Kickoff: NFL 2017 Week 13

João Malha 2 de Dezembro de 2017 NFL Comments
Kickoff: NFL 2017 Week 13

Kickoff: NFL 2017 Week 13

Números e Curiosidades da Week 13

  • Os Eagles são a sexta equipa desde a fusão em 1970 a conseguir mais de 350 pontos marcados e menos de 200 sofridos nas primeiras onze partidas. As outros cinco equipas que o conseguiram chegaram todas ao Super Bowl. Um bom prenúncio.
  • Quem também está em grande forma é Russell Wilson, o QB dos Seahawks tem uma média de 311.8 jardas por jogo (entre passe e corrida), o que é não só a média mais alta de um QB na NFL como é superior à média de jardas por jogo de equipas! (Giants, Bengals, Bears, Dolphins e Ravens).
  • O registo de Matt Ryan contra os Vikings não inspira confiança para hoje. Duas derrotas em outros tantos jogos e tantos TD como interceções (4). Os Vikins têm 4v-1d contra QB no top-10 em passer rating, tendo levado a melhor sobre Stafford, Goff, Brees e Cousins, e sendo batidos por Stafford. Quem também se destaca em Passer Rating é o QB dos Vikings, Case Keenum, que só é superado por Tom Brady, desde a week 10.
  • Se Brady vencer os Bills torna-se no QB com mais vitórias na carreira contra uma equipa, somando 27 e superando Brett Favre que somou 26 contra os Lions. Os Patriots que lideram em jardas de passes por jogo (297.0) e o menor número de interceções (3).
  • Se os Rams vencerem este fim-de-semana conseguem pela primeira vez desde 2003 um registo positivo!
  • Quem diria que os Jaguars estariam no top-5 em diferença de pontos, diferencial de turnovers, diferencial de jardas e diferencial de sacks. A última a conseguir tal feito foram os Patriots em 2007, que conseguiram o registo perfeito de 16v-0d que os levaria ao SB onde perderam para os Giants.
  • 4767 dias depois um QB irá começar um jogo pelos Giants não se chamando Eli Manning. Foi em 2004 e desde então todas as equipas da NFL já tiveram pelo menos três QB diferentes a começar. E na divisão dos Giants, todos já tiveram 10 QB diferentes desde então a titulares!

O Jogo da Semana

Carolina Panthers @ New Orleans Saints

À medida que o fim da fase regular se aproxima são cada vez mais os jogos decisivos e importantes semanalmente. Mas se outros haveria que também poderiam ser o jogo da semana, este bate todos sem dúvidas. Em causa está a liderança da mais competitiva divisão da NFL, a NFC South, onde os Saints lideram empatados com os Panthers, ambos com 8v-3d. E logo atrás seguem os Falcons com apenas mais uma derrota. Ou seja, qualquer um dos três pode vencer a divisão, mas acima de tudo, é provável que os três possam chegar aos playoffs.

No primeiro confronto de 2017, os Saints venceram de forma contundente em Carolina, na semana 3, quando vinham de duas derrotas seguidas e tudo parecia indicar mais um ano para esquecer em New Orleans. A vitória frente aos Panthers mudou a época dos Saints que, desde então, venceram todos os jogos, num total de oito, até cairem novamente na semana passada em LA contra os Rams.

Já os Panthers, após a derrota frente aos Saints tremeram mas não caíram e graças a uma defesa melhorada e a um Cam Newton que tem redescoberto a arte de correr com a bola, prolongando as posses de bola da sua equipa e aumentando a eficácia de third downs, encontraram o rumo das vitórias estando agora um ciclo e quatro triunfos consecutivos.

Esse será o desafio maior da defesa dos Saints, parar Newton, enquanto do lado contrário, a grande tarefa é abrandar Kamara e Ingram que estão no rumo para serem a primeira dupla da história da NFL a conseguir 1500 jardas da linha scrimmage cada numa época.

 

Jogos a Não Perder

  • Detroit Lions@Baltimore Ravens
  • Minnesota Vikings@Atlanta Falcons
  • LA Rams@Arizona Cardinals
  • Philadelphia Eagles@Seattle Seahawks
  • Pittsburgh Steelers@Cincinnati Bengals
  • New England Patriots@Buffalo Bills

About The Author

João Malha

Profissional da área de comunicação e marketing, e sempre ligado ao desporto, sempre me fascinou o conceito de showbiz dos norte-americanos no que toca à promoção de qualquer espectáculo desportivo. Quando em 2003, a SportTv transmitiu pela primeira vez o Super Bowl, com estrondosa vitória dos Buccaneers de John Gruden sobre os Raiders, a curiosidade cresceu e ano após anos comecei a seguir as transmissões do maior evento desportivo mundial. Mas como em tudo na vida (pelo menos na minha forma de estar), é preciso um motivo mais forte para nos agarrarmos às coisas. Uma paixão que nos alimenta. E foi isso que aconteceu em 2010, aquando da final de Miami, ganha pelos Saints frente aos Colts do lendário Peyton Manning. Nesse dia senti finalmente que aquela era a minha equipa! E o aparecimento da ESPN America ajudou a não mais largar este desporto espectacular, que sigo semanalmente. Na Week 1 da temporada 2012/2013, cumpri o sonho de ir ver um jogo dos Saints ao vivo, ao Mercedes-Benz Superdome. Não vi os Saints vencerem, mas quem sabe se não terei a oportunidade de dizer que assisti ao primeiro jogo na NFL de um dos maiores QB’s da sua história, Robert Griffin III. Ver os Saints ao vivo foi uma experiência única que me faz olhar para o desporto com outros olhos. Quero saber mais e mais sobre o jogo, a sua história, lendas, regras, tácticas, etc. Let’s play ball!!!!