NFC North: Previsões e Power Rankings

João Morão 14 de Agosto de 2013 NFC North, NFL Comments
NFC North

NFC North: Previsões e Power Rankings

Na NFC North reside a equipa com mais história e pedigree da NFL: Os Green Bay Packers. É uma equipa que mesmo quando colocada perante adversidades e potenciais dificuldades nunca sai completamente mal e faz sempre das suas fraquezas, forças. Esta filosofia é inerente à importância que a equipa tem para o jogo. Não são apenas mais uma equipa de uma região ou de um estado. São uma equipa em que o nome dos jogadores dá nome de ruas. São a equipa que deu o nome do seu antigo treinador Vince Lombardi ao troféu máximo da modalidade. No Lambeau Field, o seu estádio, os lugares cativos para o jogo têm incontáveis anos de espera e aqui os donos do clube são os próprios sócios. Eles são a essência do jogo. Este ambiente mítico que rodeia a equipa, faz com que os jogadores se superem mesmo quando as dificuldades apertam. Mas este ano não vai ser difícil. Têm Aaron Rodgers quanto a mim, o melhor Quarterback do jogo. Têm Clay Matthews e BJ Raji na defesa, e continuam a renovar a equipa numa logica de draft e de construção continua (Este anos do draft vieram Eddie Lacy e Johnathan Franklin). É também verdade que têm que melhorar uma defesa permeável que lhes custou muitas jardas e uma Offensive Line que lhes custou muitos sacks na época passada. Mas estão a gerir pormenores e não duvidas estruturais.

Já todas as outras equipas têm problemas e duvidas estruturais que serão determinantes na evolução das equipas ao longo de 2013. Os Minnesota Vikings têm a prova final para Christian Ponder. Será ele o Quarterback para levar a equipa a outros patamares e reduzir a dependência crónica no running game do super Adrian Peterson? Em 2013 terá que ser o ataque a levar os Vikings para os playoffs. Pois na defesa sem Corner Backs experientes vão estar mais vulneráveis. Com tudo isto creio que o excelente trabalho de renovação que está a ser feito em Minnesota só terá efeitos concretos nos anos vindoiros.

Os Chicago Bears procuram desesperadamente apoio adicional para Brandon Marshall. Conseguirão eles reduzir as dependências que têm num dos melhores Wide Receveirs da liga? Conseguirão a metamorfose de se transformar de uma equipa de defesa para uma equipa de ataque, liderados pelo birrento e egocêntrico Jay Cutler?

Finalmente os Detroit Lions que têm em Calvin Johnson o melhor Wide Receiver da liga! Mas para mal deles, de resto, precisam de tudo um pouco quer do lado da defesa, quer do lado do ataque. E mesmo no ataque (a imagem da temporada passada em Miami) não creio que Reggie Bush consiga em definitivo fazer pender a balança para o lado do Lions. Será mais um ano de montanha russa entre altos e (muitos) baixos.

Em resumo: Acaba por ser curioso, que numa divisão onde estão os melhores talentos de ataque de todo o jogo: Rodgers (QB-GB), Johnson (WR-DET), B.Marshall (WR-CHI) e Peterson (RB-MIN), que as equipas não sejam incontestadamente fortes e favoritas ao troféu Vince Lombardi 2013. Mas o desequilíbrio a favor de um overload ofensivo de todas elas vai transformar os jogos desta divisão em espectáculos de scores altíssimos.

Mas olhemos para o calendário e para as previsões:

NFC North - Quadro Jogos

NFC North – Quadro Jogos

Defendemos que sem grandes surpresas serão os Green Bay a ganhar a divisão com 12 vitórias e 4 derrotas. Das 4 derrotas, certa: apenas a da semana 1 em São Francisco. Já para os Vikings fica o favoritismo de todos os jogos em casa para 8 vitórias vs um calendário complicadíssimo on the road. Em situação quase idêntica estará a equipa de Chicago,mas a menor consistência do roster dos Bears levou-me a atribuir-lhes uma derrota adicional com os Bengals em casa. Finalmente os Detroit Lions. Desde difíceis vitórias contraTampa Bay e contra os Bengls as derrotas contra equipas teoricamente mais fáceis como os Cleveland, Philadelphia e Arizona. Inconsistência vai ser o prato do dia nesta casa durante 2013.

E como estão estas equipas classificadas nos últimos Power Rankings da NFL? Em que numero estão classificadas estas equipas dentro das 32 equipas que vão disputar o título este ano? Vejamos:

  1. Green Bay Packers  Nº5
  2. Chicago Bears – Nº13
  3. Minnesota Vikings  Nº17
  4. Chicago Lions – Nº24

Ou seja e em resumo a análise da NFC North diverge dos Power Rankings da NFL. Mas independentemente das previsões. Resta a pergunta mais importante: E para vocês qual é a vossa projecção para a NFC North?

About The Author

João Morão

As causas são múltiplas: Primeiro em 1998 colocado pela minha empresa na Alemanha, passei alguns fins-de-semana a jogar flag futebol numa base militar americana maioritariamente com a boa gente de Seattle. Desta altura vem o gosto. Depois em 2005 em Jackson Hole (Wyoming) assisti em directo à transmissão do Super Bowl XL dos meus Seahawks contra os Steelers. Foi um jogo de má memória e de pior arbitragem que me deixou um amargo permitido apenas pela perda de algo de que gostamos muito. Desta altura vem a militância. Finalmente: A desilusão e desgaste causado pelas assimetrias, manobras, golpadas e falta de fair-play do soccer, viraram-me definitivamente para um desporto mais justo, mais sério, mais competitivo, mais brutal (é certo), mas de maior entrega e de incomparavelmente maior emoção: O Futebol Americano. Nas horas “vagas” sou pai de 4 filhos (Um deles é dos Giants vai-se lá saber porquê!?).