Previsão NFL Playoffs

Autor Convidado 12 de Dezembro de 2014 Análises, NFL Comments
NFL Playoffs

Previsão NFL Playoffs

Dizem os entendidos que a NFL é uma das organizações desportivas mais competitivas do mundo. Olhando, simplesmente, para o formato da competição vemos que tal é verdade, logo no papel. A NFL tem 32 equipas, tantas quantas a UEFA Champions League, por exemplo. Na NFL passam aos playoff’s 12 dessas 32 equipas, ou seja, apenas 37,5 % dos participantes. Na UEFA Champions League passam à segunda fase 50% dos participantes, ou 75%, se considerarmos com a repescagem para a Liga Europa.

Um seed no Playoff da NFL é um combate árduo, semanal e contínuo, onde apenas a elite das franquias estão presentes. Isto nós, os fãs da NFL e do Futebol Americano, já sabíamos.

Mas, por vezes, a prática não confirma a teoria. Não é o caso da NFL. 14 semanas de competição. 13 jogos disputados por cada equipa. Equipas apuradas para os Playoff’s de Janeiro? Zero.

A três jornadas do fim da equipa regular ainda nenhuma equipa conseguiu garantir o seu lugar nos post season e na luta pelo Vince Lombardi Trophy. Na teoria, os Carolina Panthers, com um parcial de 4-8-1 ainda se podem apurar para os Playoff’s e os Patriots, os Broncos ou os Packers com scores 10-3, actualmente, podem acabar a época já em Dezembro. Ou então, ambas podem acontecer.

É este o espírito da NFL. Any Given Sunday.

Por isso, realizar um prognóstico sobre os doze apurados “on road to Super Bowl” é um mero exercício de adivinhação, qual chave vencedora do Euro Milhões, sujeito às mais diversas contigências, agigantamentos ou encolhimentos. Mas, como os jogadores sabem, sempre se acerta num número ou numa estrelita. O difícil é acertar na chave completa.

Algumas equipas já estão em modo playoff, ou seja, se perderem um jogo já não competem em 2015, outras estão numa fase em que uma derrota pode ser o fim do sonho e outras não querem perder um jogo para conquistarem a melhor posição na grelha de partida rumo ao Super Bowl.

AFC

Comecemos o nosso exercício de futurologia pela AFC e por um dos mais fáceis. Os lugares n.ºs 1 e 2, os das equipas que irão usufruir do bye week, serão dos New England Patriots e dos Denver Broncos, equipas que deverão vencer as respectivas divisões (AFC East e AFC West) e muito provavelmente por esta ordem, pois devem terminar a época regular com um score idêntico: 13-3. Tiebreaker? O jogo da week 9 no Gillette Stadium. Vitória dos Patriots sobre os Broncos por 43-21.

Desde 2000, só por três vezes é que AFC East não foi vencida pelos Patriots. E este ano não vai ser diferente, pela 6.ª vez consecutiva e 11.º vez nos últimos 12 anos! Além das três vitórias de vantagem sobre os Dolphins e os Bills, o bando de Tom Brady e companhia, após a visita e vitória a San Diego, têm 3 confrontos divisionais à sua frente, sendo que dois são disputados em sua casa e precisamente contra os seus dois adversários mais directos. Um único fora e contra os Jets… Poucos apostarão em que o ano não termine para os Patriots com 13-3! Em princípio, esta semana, em casa, contra os Dolphins, devem selar a divisão. Game, Set and Match!

Na divisão dos Denver Broncos, a AFC WEST, ter uma equipa como os Raiders, implica ter 3 equipas na luta pelos playoff’s.

Há duas semanas, podia ter acontecido todas as equipas estarem empatadas com 7-4, mas os resultados das últimas duas semanas fizeram a equipa de Denver disparar e ter, agora, duas vitórias de vantagem sobre San Diego e três sobre Kansas City.

