New York Giants & New York Jets – MetLife Stadium

João Malha 9 de Julho de 2013 Estádios NFL Comments
Metlife Stadium

New York Giants & New York Jets – MetLife Stadium

O MetLife Stadium é o único estádio da NFL partilhado por duas equipas: New York Giants e New York Jets. Situado nas imediações da mítica cidade de Nova Iorque, fica localizado no Meadowlands Sports Complex, curiosamente já no Estado de Nova Jérsia. É o estádio mais caro do mundo e é propriedade da New Jersey Sports and Exposition Authority, apesar de ter sido construído por iniciativa dos dois clubes e gerido por ambos através da empresa criada para o efeito, MetLife Stadium.

Foi inaugurado a 10 de Abril de 2010, com um evento de Lacrosse, o Big City Classic. Na altura ainda se chamava New Meadowlands Stadium, tendo em 2011 alterado o seu nome para MetLife Stadium graças ao patrocínio da seguradora norte-americana do mesmo nome.

Características do Metlife Stadium

É o maior estádio da NFL com capacidade para 82.566 pessoas e o mais caro do mundo, num investimento total de 1.6 mil milhões de dólares. Tem como característica distintiva o facto de o seu exterior ser todo em painéis de alumínio que graças a luzes interiores permitem mudar a cor total do estádio. Assim, nos dias de jogos dos NY Giants o estádio é azul, enquanto nos jogos dos NY Jets pinta-se de verde.

Outras das curiosidades deste estádio é o facto de ser o que tem as bancadas mais próximas do terreno de jogo, com apenas 14 metros a distanciar os adeptos do palco principal.

O estádio devia ser coberto mas devido a desacordos na obtenção de fundos acabou por ficar sem efeito.

Metlife Stadium Seating Chart

Metlife Stadium Seating Chart

Momentos Históricos no Metlife Stadium

No espaço de dois dias, Giants e Jets tiveram a oportunidade de estrear o seu novo palco, mas com sortes diferentes. No dia 12 de Setembro de 2010, os Giants receberam e bateram os Carolina Panthers por concludentes 31-18. Não tiveram a mesma sorte os Jets, no dia seguinte, no Monday Night Football, frente aos vizinhos Baltimore Ravens, perdendo por 10-9.

Dado ter apenas 2 anos e meio de história, são poucos os momentos de relevo ali vividos, mas por lá já passaram vários espectáculos desportivos e não só. Contudo, o grande momento está sem dúvida para vir… e tem já data marcada: 2 de Fevereiro de 2014.

Nesse dia será disputado o Super Bowl XLVIII naquele que será o primeiro de sempre a ter lugar num estádio a céu aberto numa cidade norte-americana em pleno clima invernal.

 


Ver mapa maior

About The Author

João Malha

Profissional da área de comunicação e marketing, e sempre ligado ao desporto, sempre me fascinou o conceito de showbiz dos norte-americanos no que toca à promoção de qualquer espectáculo desportivo. Quando em 2003, a SportTv transmitiu pela primeira vez o Super Bowl, com estrondosa vitória dos Buccaneers de John Gruden sobre os Raiders, a curiosidade cresceu e ano após anos comecei a seguir as transmissões do maior evento desportivo mundial. Mas como em tudo na vida (pelo menos na minha forma de estar), é preciso um motivo mais forte para nos agarrarmos às coisas. Uma paixão que nos alimenta. E foi isso que aconteceu em 2010, aquando da final de Miami, ganha pelos Saints frente aos Colts do lendário Peyton Manning. Nesse dia senti finalmente que aquela era a minha equipa! E o aparecimento da ESPN America ajudou a não mais largar este desporto espectacular, que sigo semanalmente. Na Week 1 da temporada 2012/2013, cumpri o sonho de ir ver um jogo dos Saints ao vivo, ao Mercedes-Benz Superdome. Não vi os Saints vencerem, mas quem sabe se não terei a oportunidade de dizer que assisti ao primeiro jogo na NFL de um dos maiores QB’s da sua história, Robert Griffin III. Ver os Saints ao vivo foi uma experiência única que me faz olhar para o desporto com outros olhos. Quero saber mais e mais sobre o jogo, a sua história, lendas, regras, tácticas, etc. Let’s play ball!!!!