstrói o estigma de que o Futebol Americano é um desporto violento praticado por gente violenta.
Comments are closed.