Road To The Super Bowl XLVIII: Denver Broncos
Dizem os detractores da equipa de Denver que a caminhada até ao Super Bowl foi conseguida através de um calendário fácil e que a macia equipa dos Broncos não tem hipótese face as mais competitivas e duras equipas da NFC.
Quanto a nós os detractores estão enganados.
De facto a caminhada foi fácil. Mas apenas por uma razão: Denver tem uma das melhores equipas de sempre da NFL. Foi a qualidade deles que tornou o caminho fácil. É também a superioridade consistente e regular de Denver que os lança como favoritos para ganhar o Super Bowl.
Quem não acredita que veja a estatística dos records batidos e a facilidade com que superaram adversidades de lesões.
Mas como foi construída esta equipa e como chegaram aqui?
A Caminhada Divina
Passados dois anos sobre a grave lesão no pescoço que afastou Peyton Manning dos Colts e o trouxe para os Broncos, a promessa está cumprida. Na sua carreia de Hall of Fame, Manning terá mais uma oportunidade de se sagrar campeão da NFL.
Para quem não se lembra, a escolha do Quarterback mais inteligente do jogo assentou na equipa que lhe podia dar mais garantias em termos de armas ofensivas e neste aspecto os Broncos criaram um autêntico arsenal.
Demaryus Thomas, Julius Thomas são enormes gigantes de força e poder disruptivo. Depois vêm os rápidos e imprevisíveis Eric Decker e Wes Welker. Finalmente os wild cards Jacob Tamme e Monte Ball que podem ter um papel determinante ao conseguirem imprevisíveis desequilíbrios. A este ultimo e juntando Knowshan Moreno, os dois podem também ser decisivos no desmontar da defesa dos Seahawks através do seu poderoso running game.
O grande match up e a verdadeira hipótese de vitória do lado dos Broncos assentam nestes jogadores.
Será interessante acompanhar durante o jogo a maneira como Peyton Manning vai ler e tentar desmontar a defesa dos Seahawks. Mais ainda porque a defesa de Seattle merecidamente arrogante nas capacidades, raramente esconde o que está a fazer e muitas vezes desafia a jogadas de cobertura individual. A capacidade de superação nestes desafios individuais ditará o vencedor.
Super Bowl XLVIII
O Super Bowl XLVIII será um combate de titãs que entre o melhor ataque versus a melhor defesa da liga.
Em termos tácticos da parte dos Broncos esperamos que Manning contra um secundaria muito física aposte em rotas curtas e imprevisíveis em vez de rotas longas e verticais. Se com esta táctica consistentemente conseguirem avançar no terreno e pontuar, dificilmente a vitória lhe vai fugir.
O resto do trabalho da equipa será suportado pela underrated defesa dos Broncos que terá que parar o ataque dos Seahawks. Pouco se fala e muito se desvaloriza a defesa dos Broncos. Mais ainda depois de perderem a sua principal estrela o Linebacker Von Miller.
Mas como defesa têm um bom front seven e uma melhor secundária onde se destacam o Safety Duke Ihenacho e o Corner Dominique Rodgers-Cromartie.
O Foco está em Manning e na Legion of Boom (a secundária de Seattle) como os principais decisores do jogo. Mas muitas vezes os actores secundários têm melhores desempenhos que os principais e o trofeu Lombardi pode acabar em Denver se a defesa conseguir parar com autoridade o forte ataque dos Seahwaks.
O mito de John Elway construiu-se com vitórias em Super Bowls. Fechou a sua carreira no dia em que ganhou o seu último troféu Lombardi. O mesmo John Elway agora como General Manager e grande mentor desta equipa pode novamente ser elevado à glória.
Mas todo o ónus de responsabilidade e de prova assentam em Peyton Manning. Se ganhar será deificado e elevado a divindade máxima no panteão da NFL. Se perder, no futuro as suas potencialidades serão sempre colocadas em dúvida.
Não nos entendam mal pois cremos que as suas faculdades de jogador de top nunca serão questionadas. Mas as suas fraquezas serão exacerbadas, comparadas e relembradas. Caído do panteão da NFL será visto apenas como um grande jogador.
É esta a magia e brutalidade da NFL. Esta é a importância suprema do Super Bowl. Onde apenas mais difícil do que lá chegar. É chegar lá e perder o jogo.
Como equipa, os Broncos que serão eternos. Ao contrário Peyton Manning não se pode dar ao luxo de em cima da meta, ser ultrapassado na história.
Quadro de Resultados
Vista a época de Denver e face à superioridade de uma equipa bem construída. O caminho na regular season não foi difícil. Foram postos à prova apenas nas vitórias contra Kansas City onde passaram a prova com superioridade e perderam dois difíceis jogos fora contra New England e Indianápolis. Surpresa só mesmo a derrota caseira face a San Diego.
A curiosidade estatística é que na regular season Denver marca uma média de 37,8 pts por jogo contra apenas 25 pts por jogo nos Playoffs. A pior performance ofensiva é largamente compensada por um melhor desempenho defensivo pois a média de 24,9 pts sofridos por jogo na regular season é melhorada para 16,5 pts sofridos por jogo nos Playoffs.
Curioso é que verificar que a média de pontos marcados e sofridos nos Playoffs é praticamente idêntica à dos Seattle Seahawks. Quanto a nós estes dados são prenúncio de um grande Super Bowl.
Dados e Curiosidades sobre os Denver Broncos
- É uma das quatro equipas mais velhas e experientes da NFL
- Asseguraram a passagem aos play-offs na week 14
- Na categoria de ataque são a equipa líder em todos os indicadores mais importantes
- Peyton Manning bateu o record da NFL com 55 Touch Downs na temporada
- Existem 5 jogadores na equipa com 10 ou mais Touch Downs
- Conseguiram na época regular 3 vitórias acima dos 50 pontos
- Nos dois jogos dos play-offs apenas uma vez tiveram que recorrer a um punt
- O mau tempo que se espera no SB XLVIII pode afectar o passing game da equipa
- Desde 1990 que o melhor ataque da liga não jogava contra a melhor defesa
- As quatro vezes que isso aconteceu. O melhor ataque apenas ganhou uma vez