LPFA 8 – Semana 8

André Amorim 10 de Janeiro de 2017 Jogos LPFA, Portugal Comments

LPFA 8 – Semana 8

O primeiro fim-de-semana da Liga Portuguesa de Futebol Americano trouxe alguns duelos antecipados e o primeiro “Friday Night Lights” da história da competição.

Friday Night Lights

O campo do Sport Lisboa e Olivais foi o palco do primeiro Friday Night Lights da história da Liga Portuguesa de Futebol Americano. Frente a frente tivemos as duas únicas equipas que conquistaram títulos nacionais, os Lisboa Navigators (6 vezes campeões nacionais) e os Lisboa Devils (uma vez e actuais campeões).

O jogo foi praticamente de sentido único com os Lisboa Devils a dominarem, ofensivamente, defensivamente e nas equipas especiais os visitantes. A meio do segundo quarto o resultado já estava fixado nos 34-0 com dois touchdowns de corrida para Willian La’Prado, um passe de Joey Bradley para Collin Franklin, uma pick six de Filipe Conceição e um punt retornado por David Silva.

Na segunda parte os Devils continuaram a dominar mas os Navigators acabariam por conseguir ainda marcar um touchdown com Nélson Fidalgo a ser a figura de destaque no ataque dos Navigators ao receber um passe do quarterback Yousef Hassan. Os restantes touchdowns dos Devils foram marcados por Jerónimo Sebastião que correria para um, Willian La’Prado faria ainda outro, Joey Bradley também correria para um e,  Pedro Flores receberia um passe de Joey Bradley para encerrar a contagem. O resultado final foi de 70-6 para a equipa dos Devils que segue invicta. Os Navigators começam a ver as suas hipóteses de chegar aos playoffs mais escassas.

Duelo no Algarve

Os Porto Mutts e Algarve Sharks tiveram duelo marcado para o primeiro fim-de-semana de 2017 em Portimão. O jogo começou com sentido único para a equipa da casa que acabaria por marcar dois touchdowns de seguida. O primeiro foi numa fumble recuperado por Nicholas Slater onde os dois pontos não seriam bem convertidos. Praticamente de seguida John Holloway encontraria Preston Bailey para dar novos pontos para os visitantes. Na conversão de dois pontos Guilherme Vieites dava a vantagem de 14-0 para a sua equipa.

O segundo e terceiro quarto do encontro foi dominado por defesas com ninguém a permitir pontos.

Já no último quarto do encontro os Mutts fizeram um comeback incrível e marcariam primeiro por intermédio de Gonçalo Zeller ao receber um passe de João “Train” Marques. O segundo touchdowns seria da autoria do mesmo João “Train” Marques que faria uma pick six. Com cerca de 1 minuto no placar os Mutts optaram por ir para dois pontos mas a equipa dos Sharks conseguiu parar o avanço dos visitantes e segurou uma importante vitória.

O resultado final foi de 14-13 para os Sharks  que, desta forma, dão aos Mutts a primeira derrota da temporada.

Duelo em Cascais

Em Cascais os Cascais Crusaders recebiam os Algarve Pirates e esperavam regressar às vitórias.  O jogo foi praticamente de sentido único com os Crusaders a vencerem de forma esclarecedora com o parcial de 72-12.

Os touchdowns dos Crusaders foram marcados por Juzz Tiny (5), Duarte Antunes (2), João Jesus (3) de passe com Manuel Farano a ser o quarterback. O último touchdowns foi de João Miranda num touchdown defensivo. O kicker de serviço foi Miguel Nunes.

Já para os visitantes, os dois touchdowns foram de autoria de João Marreiros a passe de Alexandre Ascenção.

About The Author

André Amorim

Desde pequeno que adoro desporto e tive a oportunidade de fazer alguns, individuais e colectivos. O Futebol Americano surgiu na minha vida era eu um adolescente e desde então que estou ligado ao mesmo e tive a oportunidade de acompanhar o seu crescimento pelo Mundo e em particular no nosso Portugal. Competi durante seis anos nos Lisboa Navigators, tive a oportunidade de realizar jogos internacionais em Espanha e de me sagrar por quatro vezes campeão nacional de Futebol Americano. Mas foi em 2013 que aceitei um desafio maior e me juntei a um novo projecto, os Lisboa Devils, para assumir as funções de Head Coach. Durante todo este percurso, sempre tive ligado à divulgação e comunicação do desporto e fundei o FA Portugal, uma "entidade" que tenta reunir todos os jogadores, seguidores e amantes do futebol americano em Portugal e, em particular, da Liga Portuguesa de Futebol Americano. Aquilo que mais gosto do Futebol Americano é a capacidade que tem de nos fazer mudar processos nas nossas vidas e nos fazer crescer, quer seja como atletas, quer seja como pessoas perante a vida. Na NFL sou um "Niner" e dos meus maiores sonhos é um dia ter a oportunidade de ir a San Francisco e ver um jogo dos meus 49ers, algo que já consegui fazer mas numa das suas incursões a Londres.