O calendário a que Peyton Manning e seus pares estarão sujeitos não é fácil neste fim de ano. Nas próximas duas semanas, duas saídas a San Diego e Cincinnati, equipas que estão igualmente em busca do seu lugar nos playoff’s, mas a última jornada é em casa e contra os Raiders. Provavelmente 13-3, não sendo de estranhar que os de Denver ficassem com 12-4, numa eventual derrota num dos jogos “on the road”. Daí a vantagem pelo #1 da AFC ser dos New England Patriots.

A AFC North é tida como uma das mais competitivas divisões da NFL. Desde que existe como tal (2003) tem 5 vitórias para Pittsburgh, 4 para Baltimore e 3 para Cincinnati e, ainda por cima, este ano os Browns chatearam-se de serem os bombos da festa e estão igualmente na luta. O vencedor de divisão, quase de certeza, que vai ser Baltimore. Ou Cincinnati. Ou Pittsburgh. Ou até mesmo Cleveland.

É uma baralhada total, com vitória e meia, a separar o primeiro do último. Mas o momentum para estar os lados de Pittsburgh. (Ok, confesso que também é um acto de fé pessoal, pois faço parte da Steelers Nation). A vitória da semana passada em Cincinnati deu um ânimo reforçado a uma equipa que podia estar bem tranquila neste momento, não fossem as derrotas, em casa, contra os Tampa By Buccaneers ou em NY, contra os Jets! Em termos de calendário, têm uma visita a Atlanta e os dois jogos finais no Heinz Field contra os Chiefs e os Bengals. Se não usarem mais o complicometro, os Steelers vencem a divisão.

Mas não podem dar folgas.

Os Bengals têm um calendário nada fácil. Visitam dois adversários divisionais (Cleveland esta semana e Pittsburgh na última) e pelo meio recebem os Denver Broncos.

A equipa de Baltimore depois de terem vencidos os Dolphins em Miami, recebem os Jaguars, antes de visita a Houston e da recepção final aos Browns.

Por seu turno, os Browns, agora com Manziel ao leme, recebem os Bengals na próxima semana e terminam a época com dois jogos fora, contra os Panthers e os Ravens.

À partida, os Stleelers e os Ravens estão melhor colocados, mas como se disse acima: Any Given Sunday.

A AFC South tem sido dominada pelos Indianapolis Colts, primeiro sob a liderança de Manning e agora com a de Luck. Tal como os Patriots, esta semana a equipa de Indiana pode fechar a divisão. Recebem, no Lucas Oil Stadium, a única equipa que ainda lhes pode retirar a vitória divisional: os Houston Texans, pois os Titans e os Jaguars já estão a lutar pelo melhor lugar do Draft de 2015. O fecho da época será feito fora de portas com visitas a Dallas e a Nashville, para jogar contra os Titans. No entanto, se os Texans vencerem em Indiana, abrem a luta pela vitória divisional, pois terminam a época em casa com recepções aos Baltimore Ravens e Jacksonville Jaguars.

Assim teremos como vencedores de Divisão os New England Patriots, os Denver Broncos, os Pittsburgh Steelers e os Indianapolis Colts que ocupariam, por esta ordem, as seeds #1 a #4.

Restam os dois wild-card spots.

Na AFC East afiguram-se duas equipas: Os Miami Dolphins e os Buffalo Bills

Ambas as equipas têm resultados idênticos (7-6) e ambas venceram o seu jogo em casa contra o oponente directo. Terão de se recorrer aos demais Tie Breakers? Não parece, se olharmos ao calendário. Miami tem a saída ao Gillette Stadium, esta semana, mas depois tem dois jogos em casa contra Minnesota e NY Jets, ao passo que os de Buffalo só têm um jogo em casa, já esta semana, mas contra os Packers e, depois, visitam os Raiders e os Pats, nas duas semanas finais. Dificilmente os Bills conseguirão melhor do que 8-8 e os Dolphins devem acabar com 9-7.

