Ei, Manning! Eu to aqui!

Guilherme Cohen 17 de Janeiro de 2014 NFL Comments
Peyton Manning

Ei, Manning! Eu to aqui!

De fato a temporada de Peyton Manning foi a melhor de sua carreira e isso foi fundamental para que os Broncos tivessem essa campanha maravilhosa. Mas será que o rei do Omaha teria a temporada de 5.477 jardas e 55 touchdowns se seus recebedores não fossem tão bons?

Possivelmente seu quadro de jogadores elegíveis é o melhor da NFL. Demaryus Thomas, Eric Decker, Wes Welker, Julius Thomas, Knowshon Moreno e Montee Ball, entre outros que colaboram, só que em menor escala. Dá pra acreditar que esses são os alvos do camisa 18? Foram cinco jogadores com pelo menos dez touchdowns, isso que é variedade.

Vamos desvendar como cada jogador colaborou para Peyton Manning em 2013:

Demaryius Thomas

Demaryius Thomas é o alvo principal do veterano quarterback de Denver, seu físico lembra ao de Randy Moss, Andre Johnson e A.J Green e outros grandes recebedores que fazem e fizeram história como primeiro recebedor. O camisa 88 recebeu passes para 1,430 jardas (maior marca do time no ano) e marcou 14 touchdowns. Seu melhor aproveitamento é em passes dentro das primeiras dez jardas após a scrimmage: 32% das suas jardas, ou seja, 458 jardas e quatro touchdowns. Só para ter noção do tamanho da atuação de Thomas nessa área, foram 43 passes nessa região, enquanto o segundo lugar em que ele mais foi ativado aconteceu dentro da linha de 11 até a de 20, foram 14 passes. Assustadora a diferença.

Eric Decker

Eric Decker é um jovem recebedor que se encaixou muito bem no plano de jogo do técnico John Fox. O wide receiver foi acionado 87 vezes e conquistou 1,288 jardas, além de 11 touchdowns. Da linha de 11 a 20, Decker recebeu para 355 jardas e dois touchdowns e dentro das dez primeiras jardas foram 319 jardas e três touchdowns. Eric foi muito bem, isso é indiscutível.

Wes Welker

Wes Welker é o wide receiver mais experiente desse plantel e chegou aos Broncos em meio a muita polêmica. Após sair dos Patriots, o baixinho trouxe com ele o estilo de jogo de passes curtos no slot receiver e isso foi fundamental para que alcançasse suas 778 jardas e dez touchdowns. Em um panorama de como o camisa 83 joga: Welker recebeu 73 passes sendo que nenhum após as trinta jardas a do scrimmage. Seu desempenho em rotas curtas de até dez jardas o rendeu 362 jardas e nove touchdowns.

Julius Thomas

Julius Thomas é terceiro anista, mas ficava na sombra de Joel Dreessen e Jacob Tamme. Na pré-temporada o grandão se destacou e ganhou a confiança do técnico John Fox. Um bom tight end ajuda seu time em diversos momentos, seja com bloqueios ou com recepções. Julius Thomas se mostrou versátil nessa temporada e agradou. Foram 788 jardas e 12 touchdowns para o camisa 80. Nos passes até a linha de 20 jardas após a scrimmage, o TE conseguiu 638 jardas e em dez oportunidades entrou na end zone.

Knowshon Moreno

Knowshon Moreno é running back, mas sua presença no jogo aéreo também foi fundamental para deslocar a defesa. Só para moreno foram 60 recepções e 548 jardas, além de dez touchdowns. Sua ação no jogo aéreo colaborou muito para que Peyton Manning pudesse usar o play action e assim deslocar a defesa e assim completar mais passes.

Insisto em dizer que esse pode ser o melhor grupo de elegíveis da NFL. Manning lançou 78% de suas jardas e 90% desses touchdowns para esses cinco atletas.

About The Author

Guilherme Cohen

Brasileiro, estudante de jornalismo, (ex) árbitro de futebol americano, 18 anos. Comecei a assistir o esporte aos 12 anos e me apaixonei por tudo que envolve o jogo. Hoje esse esporte corre em minhas veias. Pretendo em alguns anos levar algum projeto de programa para a TV no Brasil. Sou Packers, mas não sou clubista. Amo como Ray Lewis movia os Ravens e o acho mais do que um grande jogador.