NFC East: A Conferência Mais Competitiva ou a Mais Inconsistente?

Filipe Nunes 27 de Fevereiro de 2014 Análises, NFC East, NFL Comments
NFC East Destaque

NFC East: A Conferência Mais Competitiva ou a Mais Inconsistente?

Uma reflexão…

Eu cresci na NFL, sabendo que a conferência mais competitiva era a NFC East. Claro que esta ideia me foi implantada na mente por analistas que faziam questão de por ao mais alto nível esta conferência. E o que é verdade é que eu passei a assistir com grande atenção esta conferência, pelo seu nível de competitividade e sempre adorei o desprezo que estas quatro equipas nutrem umas por outras! Por coincidência ou não a minha equipa pertence à NFC East, mas isso agora não interessa…

Grandes memórias que tenho desta conferência, quando me apaixonei por este desporto, sim tenho certeza que se alguma conferência contribuiu para vocês estarem a ler os meus pensamentos agora mesmo, essa conferência foi a NFC East. O primeiro jogo que vi da NFL foi McNabb vs Eli, e que grande jogo na week 8 em 2009, onde os Eagles ganharam por uma diferença de 23 pontos. 2009, ultima aparição dos Dallas Cowboys nos Playoffs! Juntamente com os Eagles…

Um ano mais tarde vi a jogada que mais marcou os meus primeiros tempos na NFL! Philadelphia Eagles vs New York Giants, marcador 31-31, 14 segundos restantes no relógio, DeSean Jackson recebe um Punt, deixa cair a bola, retoma a posse da mesma, finta 1,2,3,4… e quando dou por mim DeSean está dentro da End Zone!! 2010, Eagles nos Playoffs!

Punt Return de DeSean Jackson vs Giants

Punt Return de DeSean Jackson vs Giants
Fonte da Imagem AP Photo/Bill Kostroun

Em 2011 começou o triste fado dos Dallas Cowboys, possibilidade de carimbar na última semana o acesso aos Playoffs! Wrong 8-8!
2011, Giants nos playoffs, e ganham o Super Bowl!

Em 2012, os Washington Redskins depois de tanto serem espezinhados dizem basta e saltam no Draft para agarrar um Jovem com o nome de RGIII! Este rapaz que, juntamente com um outro Rookie chamado de Alfred Morris consegue colocar Washington no mapa!  2012, Redskins nos Playoffs!

Reparem no que eu estive a numerar, em 4 anos, a NFC East pôs nos playoffs 4 equipas diferentes! Então vocês dizem: “Mas que conferência competitiva!”, eu digo “Not so fast…”

A Week 15

Vamos agora analisar a week 15, porque considero um marco vergonhoso para qualquer equipa desta conferência! Uma Semana onde os jogos foram todos fora da NFC East.
Antes de começar a Week 15, já 2 equipas tinham sido afastadas dos playoffs, as outras duas a competir entre si, para um ingresso único que permitia passagem à próxima etapa! Mas deu-se o pandemónio, as 4 equipas desta conferência perderam, algumas humilhadas… No fim desta semana começaram a surgir rumores sobre despedimento de treinadores!

Redskins[3-11] vs Falcons [3-11]

Mike Shanahan, o iluminado, que depois de provavelmente ter acabado com a carreira de RG3, decide encostar o seu QB titular que de facto protagonizou uma péssima temporada (também com um joelho todo arrebentado, não se pode pedir muito mais), para apostar no QB suplente Kirk Cousins! Nada contra Cousins, antes pelo contrário, ele é para mim um dos melhores backups da liga, mas porquê apostar neste QB a três semanas do fim? O quê, vão me dizer que é por RG3 estar a jogar mal que vão optar por Cousins??(NOTA: Quando um jogador não produz, o mesmo deve ser substituído, imediatamente, não quando a época está perdida). Para mim esta decisão não fez o mínimo sentido!

Mas Cousins esteve razoavelmente bem apesar da derrota, protagonizando 381 jardas de Pass, 3 TD, e 2 tournovers.

Os dias de Shanahan em Washington acabaram!

Neste ano os Redskins ainda vão continuar a pagar juros sobre o salto no Draft de 2012, onde adquiriram RG3! Um preço demasiado alto por este QB na minha opinião, 2 anos sem 1ª Ronda pode prejudicar a equipa ao longo prazo, o que na minha opinião vai acontecer!

Giants [5-8] vs Seahawks [11-2]

O jogo não se previa tarefa fácil para os Giants, moral esmagada, ataque e defesa com fracas prestações ao longo do ano, a vitória era uma miragem, frente à aquela que é considerada a melhor equipa atualmente na NFL. Mas por favor nem um Field Goal, a jogar em casa, é inadmissível para uma equipa que ainda à pouco ganhou o Super Bowl! Não ir aos Playoffs é uma coisa, outra completamente diferente é ser enxovalhado desta maneira frente aos seus adeptos… Mas calma, que não posso deixar em branco a prestação de embaraçosa de Eli Manning… 5 INTERCEPTIONS dá uma média de 1.25 Int por quarto, pior do que isso é toda uma época para esquecer, nesta altura, Eli contava já com 26 Int, contra 16 Pass TD!