Na AFC North grassa, como já vimos a confusão. Os jogos divisionais serão decisivos. Acreditamos que Baltimore vai ultrapassar Cincinnati por meia vitória. 9-7 ou 10-6 será o resultado final dos Ravens. Mas o facto de todos se andarem a morder uns aos outros, pode significar a eliminação de todos.

O candidato da AFC South a estes dois lugares serão os Houston Texans, mas não é uma candidatura muito forte. Os Texans terminam a época com os Jags e em casa, o que é algo de animador. Mas, mesmo contando com a derrota previsível, em Indianapolis, apenas uma vitória contra os Ravens poderá assegurar um score positivo de 9-7. O jogo é em Houston e em caso de vitória 9-7 pode ser suficiente para um lugar nos playoff’s. Verdade seja dita, o JJ merecia…

Por fim, a AFC West. Decisão na última jornada, quando os Chargers visitarem os Chiefs. E quando tal ocorrer acredito que os Chiefs já anularam a vitória que têm em atraso. É o que dá ainda terem um jogo contra os Raiders, em casa, ao passo que os Chargers recebem os Broncos. Ou seja, 8-6, no fim desta semana. Depois visitas a Pittsburgh, dos Chiefs e a San Francisco, pelos Chargers. Se os Niners entrarem em modo Oakland até é capaz de dar para os Chargers recuperarem, desde que, Pittsburgh não entre em modo Saints, ou pior, em modo Buccs. À entrada da última jornada, ou estão empatados, ou com uma vitória de vantagem. Mas os Chargers foram já batidos em San Diego pelos Chiefs. Só que convém não esquecer o que os Chargers fizeram no fim da época passada.

São seis galos para dois poleiros (Dolphins, Ravens, Bengals, Browns, Texans e Chiefs)

Destas seis equipas, parece quase certo que quem acabar a época regular com 10-6 irá-se apurar para os palyoff’s, embora nos últimos dez anos já tenha acontecido equipas com 10-6 e até com 11-5 a ficarem de fora dos playoff’s.

Os Ravens e os Bengals são os que estão em melhor posição, mas o calendário de Cincinnati é dose! Mas estamos inclinados para que sejam as duas equipas da AFC North a se apurarem e, aí, a meia vitória dos Bengals, resultante do empate contra os Panthers pode ser determinante. Como pode ser em sentido contrário, se os Bengals somarem 3 derrotas e aí Kansas City e Miami. Aí só os tie breakers podem resolver.

Previsão AFC

#1 New England Patriots

#2Denver Broncos

#3 Pittsburgh Steelers

#4 Indianapolis Colts

#5 Baltimore Ravens

#6 Cincinnati Bengals

NFC

Do lado azul, na NFC, as coisas são mais calmas e não há tanta confusão, nem tantos candidatos.

Até há uma previsão fácil de se fazer: a seed 4 será do vencedor da divisão NFC South. Agora quem, vai vencer a divisão já é algo de mais complicado. Os Saints estavam bem lançados, pois tinham ganho em Pittsburgh e jogavam em casa contra os Panthers, tendo a hipótese de reduzir a luta a dois com os Falcons, mas estamparam-se ao comprido.

Ainda assim, têm o calendário mais favorável. Os Saints recebem os Falcons e os seus outros dois jogos, embora fora, são contra equipas com saldo negativo (Chicago e Tampa Bay). Os de Atanta recebem os Steelers, esta semana, para depois visitarem New Orleans e receberem os Panthers. Estes têm dois jogos seguidos em casa contra os Buccs e os Browns, antes de irem visitar os Falcons.

Apostamos nos New Orleans Saints e desta divisão ninguém irá lutar por um lugar wild-card.

