- Audible
Mudança de jogada na line of scrimmage, evocando senhas pré-definidas.
- Back
Jogador ofensivo que, normalmente, faz o jogo em corrida. As posições são o Running Back (também conhecido por halfback) que normalmente corre com a bola ou, no caso do full back (FB), protege a corrida com bola. O próprio QB é um jogador back que, também no caso de fazer uma jogada em corrida ou em certas jogadas de passe, pode ser também protegido pelo RB e pelo FB.
- Backfield
Jogadores ofensivos posicionados atrás da linha ofensiva. São obrigatóriamente 4 (o QB e 3 running backs), uma vez que 7 têm de estar na linha de scrimmage. Em algumas formações os treinadores dispensam os RB's e usam um leque maior de receivers de forma a obrigarem a linha defensiva a espalharem-se pelo campo. São as formações ofensivas com um "empty backfield".
- Ball Carrier
Jogador com a posse de bola.
- Blind Side
Como a expressão diz, é o lado cego, ou seja, o lado oposto da direção para onde o jogador com bola olha. No caso dos QB's podemos falar normalmente do lado esquerdo que é defendido pelo Left Tackler.
- Blitz
Estratégia defensiva, onde o Linebacker (LB) ou Defensive Back (DB), renunciam às suas normais responsabilidades de forma a pressionar o QB ou dificultarem o passe. Normalmente os corners e os safeties não entram, embora, em algumas variantes, um safety ou um corner possa entrar no esquema. Quando todos vão na jogada, temos a All Blitz.
- Block
Bloqueio a um jogador adversário impedindo-o de progredir no terreno ou alcançar um jogador da sua equipa (normalmente o Ball Carrier).
- Center
Ofensive Lineman (OL) responsável pelo snap e por blocar os Defensive Linemen (DL).
- Coin Toss
Lançamento da moeda ao ar no início do jogo ou prolongamento (overtime) para determinar a equipa que fica encarregue de iniciar o jogo através de um kick off (kicking team, e por isso é a equipa que vai defender na primeira jogada ou quem começa com a posse de bola (receiving team, equipa que vai atacar na primeira jogada).
- Completion
Passe dianteiro para um Receiver (WR ou Tight End-TE), com recepção completa da parte deste.
- Controlling the Clock
Estratégia de controlo de relógio, conservando a posse de bola, dando menos tempo de jogo à ofensiva contrária.
- Cornerback
Jogador Defensivo, responsável pela marcação ao Wide Receiver (WR).
- Cut
Mudança de direcção repentina , enquanto um jogador corre.
- Defensive Back
Membros da defesa secundária, com função de impossibilitar ou dificultar o trabalho dos receivers e de pressionar a linha ofensiva e o QB em jogadas defensivas do tipo blitz.
- Defensive Backfield
Zona do campo atrás da linha defensiva (DL-defensive line).
- Defensive End
Jogador Defensivo, que alinha nas pontas da Defensive Line [DL]
- Defensive Holding
Uso ilegal das mãos de forma a puxar ou conter um jogador contrário.
- Defensive Line
Linha de jogadores defensivos, que alinham opostos à ofensiva contrária. São a primeira linha de defesa.
- Defensive Lineman
Primeira linha defensiva responsável por parar o jogo ofensivo adversário (em corrida ou passe) ou tentar o sack frente ao QB.
- Defensive Tackle
Jogador Defensivo que alinha no interior da DL.
- Defesa
Unidade de 11 jogadores responsável por afastar a ofensiva contrária da sua End Zone.
- Delay of Game
Penalidade para a equipa que deixa o relógio expirar antes de efectuar o snap ou efectuar um pontapé (field goal). O tempo para o snap, depende das circunstâncias, mas varia entre os 40 segundos após o término do down anterior ou, em certos casos, 25 segundos (exº: após um injury timeout). A equipa defensvia também pode ser penalizada com "delay of game" no caso de demorarem em dar a bola ao árbitro (obrigatório após o fim de cada jogada), impedirem um jogador atacante de se levantar após uma jogada no caso
- Double Team
Dois jogadores defensivos que marcam apenas um jogador ofensivo, com intuito de o privar de completar uma jogada.
