NFL Week 15 Preview: Os Primeiros Passageiros

João Malha 14 de Dezembro de 2014 Análises, NFL Comments
Dallas Cowboys vs Philadelphia Eagles

NFL Week 15 Preview: Os Primeiros Passageiros

Ao que tudo indica, teremos já este domingo os primeiros passageiros do autocarro que leva 12 equipas aos playoffs. Apenas uma hecatombe poderá impedir que os Patriots, os Colts, os Broncos ou até mesmo os Cardinals carimbem o seu passaporte. Não serão todos, obviamente, mas pelo menos 1 ou 2 é expectável que o façam.

E foram precisamente os Cardinals quem abriu a jornada a vencer. Num jogo com muito poucos motivos de interesse já que não teve um único touchdown, algo que não acontecia há sensivelmente dois anos (a última vez tinha acontecido num jogo entre Chiefs e Raiders), os Cards levaram a melhor e contrariam o que muitos escreveram (eu incluído, basta ver aqui: http://www.futebolamericano.eu/nfl/pode-o-sonho-dos-cardinals-virar-pesadelo), a possibilidade de uma queda abrupta na reta final da prova. Com dois jogos apenas por jogar, e mesmo tendo perdido as duas primeiras opções para QB (depois de Palmer foi a vez de Stanton sair lesionado frente aos Rams não se sabendo se voltará em breve), parece quase impossível os Cardinals não chegarem aos playoffs, mas insisto que não o farão como líderes divisionais.

Vamos então aos destaques da primeira semana em que as vagas para os playoffs começarão a ficar preenchidas.

O Jogo da Semana

Dallas Cowboys @ Philadelphia Eagles

Depois de há duas semanas os Eagles terem ganho categoricamente em Dallas, as duas equipas voltam a enfrentar-se num jogo que dificilmente não entregará o título da NFC East. A formação de Philadelphia é clara favorita, não só pelo desfecho de há 15 dias, mas também porque tem sido mais consistente e parece a mais forte da divisão e uma das mais fortes da NFC. Mas já se sabe que isso por vezes quer dizer pouco e uma vingança dos Cowboys poderá levá-los finalmente aos playoffs depois de morrer na praia nos últimos anos. Contudo, uma derrota poderá repetir essa triste sina. Grande partida em perspetiva, para fechar com chave de ouro um domingo de grandes emoções.

Se os Eagles voltarem a conseguir quebrar a OL dos Cowboys com um pass rush incisivo, como no embate anterior, certamente a vantagem estará do seu lado. Mas terão também de ter Mark Sanchez de novo em grande nível, algo que não aconteceu frente aos Seahawks na semana anterior. Do lado contrário, o running game de DeMarco Murray será novamente fulcral, assim como a ligação de Romo com Dez Bryant e Jason Witten. A segurança no pocket de Tony Romo, que tantas jardas tem valido ao ataque texano, é o último bastião da equipa e poderá ser ele a chave para a decisão da partida.

Jogo a Seguir com Interesse

Denver Broncos @ San Diego Chargers

Equivale a uma final pois será um jogo decisivo para as aspirações de ambos, em especial dos Chargers que se perderem ficam fora da corrida divisional dado que os Broncos assegurarão matematicamente a AFC West. Se ao invés, os de San Diego vencerem este difícil jogo, poderão sonhar com o impossível, que é tirarem a liderança ao rival. Mesmo que não o consigam, ficam mais perto de poderem repetir o Wild Card assegurado há um ano. A derrota não os afasta dessa luta, mas coloca-os num comboio com muitos passageiros onde apenas dois chegarão ao destino pretendido.

Depois de uma semana horrível, onde viu esfumar-se o sonho de se tornar no jogador com mais jogos seguidos com pelo menos um passe para TD, que assim se mantém na posse de Drew Brees, Peyton Manning terá de voltar ao seu melhor nível para garantir que não reabre a luta pela divisão.

San Francisco 49ers @ Seattle Seahawks

Uma rivalidade como poucas, quer na NFL, quer no Desporto em geral. É certo que os Seahawks são claros favoritos até porque o Playoff passou a ser uma miragem para os de São Francisco. Porém, já sabe, os 49ers querem estragar a vida aos rivais mas os argumentos parecem muito desequilibrados. Assim foi há duas semanas, no jogo no Levi’s Stadium, dificilmente não o será no Century Field, mas é sempre um jogo a não perder e que promete muita emoção.

Outros Jogos a Não Perder de Vista

  • Pittsburgh Steelers @ Atlanta Falcons
  • Green Bay Packers @ Buffalo Bills
  • Cincinnati Bengals @ Cleveland Browns
  • Houston Texans @ Indianapolis Colts
  • New Orleans Saints @ Chicago Bears

Horários dos Jogos

Domingo, 14 Dezembro

Pittsburgh at Atlanta – PT 6:00 PM ; BR 4:00 PM
Washington at NY Giants – PT 6:00 PM ; BR 4:00 PM
Miami at New England – PT 6:00 PM ; BR 4:00 PM
Oakland at Kansas City – PT 6:00 PM ; BR 4:00 PM
Houston at Indianapolis – PT 6:00 PM ; BR 4:00 PM
Jacksonville at Baltimore – PT 6:00 PM ; BR 4:00 PM
Green Bay at Buffalo – PT 6:00 PM ; BR 4:00 PM
Tampa Bay at Carolina – PT 6:00 PM ; BR 4:00 PM
Cincinnati at Cleveland – PT 6:00 PM ; BR 4:00 PM
NY Jets at Tennessee – PT 9:05 PM ; BR 7:05 PM
Denver at San Diego – PT 9:05 PM ; BR 7:05 PM
Minnesota at Detroit – PT 9:25 PM ; BR 7:25 PM
San Francisco at Seattle – PT 9:25 PM ; BR 7:25 PM
Dallas at Philadelphia – PT 1:30 AM ; BR 11:30 PM

Segunda, 15 Dezembro

New Orleans at Chicago – PT 1:30 AM ; BR 11:30 PM

About The Author

João Malha

Profissional da área de comunicação e marketing, e sempre ligado ao desporto, sempre me fascinou o conceito de showbiz dos norte-americanos no que toca à promoção de qualquer espectáculo desportivo. Quando em 2003, a SportTv transmitiu pela primeira vez o Super Bowl, com estrondosa vitória dos Buccaneers de John Gruden sobre os Raiders, a curiosidade cresceu e ano após anos comecei a seguir as transmissões do maior evento desportivo mundial. Mas como em tudo na vida (pelo menos na minha forma de estar), é preciso um motivo mais forte para nos agarrarmos às coisas. Uma paixão que nos alimenta. E foi isso que aconteceu em 2010, aquando da final de Miami, ganha pelos Saints frente aos Colts do lendário Peyton Manning. Nesse dia senti finalmente que aquela era a minha equipa! E o aparecimento da ESPN America ajudou a não mais largar este desporto espectacular, que sigo semanalmente. Na Week 1 da temporada 2012/2013, cumpri o sonho de ir ver um jogo dos Saints ao vivo, ao Mercedes-Benz Superdome. Não vi os Saints vencerem, mas quem sabe se não terei a oportunidade de dizer que assisti ao primeiro jogo na NFL de um dos maiores QB’s da sua história, Robert Griffin III. Ver os Saints ao vivo foi uma experiência única que me faz olhar para o desporto com outros olhos. Quero saber mais e mais sobre o jogo, a sua história, lendas, regras, tácticas, etc. Let’s play ball!!!!