Pittsburgh Steelers @ New England Patriots
Está ultrapassado o primeiro e difícil obstáculo dos Patriots. Numa noite de festa em Foxborough, o jogo com os Steelers apresentou-se traiçoeiro, com chuva à mistura e, felizmente, muito desacerto por parte da equipa de Pittsburgh. O 1º período foi muito nervoso, com as equipas a conseguirem fazer algumas conexões ofensivas (mais os Steelers, que tiveram maior posse de bola), mas não as suficientes para pontuar, com claro destaque para o field goal falhado por Scobee. No arranque do 2º período dos Patriots chegaram ao touchdown por intermédio de Gronkowski e na resposta viram os Steelers falharem novo field goal. Brady aproveitou a “oferta” e conduziu um drive que resultaria em novo touchdown do #87. Até ao intervalo, os Steelers conseguiram apenas um field goal, fixando o resultado num confortável 3-14. O 3º período arrancou da melhor forma, com um drive que resultou num touchdown de Scott Chandler, mas trouxe também algum desacerto defensivo dos Pats, que permitiu aos Steelers uma aproximação algo perigosa no resultado, (de 3-21 para 14-21, fruto de um touchdown e um field goal). Com uma vantagem de apenas 7 pontos e com quase todo o 4º período para jogar, era urgente pontuar e foi isso que os Pats fizeram, graças a um Gronkowski em best mode (num único drive fez uma recepção para 52 jardas, recuperou um fumble de Dion Lewis e fez nova recepção, para touchdown). Com 14-28 no marcador, Roethlisberger arriscou mais, tendo sofrido uma interception de Duron Harmon e os Patriots entraram em modo “run the clock”. Para o último drive dos Steelers, estava reservado um óptimo touchdown de Antonio Brown, mas com 2 segundos apenas para jogar, já nada havia a fazer quando ao vencedor da partida.
Homem do Jogo
Rob Gronkowski: Fez o seu 1º jogo da temporada e conseguiu 5 recepções (em 8 possíveis) para 94 jardas, 3 touchdowns e uma recuperação de um fumble. Não se podia pedir mais. Decidiu o jogo.
Pela Positiva
Julian Edelman: Não tivesse o #87 feito a partida que fez e seria a nossa escolha para homem do jogo. Ok, não fez nenhum touchdown, mas recebeu 11 passes em 12 possíveis, para 97 jardas e ainda “correu” uma bola para 9 jardas. É um leão em campo!
Tom Brady: Teve um Verão infernal, mas exibiu-se em bom nível, com 25 passes completos em 32 tentativas, para 288 jardas e 4 touchdown. Estabeleceu ainda novo record da franquia, com 19 passes completos seguidos.
Dion Lewis: Esqueçamos o fumble que sofreu, a bola estava molhada e foi resultado de uma tremenda jogada sua. Esqueçamos também Jonas Gray e LeGarrette Blount que se ponha em sentido. Lewis mostrou-se excelente tanto a correr a bola (69 jardas em 15 transportes) como a recebê-la (4 em 5 possíveis, para 51 jardas). E pensar que este jogador não competiu nas 2 últimas temporadas…
David Andrews: O rookie center estava debaixo de todos os olhares e sob muita pressão, mas Tom Brady definiu a sua exibição como “fenomenal”. De facto, este jovem jogador esteve quase sempre à altura dos acontecimentos.
Duron Harmon: Numa noite onde a defesa se exibiu a meio gás, Harmon conseguiu interceptar Roethlisberger, celando desta forma a vitória dos Patriots.
Pela Negativa
Bradley Fletcher: Foi várias vezes torrado por Roethlisberger.
Nate Solder: Duas flags no 1º quarto, uma delas completamente desnecessária, por unnecessary roughness.
Brandon Bolden: Mostrou-se previsível e sem capacidade de explosão. O completo oposto de Dion Lewis.
Pensamento do Dia
Uma vitória justa, bem conseguida, mas também algo facilitada pelos erros dos Steelers. Viram-se bons sinais no ataque e algumas lacunas na defesa, algo que é perfeitamente normal neste arranque de temporada. Aliás, para sermos sinceros, nem esperávamos uma exibição globalmente tão bem conseguida. Agora há que controlar o entusiasmo, visto que na semana #2 os Pats se deslocam a Buffalo, para defrontarem não só um perigoso adversário de divisão, como também o treinador que melhor arma as suas equipas contra Brady & Companhia: Rex Ryan. Esperemos que a semana de trabalho seja boa, que a lesão de Dominique Easley (abandonou o jogo ainda no 1º período) não seja grave e que os Patriots consigam chegar ao 2-0 no Domingo dia 20 de Setembro.
Artigo publicado originalmente na página de Facebook Patriots Portugal