- Down
A cada Down corresponde uma jogada. O Down é assim uma jogada que a equipa atacante tem para fazer a bola avançar 10 jardas (cerca de 9 metros). A equipa atacante dispõe de 4 downs para avançarem 10 jardas (na CFL, a liga de football canadiana, as equipas dispõem apenas de 3 downs). Usualmente o 4º down é usado para pontapear a bola para o mais longe possível da end zone da equipa que tem a posse da bola e assim dar a posse desta à outra equipa, mas, sobretudo em jogadas perto do final do jogo e com a equipa em desvantagem, as equipas arriscam jogar a bola no 4º down. No caso de não alcançarem um 1st down ou de chegarem à end zone adversária, diz-se qe sofreram um turnover on downs"
- Drive
Uma série seguida de jogadas [Downs], que se inicia com a posse de bola ofensiva, até à entrega da mesma à equipa contrária ou até a marcação de um touchdown ou de um field goal. Corresponde à presença da linha ofensiva no terreno de jogo.
- Drop Back
Uma acção por parte do QB, onde depois do snap ele recua uma série de passos protegido pelo pocket, de forma a proceder ao passe.
- Drop Kick
Um pontapé de um jogador na bola, depois de ela cair ao chão
- Eligible Receiver
Jogador ofensivo que legalmente apanhou um passe para diante.
- Encroachment
Falta onde um defesa passa a linha de scrimmage antes do snap.
- End
Jogador Defensivo (Defense End) ou Ofensivo (o Tight End, por exemplo) que alinha nas extremidades da DL ou OL.
- End Line
Linha Final de Jogo.
- End Zone
Área de 10 jardas no topo de cada lado do campo.
- Extra Point
Depois de um TD é permitido à equipa que o marcou, pontapear aos postes para marcar um ponto extra. A esse pontapé dá-se o nome de Point After Touchdown ou PAT em linguagem abreviada.
- Face Mask
Falta que consiste em agarrar a parte fronteira do capacete de um outro jogador.
- Fair Catch
Quando um jogador que se prepara para um returning run (num punt ou num kickoff), estende o braço antes de tocar na bola, não permitindo a nenhum jogador contrário placar esse mesmo jogador.
- Fair Catch Interference
Nenhum jogador pode interferir num punt ou kick returner se este apanhar a bola depois de ter assinalado uma Fair Catch.
- False Start
Infracção na qual um jogador ofensivo se move antes do Snap.
- Field Goal
Forma de pontuar, chutando a bola para os postes, localizada na End Zone opositora, conseguindo assim 3 pontos.
- Field Judge
Árbitro que trabalha atrás da Linha Defensiva (Secondary).
- Field Position
Localização da bola no campo de jogo.
- First and Ten
Situação, onde uma equipa (ofensiva) se encontra no seu 1º Down, e tem de percorrer 10 jardas para conseguir outro 1º Down. Primeira jogada de cada série de um total de 4.
- Flanker
Jogador encarregue de receber o pass.
- Flood
Estratégia Ofensiva que concentra para uma determinada área do campo mais jogadores ofensivos do que defensivos.
- Formation
Alinhamento pré-estabelecido, usado pelas linhas ofensivas ou defensivas. Esta formação depende de cada situação e é determinada pela jogada que pretende usar a qual é, normalmente, comunicada ao QB ou ao capitão da defesa, pelos Coordenadores Ofensivos e Defensivos através de um sistema áudio que o capacete destes 2 jogadores têm.
- Foul
Violação a uma regra do jogo.
- Foward Pass
Lançamento da bola numa direção frontal, para obtenção de jardas. Não é permitido mais do que um passe para a frente em cada jogada, mas podem ser feitos passes para trás nessa mesma jogada, que são designados no football como laterals.
- Foward Progress
Obtenção de jardas positivas por parte do Ball Carrier.
- Free Kick
Pode ser usado em duas situações, embora sejam muito raras: após um safety, onde a equipa atacante é apanhada na sua end zone pela defesa, sofrendo 2 pontos por isso e devolve a bola ao adversário com um pontapé das suas 20 jardas ou depois de um fair catch, quando a equipa que tem a bola decide tantar um pontapé aos postes, o chamado fair catch kick.
- Free Safety
Jogador Defensivo que alinha no fundo da Secondary, encarregue de defender os passes longos.
- Freeze
Congelar a posse da bola
- Fullback
Jogador Ofensivo que alinha no Backfield ofensivo e tem a responsabilidade de blocar para o QB fazer um passe ou o RB correr.
- Fumble
Quando um jogador Ofensivo perde a posse da bola, antes da jogada ter sido dada como terminada pelo árbitro.
- Gap
Espaço "aberto" entre os jogadores ao longo da line of scrimmage.
- Goal Line
Linha Física que separa, em ambos os topos do campo, a End Zone do campo de jogo.
- Goalpost
Postes fixos nas extremidades de ambas as End Zone, onde o Kicker de cada equipa tenta, com o seu remate, fazer com que a bola passe entre os postes.
