Kickoff: NFL 2017 – Week 8

João Malha 29 de Outubro de 2017 NFL Comments
Kickoff: NFL 2017 - Week 8

Kickoff: NFL 2017 Week 8

Números e Curiosidades da Week 8

  • Ainda vamos praticamente a meio da época, mas os números de Alex Smith nos Chiefs impressionam. Lidera a NFL em passes completos (72.4%), jardas por tentativa (8.7) e passer rating (120.5). As últimas três vezes em que um QB liderou nas três categorias no final da Week 7, ganhou o MVP da regular season e atingiu o Super Bowl nesse ano (Kurt Warner em 1999 e 2001 e Joe Montana em 1989)
  • Praticamente todas as semanas falamos dele, mas os seus números justificam-no. Referimo-nos a Antonio Brown. O WR dos Steelers lidera a NFL em jardas de receção com uma vantagem de 220 jardas sobre o segundo melhor, AJ Green. Desde a fusão na década de 70, apenas um jogador superou esta vantagem, Michael Irvin, em 93, na Week 7, com uma vantagem de 273 jardas. E se olharmos para a concorrência na equipa de Pittsburgh, a vantagem é de 531 jardas sobre Martavis Bryant, uma vantagem sem igual desde a década de 70.
  • Joey Bosa, pass rusher dos Chargers pode fazer história hoje frente aos Patriots. Para tal terá de somar um sack a Tom Brady para ser o jogador com mais sacks nos primeiros 20 jogos na NFL. Com 18 até ao momento, está apenas a 0.5 de Aldon Smith, que o conseguiu nos 49ers.
  • Apesar de pouco se falar deles, até porque nas últimas semanas levaram duas derrotas pesadas, e em que ficaram a zero (frente a Saints e Ravens), os Dolphins levam um ciclo de 13v-4d nos últimos 17 jogos. Apenas superados por Patriots e Chiefs em igual período. Se calhar é preciso contar com os de Miami na corrida aos playoffs…
  • Everson Griffen dos Vikings tem um sack em cada um dos sete jogos que já jogou este ano. É assim o sexto jogador da história da NFL a conseguí-lo desde que os sacks são contabilizados individualmente (1982). Se conseguir hoje mais um em Londres igualará Dwight Freeney (2009) e Robert Mathis (2005) na mais longa série da NFL (8 jogos).
  • Carson Wentz, QB dos Eagles, está a ter um início de ano impressionante. Leva já 17 TD superando os 16 que conseguiu em toda a época de 2016. Lidera a NFL neste registo e se se mantiver em primeiro neste ranking será o primeiro QB dos Eagles a conseguí-lo desde 1973 quando Roman Gabriel (com 23 TD) foi o primeiro em passes para TD na Liga.
  • Se os Bills mantiverem o registo positivo de turnovers podem pôr fim à maior seca da história da NFL em termos de acesso ao playoff (17 anos) em qualquer desporto profissional dos EUA. Qualquer uma das últimas 19 equipas a terminar a fase regular com registo de 0.500 ou superior no que diz respeito aos turnovers chegou aos playoffs, sendo preciso recuar a 1999 para encontrar a última equipa nesta situação que não passou aos playoffs (Kansas City Chiefs).

O Jogo da Semana

Houston Texans @ Seattle Seahawks

Teste de monta para o rookie QB dos Texans, Deshaun Watson, que visita um dos campos mais complicados da NFL. O registo de rookie QB's contra os Seahawks de Pete Carroll (desde 2010) em Seattle é de 1v-7d!. E se pensarmos no registo de QB's no seu primeiro ao ano contra a melhor defesa da NFL o registo é assustador: 3v-42d! O único que conseguiu levar a melhor sobre os Seahawks de Carroll foi Andy Dalton em 2011.

Pela frente estarão duas defesas fortíssimas, apesar da baixa de JJ Watt nos Texans. Poderá ser ousado arriscar mas adivinha-se um jogo com poucos pontos, até porque tem sido esse o hábito dos Seahawks, onde em metade dos jogos nenhuma equipa atingiu sequer as duas dezenas de pontos.

 

Jogos a Não Perder

  • Oakland Raiders@Buffalo Bills
  • Chicago Bears@New Orleans Saints
  • Dallas Cowboys@Washington Redskins
  • Pittsburgh Steelers@Detroit Lions
  • Denver Broncos@Kansas City Chiefs

About The Author

João Malha

Profissional da área de comunicação e marketing, e sempre ligado ao desporto, sempre me fascinou o conceito de showbiz dos norte-americanos no que toca à promoção de qualquer espectáculo desportivo. Quando em 2003, a SportTv transmitiu pela primeira vez o Super Bowl, com estrondosa vitória dos Buccaneers de John Gruden sobre os Raiders, a curiosidade cresceu e ano após anos comecei a seguir as transmissões do maior evento desportivo mundial. Mas como em tudo na vida (pelo menos na minha forma de estar), é preciso um motivo mais forte para nos agarrarmos às coisas. Uma paixão que nos alimenta. E foi isso que aconteceu em 2010, aquando da final de Miami, ganha pelos Saints frente aos Colts do lendário Peyton Manning. Nesse dia senti finalmente que aquela era a minha equipa! E o aparecimento da ESPN America ajudou a não mais largar este desporto espectacular, que sigo semanalmente. Na Week 1 da temporada 2012/2013, cumpri o sonho de ir ver um jogo dos Saints ao vivo, ao Mercedes-Benz Superdome. Não vi os Saints vencerem, mas quem sabe se não terei a oportunidade de dizer que assisti ao primeiro jogo na NFL de um dos maiores QB’s da sua história, Robert Griffin III. Ver os Saints ao vivo foi uma experiência única que me faz olhar para o desporto com outros olhos. Quero saber mais e mais sobre o jogo, a sua história, lendas, regras, tácticas, etc. Let’s play ball!!!!