Thanksgiving Classic

Filipe Nunes 22 de Novembro de 2012 Diversos, NFL Comments
Thanksgiving Football

Thanksgiving Classic

Cultura, tradição, família e desporto, são um rol de palavras que tão bem descrevem o dia mais importante da época regular da National Football League. Estamos claramente a relatar o Dia de Ação de Graças. Neste, que é um dos mais importantes feriados da cultura Norte Americana, o Football desempenha um papel tão importante ao lado do perú e das deliciosas iguarias que o acompanham.

Mas para melhor compreendermos o que realmente significa este dia, e o papel do Football no mesmo, vamos falar um pouco, sobre a sua história e a herança que os colonos deixaram ao povo Norte Americano.

Aquele que se chama o “primeiro dia de Ação de Graças” remete, segundo alguns documentos, para o ano de 1621, durante a colonização do Continente Americano. Após a sua primeira colheita no novo mundo os Pilgrins (colonos que edificaram a Colónia de Plymouth atualmente situada no Estado de Massachusetts), organizaram um festim que durou três dias e teve a participação de 53 Pilgrins e 90 nativos Americanos. Os Pilgrins que imigraram da Inglaterra, trouxeram com eles para New England o hábito de organizar “ações de graças”, dias de Orações festivos, de forma a agradecer a Deus certas bênçãos, tais como vitórias militares ou o fim de uma seca. Mas a festa de Plymouth foi motivada pela boa colheita que se verificou nesse mesmo ano.

Ilustração do “Primeiro dia de Ação de Graças”

Ilustração do “Primeiro dia de Ação de Graças” (1915)
Jean Louis Gerome Ferris (American painter, 1863-1930)

A história deste novo Continente começou a ser forjada e Dar Graças enraizou-se muito rapidamente na Cultura Norte Americana. Exemplo disso fora a proclamação de um Dia de Ação de Graças em Dezembro de 1777, por aquele que viria a ser um dos pais dos Estados Unidos e o seu primeiro presidente, George Washington, após uma importante vitória frente ao exército Britânico, no contexto da Guerra da Independência Americana. A primeira vez que o Dia de Ação de Graças se transformou numa tradição anual foi em 1863, proclamado pelo presidente Americano da época, Abraham Lincoln. Lincoln, que lutava nesse período, na Guerra Civil de forma a abolir a escravatura, proclamou uma Ação Graças, para agradecer a Deus a sua bondade. A data desse festejo remeteu ao dia 26 de Novembro desse mesmo ano.

Atualmente, o Dia de Ação de Graças é festejado na 4ª quinta-feira do mês de Novembro. É tradição todos os anos as famílias se reunirem e darem Graças antes de uma refeição. De mãos dadas, era hábito ser a dona da casa a dar Graças pela sua família e pelos alimentos prestes a consumir, mas atualmente outras pessoas intervêm no processo, principalmente os mais novos. Apesar das origens Cristãs deste feriado, o espírito deste dia diz-nos que, independentemente das nossas crenças ou descrenças na existência de um Deus, todos juntos devemos agradecer os nossos elos familiares e a todos aqueles que fazem parte da nossa vida.

Uma cena, ainda típica, de como é celebrado o Thanksgiving

Uma cena, ainda típica, de como é celebrado o Thanksgiving

Portanto, a família reunida, e com um delicioso perú em cima da mesa, tudo aquilo que falta para tornar esta data ainda mais festiva, obviamente um dia recheado de bom Football. De verdade o Football é uma parte importante do dia de Ação de Graças, e durante muito tempo este fora o único dia em que eram disputados jogos durante a semana para além do domingo e da segunda-feira à noite.

O Thanksgiving Classic tem feito parte da NFL, desde a sua criação em 1920, com exceção dos anos de 1941-44 em que nenhum jogo fora disputado, resultante do esforço de guerra da segunda guerra mundial. Durante os primeiros 18 anos da liga, várias equipas foram presenças assíduas neste clássico, tais como os Chicago Bears, os New York Giants e os Green Bay Packers. Com o passar dos anos foram-se arquitetando alguns padrões de jogos, que se desenvolveram e fomentaram o tipo de calendário que temos hoje em dia no dia de Ação de Graças.

Na época de 2010 o calendário de jogos do dia de Ação de Graças opôs Saints aos Cowboys

Na época de 2010 o calendário de jogos do dia de Ação de Graças opôs Saints aos Cowboys

Atualmente são disputados 3 jogos ao longo do dia de Ação de Graças. O primeiro é em Detroit, em casa dos Lions que já vem a receber este clássico desde 1934, o segundo pertence desde 1966 aos Dallas Cowboys. Em último lugar e mais recentemente em 2006 o jogo Denver Broncos vs Kansas City Chiefs, marcou o início de uma nova era introduzindo um terceiro jogo em horário nobre nesta data, particularmente diferente por não ter uma equipa fixa, todos os anos os cabeça de cartaz são rotativos.

Links

Fonte da Imagem de Capa: CoverMyTimeline (http://www.covermytimeline.com/holidays/thanksgiving-turkey-football/)

About The Author

Filipe Nunes

Foi em 2009 que vi o meu primeiro jogo de Futebol Americano. O jogo opunha Eagles aos Giants. Muito rapidamente fiquei fã do Tackle, do Quarterback, do Touchdown e do Running Back. Cresceu também a minha grande admiração pela cultura Norte Americana, onde o desporto é visto como parte integrante da sua tradição, e um grandioso espetáculo. Nunca tive com quem partilhar esta minha paixão, até que encontrei esta Grande Comunidade, que complementa o meu vício pelo Jogo. Sou fã dos Patriots e dos Cowboys. Para além da NFL sigo sempre ao Sábado o College Football, sendo fã das equipas Michigan Wolverines, Oregon Ducks e Notre Dame.