- Gridiron
Termo pelo qual também é designado o futebol americano. Corresponde à designação que se usava para nomear as primeiras versões do jogo que se jogava nos EUA e Canadá.
- Guard
Membro da OL. Existem 2 Guards na OL e alinham um de cada lado do Center.
- Gunner
Membro da Special Team especializado em placar o Punt Returner.
- Hail Mary
Jogada Ofensiva onde o QB atira a bola para a End Zone, sem nenhum alvo, apenas esperando que um elemento da sua equipa a apanhe.
- Halfback
Jogador Ofensivo que alinha no seu Backfield e que carrega a bola em Jogadas Corridas.
- Handoff
Acto de entregar a bola em mãos a outro jogador.
- Hands Team
Equipa especializada em recuperar Onside Kicks.
- Hang Time
Duração do tempo de voo de uma bola depois de um Punt.
- Head Linesman
Árbitro auxiliar que alinha em cima da line of scrimmage.
- Helping the Runner
É considerada falta quando um jogador da mesma equipa puxa o seu Ball Carrier, ajudando-o a seguir em frente e a conquistar jardas.
- Hitch and Go
Uma finta realizada por um Receiver, ameaçando mudar a sua direção ou para a esquerda ou para a direita, quando a sua intenção é seguir em frente, para apanhar um Deep Pass.
- Holder
Jogador que segura na bola e posiciona a mesma para o Kicker tentar um pontapé aos postes num field goal ou num PAT.
- Holding
Acção ilegal onde um jogador impede o seu adversário de avançar puxando-o.
- Hole Number
Número atribuído a cada Gap ou cada espaço entre os OL e TE.
- Hook and Ladder
Jogada de passe que ocorre quando um receiver apanha um passe na line of scrimmage. Esse mesmo jogador atira a bola lateralmente para outro colega de equipa que já corre "embalado" na direcção da End Zone.
- Hot Receiver
Um Receiver pré-definido, que na iminência de uma Blitz, vai ser direcionado para ele um passe curto e rápido.
- Huddle
Quando os 11 jogadores de uma equipa se reúnem para definir a próxima jogada.
- Hurry-Up Offense
Estratégia Ofensiva, para ganhar o máximo de jardas possíveis, em curtos espaços de tempo.
- I-Formation
Formação Ofensiva que se assemelha com um I, pois os 2 RB alinham diretamente atrás do QB.
- Illegal Formation
Formação Ofensiva ilegal que ocorre quando estão menos de 7 jogadores na line of scrimmage.
- Illegal Motion
Movimento ilegal em que 2 jogadores Ofensivos estão em movimento, ao mesmo tempo, antes do Snap.
- Illegal Procedure
Falta que deriva de movimentos por jogadores Ofensivos antes do Snap.
- Illegal Shift
Falta Ofensiva que ocorre quando um dos 2 jogadores em movimento simultâneo não consegue reposicionar-se ao mesmo tempo.
- In Bounds
Área que abrange todo o campo dentro das linhas.
- Incomplete Pass
Passe dianteiro que toca no chão antes de o Receiver a conseguir apanhar ou uma bola que o jogador apanha fora do campo.
- Incompletion
Passe dianteiro, que toca no chão antes de o Receiver ter oportunidade de controlar a bola
- Ineligible Receiver Downfield
Falta Ofensiva que acontece quando um Receiver se coloca alinhado com a line of scrimmage e não bloca nenhum jogador adversário no momento do Passe.
- Intentional Grounding
Este tipo de falta pode-se verificar em variadas situações, mas o seu fundamento resulta em saber se, quando um QB se "desfaz" da bola, o fez dentro das regras previstas. Exemplos: 1- Depois do sSnap, o QB não se move e atira a bola, bem para o fundo do campo. Como este passe não visava nenhum Receiver, pois nenhum se encontra perto do sitio para onde a bola se deslocou, é então convocado o Intentional Grounding. 2- O QB é perseguido para fora do seu Pocket e, na iminência do Sack atira a bola para fora do
- Interception
O QB realiza um passe mas este é interceptado por um Defesa. A posse da bola é então entregue à equipa contrária.
- Interference
Quando o defesa impede ilegalmente um jogador avançado de apanhar a bola ou quando um atacante provoca um contacto no defesa para se libertar impedindo-o de defender o passe.
- Key
Formação ou uma troca de formação repentina, que serve como pista, para adivinhar por qual lado vai o jogo corrido passar.
- Kick
Dependendo das situações, refere-se a: Field Goal; Extra Point; Kickoff ou Punt.
