Football = Texas

Eduardo David 1 de Agosto de 2014 Diversos Comentários Desligados
Texas Football

Football = Texas

Quando falamos de Futebol Americano temos de falar sempre no Texas, estado no qual se vive o desporto quase como uma religião. Desde o High School até às equipas da NFL, vamos demonstrar-vos a importância que um desporto pode ter na sociedade. Comecemos então…

High School

Quem segue com algum fanatismo o Futebol Americano tem de conhecer a série “Friday Night Lights” que se desenrola numa pequena localidade do Texas onde tudo gira à volta do Football. No Estado do Texas existem cerca de 160 mil jogadores, quase mais 60 mil do que no segundo classificado, Califórnia. Numa recente viagem ao majestoso estado do Texas tive a possibilidade de compreender todo o envolvimento que isto tem, as pessoas vibram de uma forma impressionante, para se dar uma noção da importância que o desporto tem no Texas mesmo nestas idades, no dia após os jogos de High School, saem várias notícias nos jornais (com direito a páginas centrais) e, na rádio e televisão também se dá destaque a este nível de competição. Até existe um Estádio com capacidade para 18.000 pessoas e que custou cerca de 60 milhões de dólares em Allen, mas que atualmente está fechado para reparar alguns danos estruturais.

Numa Sexta-Feira à pela noite não há nada melhor que ir ver um jogo de Football. E assim fiz, fui ver um jogo da Prestonwood Christian Academy, na qual um dos Treinadores dos Crusaders FA, Grant Shields era também um dos treinadores e partilho aqui convosco a emoção que é. Famílias, comida, banda, entrada das equipas, cheerleaders…tudo aquilo que imaginamos, acontece mesmo. Num misto de desportivismo/fanatismo, a forma como se vive deixa-nos contagiados desde que saímos do estacionamento, a alegria e a excitação sentem-se no ar, mas também o nervosismo de uma competição que tem uma importância enorme e que pode abrir a muitos as portas da Universidade.

College Football

Ora, ao College Football chegam na maior parte aqueles que durante o High School deram nas vistas. No Estado do Texas existem 12 equipas na divisão principal da NCAA (National Collegiate Athletic Association), sendo elas: Baylor Bears, Houston Cougars, North Texas Mean Green, Rice Owls, SMU Mustangs, TCU Horned Frogs, Texas Longhorns, Texas A&M Aggies, Texas State Bobcats, Texas Tech Red Raiders, UTEP Miners e UTSA Roadrunners. Certamente já terão ouvido falar de algumas destas equipas. Estas equipas recrutam jogadores por todo o país, mas na sua maioria acabam por recrutar no próprio Estado até porque é conhecido por ser dos melhores para recrutar jogadores.

O Futebol Americano Universitário foi a base de todo o Desporto e ainda hoje existe um grande debate por todo o país. O que é melhor? College Football ou NFL? Fica ao vosso critério decidir isto. Neste nível mantemos tudo o que existe no Secundário, comida, bandas, cheerleaders mas o fanatismo já sobe de nível. Os fãs são acima de tudo atuais ou ex-alunos das Universidades e defendem a honra das mesmas como se da sua própria vida se tratasse, mas como “tudo é maior no Texas”, a Universidade do Texas em Austin, onde jogam os Texas Longhorns, até um canal de televisão próprio tem.

Após a primeira triagem entre o Secundário e a Universidade, chega por fim a última, a passagem a profissional.

NFL

Na sua maioria os jogadores da NFL já passaram por duas “eliminatórias” para chegar a profissional. Mais de 1 milhão de jogadores no Secundário transformam-se em pouco menos de 70 mil na Universidade e destes apenas cerca de 250 chegam por ano à NFL. No Texas existem duas equipas, os Dallas Cowboys e os Houston Texans e recentemente colocou-se a hipótese dos Oakland Raiders se mudarem para San Antonio. E até aqui a importância do Texas no Football está representada. Os Dallas Cowboys ou “America’s Team” são conhecidos por ter a maior e mais fiel falange de apoio na NFL, sendo também a equipa mais odiada. São a par dos New York Yankees (Baseball) o “franchise” mais rico nos Estados Unidos e o mais impressionante nisto é que nos últimos anos os Cowboys não têm dado grandes alegrias aos seus fãs. Como se explica isto? Será pelo facto de estarem sediados no Estado onde o Football é visto como uma religião? Ou simplesmente por terem mais sucesso que os seus “vizinhos” Houston Texans? A verdade é que os Cowboys têm um dos estádios mais espetaculares do Mundo e que sempre que jogam em casa, mais de 100 mil pessoas não podem deixar de marcar a sua presença.

Espero que com isto tenha conseguido demonstrar a importância do Texas no Futebol Americano e que por lá a conversa roda quase sempre à volta deste tema. O “Lone Star State” além de ser dos mais poderosos e dos mais ricos nos Estados Unidos é também aquele que mais paixão nutre por este Desporto que tanto gostamos.

About The Author

Eduardo David

A minha ligação ao “Mundo” Estados Unidos começou muito cedo, admirando a forma como os seus habitantes vivem em comunidade e o amor que têm pelo seu País. A minha ligação ao Futebol Americano aconteceu mais tarde, quando um dos meus melhores amigos foi estudar durante um ano para os EUA e no regresso trazia uma bola “melão” acastanhada e com umas cordas brancas. Daí a ser um fanático por Futebol Americano não demorou nada e quando já na Universidade apareceu a hipótese de jogar o Desporto que tanto adorava (depois de experiências no Futebol e Basquetebol) não hesitei e juntei-me aos Crusaders, onde joguei durante alguns anos. Hoje em dia, mantenho a minha ligação ao Futebol Americano em Portugal como árbitro e como um dos mentores do Projecto Évora Longhorns. Sou um apaixonado por College Football e espero conseguir contagiar quem me rodeia com essa paixão. Equipas Favoritas: NFL – San Diego Chargers e New York Jets; NCAA – Texas Longhorns e Oregon Ducks.