Na NFC East iremos assitir a um “mano a mano” entre os Philadelphia Eagles e os Dallas Cowboys, com vantagem para os primeiros. Primeiro porque jogam esta semana, em casa, contra os Cowboys. Depois, porque já ganharam em Dallas. E, por fim, porque os restantes dois jogos, embora fora, são divisionais contra os Redskins e os Giants. Os de Dallas, depois da visita a Philadelphia recebem os Colts, antes de acabarem na capital, contra os Redskins. Se os Eagles vencerem os próximos dois jogos vencem a divisão. Se não o fizerem, ainda dispõem de mais uma oportunidade. Os de NY e de Washington são figuras alegóricas, mas caso tenham um assomo final de competitividade podem baralhar as contas, aparentemente fáceis, desta divisão.

Este ano, deveremos assistir ao tetra dos Green Bay Packers, na NFC North, que, este ano, apenas podem ser acossados pelos Lions, equipa que já não vence a divisão deste 1993. Importa não esquecer que a equipa de Detroit atingiu já as 9 vitórias, registo que só foi atingido por duas vezes nos últimos 15 anos (10-6, em 2011 e 9-7, em 2000). Ainda para mais, todas as demais épocas foram com registo negativo.

Os Packers na próxima semana, visitam Buffalo e, depois, Tampa Bay e fecham a época em Lambeau Field contra os Lions. Estes recebem, esta semana, os Vikings e depois viajam a Chicago e a Green Bay. Alguém estranharia que estas duas equipas vencessem os seus próximos 3 jogos? Week 17. Lambeau Field. Packers com 12-3, Lions com 11-4. Possível, muito possível, mas atendendo ao registo de Green Bay em casa, a coisa está negra para os Lions.

Na NFC West, a semana passada pode ter sido decisiva. No caso, para eliminar os San Francisco 49ers. Quem não ganha aos Raiders, tem destas coisas. Ainda por cima, o jogo desta semana dos Niners é em Seattle… Ou seja, Game Over.

A divisão é liderada pelos Cardinals, com 10-3, seguida pelos campeões Seahawks, com 9-4 e com a curiosidade de ambas terem um calendário igual. Jogam entre si, dentro de duas, semanas e quando os Seahawks receberem os Niners, os Cardinals recebem os Rams, e quando estes forem visitados pelos de Seattle, a equipa de Arizona estará a terminar a época no Levi’s Stadium contra os Niners. Mas o “momentum” está nos campeões. Nos últimos três jogos ganharam, em casa, aos Cardinals e venceram dois importantíssimos jogos on the road, em San Francisco e Philadelphia.

Acreditamos que os Seattle vão acabar a época com 12-4 ou, pelo menos, Seahawks e Cardinals vão acabar a época com o mesmo score 11-5, com vantagem para os de Seattle, no confronto directo.

Assim os vencedores de divisão serão os Packers, com 13-3, seguidos dos Eagles, com 12-4, dos Seahawks, com 11-5 (ou 12-4) e dos Saints, com 5-8.

Faltam os dois lugares do Wildcard. E aqui a luta é bem mais simples do que AFC. Temos, neste momento, 3 equipas com 9-4 (Detroit, Dallas e Seattle), sendo que o seguinte contender são o 49ers, mas que já estão a duas vitórias destes. Quando só faltam 3 jogos para o fim, recuperar 2 vitórias, não é fácil.

Acreditando da nossa previsão de vitória dos Seahawks, a luta será entre os Cardinals, os Cowboys e os Lions.

Acreditamos que os Cardinals e os Lions vão terminar a época com 11-5, ao passo que Dallas deve terminar com 10-6. Mas uma escorregadela dos primeiros ou alguma vitória extra dos segundos pode confundir esta previsão

Previsão NFC

#1 Green Bay Packers

#2 Seattle Seahawks

#3 Philadelphia Eagles

#4 New Orleans Saints

#5 Arizona Cardinals

#6 Detroit Lions

Autor Convidado: Hélder Cunha e Silva

 

About The Author

Autor Convidado

Este artigo foi escrito por um Autor Convidado. As informações sobre o Autor Convidado estão no final do artigo