- Kick Returner
Jogador do Special Team, especializada em retornar Kickoffs. O objetivo desta unidade é progredir o máximo de jardas no terreno ou até mesmo converter o TD.
- Kicker
Jogador encarregue de converter Extra Points, Field Goals e Kickoffs.
- Kicking Game
Aspectos do jogo que envolvem: Kickoffs; Field Goals; Extra Points; Punts e Free Kicks
- Kicking Opponent
Acto Ilegal em que um jogador pontapeia um adversário.
- Kickoff
Pontapé de início do jogo ou da 2ª parte do jogo ou recomeço do jogo após pontuação da equipa adversária (TD, field goal ou safety), onde uma equipa entrega ao opositor a posse de bola.
- Lateral
Passe lateral ou de costas, de um jogador para outro, que deve ser dirigido em paralelo ao ponto de passe ou para trás, podendo ser feito em qualquer altura, por qualquer jogador.
- Line Judge
Arbitro auxiliar que se posiciona do lado contrário do Head Linesman.
- Line Of Scrimmage
Linha Imaginária assinalada pela colocação da bola no terreno e que divide as duas equipas antes do Snap.
- Line To Gain
Termo que indica a distância a percorrer para converter o 1º Down.
- Linebacker
Jogador Defensivo que alinha atrás da DL. Faz parte da segunda linha de Defesa.
- Lineman
Jogador Ofensivo ou Defensivo, que em cada jogada, alinha na line of scrimmage.
- Live Ball
O período de uma jogada, durante o qual, a bola é considerada em jogo.
- Long Snapper
Jogador [C] especializado em longos Snaps.
- Loose Ball
Momento do jogo durante o qual nenhuma das equipas tem posse efectiva da bola.
- Man In Motion
Jogador Ofensivo que se desloca paralelamente da line of scrimmage, enquanto o QB invoca Audibles.
- Man-To-Man Coverage
Jogada defensiva onde cada DB marca um Receiver especifico.
- Middle Guard
Defensive Tackle que alinha em frente ao Center opositor na tática 3-4.
- Midfield
Meio campo. onde se localiza a linha das 50 jardas.
- Motion
Quando um jogador ofensivo se move lateralmente atras da Line Of Scrimmage, ates do Snap
- Mousetrap
Tática de Bloco onde é permitido a um jogador defensivo passar pela OL apenas para ser Blocado por um jogador atrás desta linha.
- Multiple Offense
Estratégia Ofensiva que utiliza diferentes tipos de formações.
- Necessary Line
Linha que é necessário passar, para assegurar um novo 1º Down
- Neutral Zone
Área entre a line of scrimmage em que nenhum membro da equipa pode estar a não ser a pessoa que segura a bola, e efectua o Snap (o center).
- Nickel Back
Um Defensive Back extra, quando se advinha uma jogada de Passe.
- Nickel Defense
Ocorre quando se retira um LB da formação defensiva e este é substituído por um 5º DB.
- Nose Guard/Tackle
Jogador Defensivo que alinha naline of scrimmage em frente do Center adversário.
- Off-Tackle
Jogada corrida, pelo Strong Side, e que tem como vantagem um espaço providenciado pelo OT, TE e FB
- Offending Team
Equipa que cometeu uma Falta.
- Offense
Equipa que tem a posse de bola com o objetivo de avançar no terreno e entrar dentro da End Zone contrária.
- Offensive Backfield
Área do campo de jogo imediatamente atrás dos Ofensive Linemen.
- Offensive Holding
Falta, onde um jogador Ofensivo, impede um Defesa de avançar agarrando-o com as mãos ou braços
- Offensive Line
Os 5 jogadores Ofensivos, que alinham em cima da Line Of Scrimmage. Têm como objetivos proteger os QB e blocar para os Ball Carriers
- Offensive Pass Interference
Falta, cometida por um jogador Ofensivo, que impede a oportunidade de um jogador Defensivo intercetar um Foward Pass. Também se verifica, quando um jogador Ofensivo agarra o seu Defesa, ganhando de forma ilegal vantagem sobre o mesmo.
- Officials
Equipa de árbitros, com equipamento preto e brancos às riscas verticais.
- Offside
Penalidade, que ocorre quando uma parte do corpo de um Defesa, está para lá da sua Line Of Scrimmage
- Onside Kick
Tentativa da Kicking team, em recuperar a posse de bola, mesmo quando tem de a devolver
- Open Receiver
Receiver que eliminou a sua marcação e se encontra isolado
- Open Up Holes
Afastar para o lado um defesa, de forma a criar um corredor para a passagem do Ball Carrier
- Option
Jogada Ofensiva, na qual o QB escolhe se opta por uma jogada corrida ou uma jogada de Pass
- Out Of Bounds
Área além das linhas laterais e linhas finais
- Out Of Bounds At The Snap
Um jogador não pode entrar dentro do campo de jogo, após o Snap
- Outside
Direção para a Sideline (linha lateral)
- Overtime
Período extra de jogo que resulta de um empate, no tempo regulamentar.