É imperativo proteger Eli portanto na 1ª Ronda do Draft, Taylor Lewan seria a minha escolha. Pessoalmente adorei o seu Combine, um dos melhores Tackles deste Draft!

Cowboys [7-7] vs Packers [7-6-1]

Tema polémico nesta Offseason foi sem dúvida o cheque chorudo que Jerry Jones passou a Tony Romo para continuar a atuar como QB principal da sua equipa! Tema polémico, porque apesar de ser um bom QB, um QB que na minha opinião mais que 4/5 da liga gostava de ter nos comandos da sua equipa, mas que de facto ainda não fez o suficiente para obter credibilidade! Então se considerarmos a sua capacidade para meter água quando elas apertam…

O que se passou na Week 15 foi algo que somente os Cowboys tem capacidade para fazer nesta liga! No Intervalo a vencer por 26-3, com uma atitude absolutamente esmagadora, cedem 5 TD's seguidos à equipa visitante! Agora não me venham dizer que o culpado desta situação é Tony Romo… Por favor… Os Packers, depois do intervalo depararam-se com uma defesa incapaz de parar o que quer que seja. Eddie Lacy(para mim MVP do jogo), levou por completo a DL dos Cowboys ao arrasto! Matt Flynn atirava a bola ao ar, sem que a Secondary de Dallas pudesse constituir o mínimo de ameaça ao seu jogo de Pass. DeMarcus Ware está completamente irreconhecível este ano, por culpa de um sistema tático (4-3) que para este jogador claramente que não está a funcionar. E Romo que culpa tem nesta pesada humilhação? Eu digo, quase nenhuma! Porquê, porque os seus treinadores sabem os seus defeitos, sabem que Romo tem tendência a enterrar a equipa no 4º quarto, então porque não deixar fluir o jogo corrido, que dizimou os Packers na 1ª Parte? Parvoíce de Jason Garret que na segunda parte apenas entregou o seu jogo 7 vezes à corrida, vejam bem como este treinador não tem a mínima ideia do que faz; Demarco Murray conseguiu uma média de 7.4 jardas por jogada corrida… A média da melhor equipa ronda as 5 jardas por jogo! Então porquê forçar o jogo de Pass, quando se pode fazer uso de um bom jogo corrido? Não faço a menor ideia…
Para o Draft os Cowboys tem de ir Buscar na 1ª Ronda um Defensive Back, a minha escolha seria Ha Ha Clinton-Dix, Safety de Alabama

Eagles [8-7] vs Vikings [5-9-1]

Frente a uma equipa sem identidade, sem QB e sem o seu emblemático RB, os Eagles conseguiram perder um jogo que os colocava de imediato nos Playoffs, caso os Cowboys perdessem frente a Green Bay, e por acaso até perderam.

Vick iniciou a época como QB titular, algo previsível… Lesionou-se na Week 5, algo previsível… O seu substituto que o ano passado foi pouco consistente é Nick Foles, o renascido, que tem carregado as esperanças de toda uma cidade para alcançar os Playoffs! Será Foles o culpado dos bons resultados de Filadélfia? Eu digo que não, na minha opinião quem carregou esta equipa aos Playoffs foi LeSean McCoy o RB!

É urgente que neste próximo Draft os Eagles se reforcem ao nível da defesa, nomeadamente em OLB e CB, a minha escolha para a 1ª Ronda seria

Bradley Roby, CB Ohio St ! Nas Late Rounds um novo QB será bem-vindo caso Vick esteja de saída!!

Conclusão

Como conclusão quero dizer que a NFC East atualmente não é a melhor conferência! Para mim no próximo ano a conferência mais competitiva irá ser a NFC North, com os Chicago Bears e os Detroit Lions prontos a destronar os Green Bay Packers!!

Cardinals Rams

Serão os Arizona Cardinals e os St Louis Rams as próximas equipas a aparecer?

Cuidado com a NFC West onde ao longe se vêem a acordar dois gigantes adormecidos, prontos para fazer frente aos Seattle Seahawks e aos San Francisco 49ers… Mas isso fica para outra altura…

About The Author

Filipe Nunes

Foi em 2009 que vi o meu primeiro jogo de Futebol Americano. O jogo opunha Eagles aos Giants. Muito rapidamente fiquei fã do Tackle, do Quarterback, do Touchdown e do Running Back. Cresceu também a minha grande admiração pela cultura Norte Americana, onde o desporto é visto como parte integrante da sua tradição, e um grandioso espetáculo. Nunca tive com quem partilhar esta minha paixão, até que encontrei esta Grande Comunidade, que complementa o meu vício pelo Jogo. Sou fã dos Patriots e dos Cowboys. Para além da NFL sigo sempre ao Sábado o College Football, sendo fã das equipas Michigan Wolverines, Oregon Ducks e Notre Dame.