- Pass
Acto de passar a bola a outro jogador
- Pass Defender
Jogador Defensivo que tem como objetivo, dificultar ou até mesmo impedir o jogo de Pass da equipa contraria
- Pass Interference
Ilegalmente, um jogador priva outro de conseguir apanhar um Foward Pass
- Pass Patern/Pass Route
Rotas de corrida ou fuga, na tentativa de isolar Receivers
- Pass Protection
Esquemas de bloco por parte de jogadores Ofensivos, de forma a impedir que os Defesas cheguem ao QB, em jogadas de Pass
- Pass Rush
Tentativas pela Defensiva em placar o QB antes de ele completar um pass
- Passing game
Ataque Ofensivo, com base no seu jogo aéreo
- PAT
Depois de um TD, é permitido à equipa que pontuou, marcar um ponto extra, através de um pontapé aos postes.
- Penalty
Penalização por violação das regras
- Personal Foul
Ato ilegal que coloca em risco a integridade física de outro jogador
- Pick
Outro termo para Interception
- Pick (Tatics)
Jogada Ofensiva, onde 2 Receivers correm cruzados (numa trajetória em X) e na sua intercepção, um bloca o DB do outro colocando um Receiver sem marcação.
- Pick-Off
Outro termo para Interception
- Piling On
Acto ilegal, onde um ou vários jogadores, procuram o contacto físico com um jogador adversário, que já foi placado
- Pistol Formation
Formação de Pass, onde o QB alinha 3 a 4 jardas atrás do Center
- Pitch
Acto após o Snap, onde o QB executa um arremesso baixo da bola para o RB, que se move lateralmente em relação ao seu QB. Iniciam assim uma jogada de jogo corrido
- Pitch-Out
Outro termo para Pitch
- Placekick
Remate, onde a bola está fixa ao chão, por um Tee (suporte para a bola), ou por um outro jogador
- Placekicker
Outro termo para Kicker
- Play
Acções que seguem o Snap
- Play Clock
Relógio físico, localizado nas extremidades das End Zones, que limita o tempo disponível que uma equipa usufrui entre jogadas
- Play-Action Pass
Jogada de Pass, em que o QB finge um Handoff para o seu RB, recuando para efectuar um Pass
- Playbook
Livro que contém todas as jogadas, termos e estratégias de uma equipa
- Playmaker
Jogador capaz de realizar grandes jogadas e grandes ganhos, na Ofensiva. Na Defensiva são jogadores capazes de realizar muitos Sacks, criar Turnovers, ou geralmente acabam jogadas em cima ou antes da Line Of Scrimmage
- Pocket
Área de proteção providenciada para o QB pela sua OL. A OL recua em torno do seu QB e criando assim um muro de proteção
- Point After Touchdown
Outro termo para Extra Point
- Pooch Kick
Usado quando uma equipa enfrenta um perigoso Kick Returner ou se encontra numa situação de fim de jogo, ou fim da 1ª metade
- Possession
Quando uma equipa tem controlo da bola, considera-se que essa equipa tem posse da mesma
- Post
Rota de Pass, onde o WR se desloca depois da Line Of Scrimmage em linha reta 10 a 20 jardas, fazendo uma mudança repentina de direção (de cerca de 45ºgraus), em direção à baliza no fundo da End Zone
- Power Sweep
Jogada corrida, onde 2 ou mais OL abandonam a sua posição na Line Of Scrimmage para abrir caminho, blocando para o avanço do RB
- Previous Spot
Exato local onde a bola se posicionava antes de uma jogada
- Primary Receiver
É o Receiver designado como alvo principal, numa determinada jogada
- Pulling
Sempre que um OL abonadona a sua posição na Line Of Scrimmage para blocar um outro defesa que não seja aquele que se encontra à sua frente antes do Snap
- Pump Fake
Simulação de Pass por parte do QB, que se baseia na imitação um lançamento para um Receiver, mas, este nunca chega a largar a bola
- Punt
Remate protagonizado pelo punter. Usualmente no 4º Down quando uma equipa tem de devolver a posse de bola à outra equipa
- Punt Return
Correr com a bola após a sua devolução da outra equipa por via de um Punt
- Punter
Jogador que alinha atrás da Line Of Scrimmage, substitui o QB e apanha um longo Snap do Center para rematar a bola o mais fundo que puder no campo adversário
- Pylon
Pequenos marcadores laranjas que sinalam os 4 cantos da End Zone
- Quarter
1 Período de jogo. Na NFL e College um jogo é constituído por 4 Quartos de 15 minutos
- Quarterback
Jogador Ofensivo que recebe a bola após o Snap, e que sabe antes de cada jogada se vai entregar a bola ao seu RB, ou fazer uso do seu jogo de Pass
- Quarterback Rating
Formula que calcula a eficácia de um jogo de Pass de um QB
- Quarterback Sneak
Jogada Ofensiva onde depois de um Snap, o QB corre com a bola, fazendo uso do seu próprio jogo corrido
- Quick Count
Em todas as jogadas faz-se o count para o snap. Num quick count esta contagem é mais rápida de forma a apanhar a defesa desprevenida
- Quick Kick
Quando uma equipa Ofensiva se alinha, como se fosse protagonizar uma jogada ofensiva normal, mas, estrategicamente surpreende o adversário com um Punt
- Reading The Defense
Acto de adivinhar as intenções da Defesa contrária antes de uma jogada
- Ready List
Lista de jogadas para um jogo
- Receiver
Jogador Ofensivo, cuja função é apanhar a bola que deriva do jogo de Pass
- Reception
Quando um Receiver apanha a bola depois da Line Of Scrimmage
- Recover
Obter controlo de um Fumble
- Red Dog
Outro termo para Blitz
- Red Zone
Área que se situa nas 20 jardas defensivas de cada equipa. É uma zona de pressão para ambas as equipas, pois existe a pressão de converter o TD, ou evitar o mesmo. Portanto nesta área, mudam-se algumas estratégias. Por exemplo no lado do Ataque, táticas que visem a profundidade do jogo aéreo são postas de lado, pois no máximo cada equipa apenas tem 40 jardas para trabalhar. Uma Defesa não quer os seus adversários dentro da sua Red Zone, por isso os seus esforços vão não só para evitar a entrada dos mesmos na sua End Zone, bem como limitar os seus Downs, cedendo poucas ou nenhuma jarda, durante cada jogada
- Referee
Árbitro que controla o jogo e é a autoridade máxima dentro de Campo. A sua grande tarefa para além de fiscalizar o jogo, é anunciar todas as irregularidades
- Return
Acto de propgressão no terreno, depois da mudança de posse de bola
- Return Yards
Jardas ganhas depois de um Return
- Returner
Jogador que devolve Kickoffs ou Punts
- Reverse
Jogada onde o RB corre com a posse da bola numa direção paralela á Line Of Scrimmage e entrega a bola em mãos a um WR que corre também paralelamente à Line Of Scrimmage, só que este o faz no sentido contrário
- Roll
Movimentações por parte do QB, para fora do Pocket antes de efetuar um Pass
- Roll Out
Outro termo para Roll
- Rookie
Jogador na sua 1ª época ao serviço da NFL
- Roster
Lista de jogadores de uma equipa
- Roughting The Kicker
Procurar contacto físico com o Kicker depois de ter sido efetuado o Kick
- Roughting The Passer
Procurar contacto físico com o QB depois de ele ter efetuado o Pass
- Route
Direções e distâncias pré-determinadas que o Receiver percorre para apanhar o Pass
- Runback
Devolver um Kickoff, Punt, Fumble ou Interception
- Running Back
Jogador Ofensivo que corre com a bola. Na maioria das jogadas corridas, os RB alinham no Offensive Backfield
- Running Into The Kicker
Criar contacto físico com um Punter ou Kicker, após o Kick. Uma situação não tão séria quanto Roughting The Kicker
- Running Out The Clock
Estratégia de jogo, que envolve a execução repetida de jogadas simples que permitam fazer que o relógio do jogo continue a contar. Desta forma a margem para a Ofensiva adversária trabalhar é mais reduzida, pois esta estratégia obviamente acelera o fim do jogo
- Running Play
Jogada em que uma Ofensa tenta avançar com a bola sem o uso de um Foward Pass
- Rush (Defensiva)
Exercer pressão sobre o QB, de forma a conseguir o Sack ou forçá-lo a um mau lançamento
- Rush (Ofensiva)
Avançar com a bola para depois da Line Of Scrimmage
- Sack
Qualquer Tackle a um QB atrás da sua Line Of Scrimmage
- Safety
Jogador Defensivo mais recuado da Secundary
- Safety (Pontuação)
Pontuação de 2 pontos por uma Defesa que conseguiu frente a um qualquer jogador Ofensivo um Tackle, na sua própria End Zone
- Safety Blitz
Jogada Tática onde os Safeties avançam para o Rush
- Safety Valve
Passe curto para um RB quando o QB não encontra nenhum Receiver livre
- Scheme
Termo utilizado para descrever as formações Ofensivas e Defensivas, bem como as estratégias de cada equipa
- Scramble
Táctica onde o QB se move atrás da Line of Scrimmage, de forma a evitar o Sack, enquanto ganha tempo para encontrar um Receiver livre
- Scrambler
Um QB com grande capacidade de movimentação para evitar Sacks e ganhar tempo para os seus Receivers
- Screen Pass
2 OL blocam para um RB que recebeu um Foward Pass curto
- Scrimmage
Acções entre as duas equipas quando se dá o Snap
- Secondary
Jogadores Defensivos que alinham atrás dos LB e que basicamente defendem o Pass. Faz também referencia à área defendida pelos DB
- Series
O conjunto de 4 Downs que uma equipa dispõe para avançar 10 jardas
- Shift
Movimentações de um ou mais jogadores para diferentes posições antes do Snap
- Shotgun
Formação de ataque em Passe onde o QB alinha 5 a 7 jardas atrás do Center
- Side judge
Árbitro que se localiza 20 jardas atrás da Line of Scrimmage, no Backfield Defensivo
- Sidelines
Linhas laterais do campo
- Signal
Códigos que as equipas utilizam para evocarem jogadas
- Signal Caller
Jogador que transmite as jogadas no Huddle ou na Line Of Scrimmage
- Slant
Rota de um Receiver que se inicia num deslocamento rectilenio e que posteriormente desvia a sua rota num angulo de 45 graus
- Slot
Espaço entre a OL e um Receiver
- Snap
Acção onde o Center entrega a bola em mãos ou num lançamento ao seu QB, Kicker ou Punter
- Spearing
Cabecear outro jogador com a parte superior do Capacete
- Special Teams
Grupo de jogadores que actua durante Kicks ou Punts
- Spike
Acto de lançar a bola ao chão
- Spiral
Trajetória espiral que uma bola descreve no voo de um Passe
- Split End
Outro nome para WR
- Spot
Local exacto onde o árbitro considera que a jogada acabou
- Square In
Um Pass Pattern, onde um jogador inicia a corrida em direção ao fundo do campo, mas repentinamente muda de rota, em direção ao centro do campo
- Square Out
Um Pass Pattern, onde um jogador inicia a corrida em direção ao fundo do campo, mas repentinamente muda de rota, em direção às linhas laterais
- Squib Kick
É um Kickoff baixo, onde a bola costuma rebolar no chão, até ser apanhada pelo Kick Returner
- Stance
Posição/Postura que um jogador assume antes do Snap
- Stiff Arm
Quando um Ball Carrier utiliza os braços na área da cabeça ou do peito de um adversário, para não sofrer um Tackle
- Striking The Official
Nenhum jogador pode atentar contra um Official
- Striking The Opponent
Nenhum jogador pode agredir outro
- Strong Safety
Jogador Defensivo que geralmente alinha na Secondary para ajudar na cobertura ao Pass. Mas frequentemente também se posiciona junto à Line Of Scrimmage, de forma a ajudar a parar o jogo corrido. Normalmente é o SS que marca o TE
- Strong Side
Lado onde alinha o TE na sua formação Ofensiva
- Stunt
Uma manobra de Pass Rush onde 2 DL mudam a sua rota para o QB, na esperança de confundir a OL
- Substitution
Acto de substituir um jogador por outro
- Succeeding Spot
Lugar onde começa a próxima jogada
- Suicide Squad
Grupo de jogadores que actua durante Kicks ou Punts, e correm pelo campo para parar a Return Team
- Sweep
Jogada Corrida onde 2 ou mais OL abandonam a sua posição na Line Of Scrimmage, correm pela Outside, para blocar e abrir caminho para o Ball Carrier
- T-Formation
Formação Ofensiva onde o QB alinha imediatamente atrás do Center com 2 RB. Formam assim um T que deriva dos jogadores que estão posicionados na OL mais aqueles que se encontram alinhados atras do C, no Backfield
- Tackle (Manobra)
Derrubar um jogador Ofensivo com a posse de bola
- Tackle (Posição)
Um tipo de jogador que alinha na OL e na DL
- Tackle Box
Área criada entre os 2 Offensive Tackles antes do Snap
- Tailback
Jogador Ofensivo cuja função principal é correr com a bola. É também o jogador mais recuado do Backfield Ofensivo
- Takeaway
Quando um Defesa força um Fumble e recupera essa bola, ou quando se verifica uma Interception
- Territory
Metade do campo defendida por uma determinada equipa
- Third-And-Long
Situação onde uma equipa Ofensiva se encontra forçada a percorrer uma distância muito considerável, para conquistar o 1st Down
- Three-And-Out
Expressão utilizada para descrever o facto de o ataque ter esgotado as 3 tentativas para chegar ao 1º Down, e encontra-se num 4º Down, sendo forçado a devolver a posse de bola ao adversário
- Three-Point Stance
Posição característica dos Lineman, que se define pelo facto do jogador adoptar três pontos de contacto com o chão, antes do Snap
- Throwaway
Passe para fora das linhas laterais, quando um QB se encontra fora do seu Pocket, e não encontra nenhum Receiver isolado. O QB tem este tipo de atitude quando se vê na iminência de sofrer um Sack
- Tight End
Jogador Ofensivo que alinha na Linne Of Scrimmage, e que tanto pode ter funções de Bloco, bem como funções de Receiver
- Time Of Possession
Quantidade de tempo de posse de bola que uma equipa tem relativamente à equipa adversária
- Time Out
Paragem no jogo, requerida pelas equipas ou pelos Officials
- Too Many Men On The Field
São apenas permitidos 11 jogadores em campo por cada equipa. É portanto ilegal uma equipa ter mais de 11 jogadores no campo
- Touchback
Acto onde a jogada é considerada morta atrás ou em cima da Goal Line de uma equipa na sequência de um Kickoff, Punt, Interception ou Fumble
- Touchdown
Jogada de pontuação, onde um jogador ultrapassa a Goal Line adversária, com posse efectiva da bola.
- Trap
Uma jogada Básica de bloco, em que é permitido um Defensive Lineman, passar pelos Offensive Line, apenas para ser blocado por um jogador atras destes
- Trenches
Área que envolve a Linne Of Scrimmage
- Tripping
Usar a perna ou um braço para um jogador adversário tropeçar é Ilegal
- Turn In
Rota de Passe, onde o Receiver corre em direcção à End Zone e de repente muda de direcção para o meio do campo
- Turn Out
Rota de Passe, onde o Receiver corre em direcção à End Zone, e de repente muda de direção para a Side Line
- Turnover
Perda da posse de bola via Fumble ou Interception
- Two-Minute Warning
Timeout no fim de cada metade, para assinalar os 2 minutos restantes de jogo
- Two-Point Conversion
Jogada de pontuação, imediatamente após o TD, onde a equipa que pontuou pode, marcar mais dois pontos, caso ultrapassea Goal Line através de corrida ou Passe.
- Umpire
Árbitro auxiliar que alinha do lado Defensivo, 5 jardas atrás da Line Of Scrimmage,
- Unbalanced Line
Refere-se a formações Ofensivas na qual há um desequilíbrio no nº de Linemens de cada lado da bola. Ou seja um lado tem mais jogadores que outro
- Under Center
Refere-se ao QB quando alinha directamente atrás do Center antes do Snap
- Unnecessary Roughness
Jogada ilegal onde os Árbitros consideram que um jogador usou uma abordagem violenta para parar o seu adversário
- Unsportsmanlike Conduct
Qualquer pessoa que agride verbalmente ou fisicamente um Árbitro um jogador adversário ou tem um comportamento considerado violador das regras do fair-play (exº: excesso de celbrações após uma jogada).
- Upman
Todos os jogadores da Return Team, que actuam durante o Kickoff são chamados de Upman, com exceção ao Kickoff Returner
- Uprights
Postes verticais da baliza
- Veer
Jogada corrida onde a bola é entregue ao RB e que a rota de corrida é determinada pelos deslocamentos dos OL
- Weak Side
Lado Ofensivo oposto a onde alinha o TE
- Wide Receiver
Jogador Ofensivo que alinha perto da Line Of Scrimmage. O seu objectivo principal é receber Passes do QB
- Wideout
Outro termo para Receiver ou Wide Receiver
- Wildcat Offense
Filosofia Ofensiva que dita que o RB também pode receber diretamente um Snap do Center
- Wing Back
RB utilizado na formação Wing
- Wishbone Formation
Formação Ofensiva, que resulta da conjugação simultânea de 1 Fullback e 2 Halfbacks
- X-Receiver
WR que alinha em cima da Line Of Scrimmage, no lado esquerdo da formação
- Y-Receiver
Designação usada para identificar o terceiro Receiver em jogo
- Z-Receiver
Referente ao WR que alinha fora da Linne Of Scrimmage