AFC North: Previsões e Power Rankings
Conforme prometido vamos então prever não só como achamos que vão ficar as divisões como também com quantas vitórias e derrotas cada equipa vai ficar em função do calendário que têm pela frente. Comecemos pela AFC North.
Na AFC North existe uma rivalidade histórica e de sangue entre os Pittsburgh Steelers e os Baltimore Ravens . Todos os anos os jogos entre estas duas equipas são sempre dos mais aguardados e considerados dos mais duros de toda a season. Têm sempre o condimento das provocações de parte a parte que antecedem o jogo e o picante das quezílias pós partida como foi o caso da pega entre Mike Tomlin e John Harbaugh no final de um dos jogos da época passada. Esta rivalidade histórica acontece porque dentro dos padrões extramente competitivos da NFL esta duas equipas disputam historicamente a supremacia dentro da divisão. Mas este ano acreditamos que algo vai mudar por estas bandas. E o que vai mudar tem a ver com a expectativa que existe à volta da equipa dos Bengals de Cincinatti.
Os Pittsburgh Steelers depois de uma época falhada (Muito por culpa das lesões de Troy Polamalu e de Ben Roethlisberger) e os campeões Baltimore Ravens após muitas “deserções” (Ed Reed, Aquan Boldin, etc…), lesões (Dennis Pitta) e abandonos (Ray Lewis). São equipas em reconstrução, com muita agitação e incerteza causada pelas muitas saídas e entradas. Já os Cincinatti Bengals usaram a pré-época para fazerem apenas subtis melhorias, deixando passar ao lado o mediatismo e a espectacularidade das grandes contratações. Mas uma equipa que tem AJ Green um dos melhores Wide Receviers da liga. Um sólido Quarterback (Andy Dalton). Umas excelentes Offensive Line e Defensive Front Seven, (onde despontam André Smith e Geno Atkins). E um promissor rookie no Tight End Tyler Eifert. Vai com certeza ser a equipa a ter a palavra mais importante nesta divisão.
É curioso verificar que mesmo depois de duas épocas a atingirem os play-offs continua a existir uma espécie de anonimato à volta dos Cincinatti Bengals… Sempre e ainda agora ofuscados pelo mediatismo do mediatismo que os Pittsburgh Stellers e Baltimore Ravens capitalizam. Mas este ano acreditamos que as coisas vão mudar.
Uma palavra para os Cleveland Browns. Os já históricos underdogs desta divisão parecem saídos de uma tragédia grega. São já quase incontáveis os anos em que procuram um Quarterback para dar estabilidade e crescimento à equipa. E são já quase incontáveis os anos em que falham em fazê-lo… Brandon Weeden pela primeira vez em 6 anos será (?) o starter Quarterback pela segunda temporada consecutiva. Só isto em si é um facto histórico! Mas a verdadeira questão é: Será Brandon Weeden o Quarterback que os Browns precisam? De resto o talento do Running Back Trent Richardson e do Left Takle Joe Thomas dois espectaculares rookies que aterraram em Cleveland não deverão ser suficientes para transformar a tragédia grega numa aventura épica.
Mas olhemos para o calendário e para as nossas previsões:
Defendemos que em primeiro lugar vão ficar os Cincinatti Bengals com 12 vitórias e 4 Derrotas. Duas derrotas, nos jogos fora em Baltimore e Pittsburgh e as outras duas, na deslocação a Detroit e na recepção aos Green Bay. Os Pittsburgh Steelers terão 6 derrotas todas em jogos muito difíceis fora de casa. Já para a equipa de Baltimore prevemos um início de época desastroso fruto da ressaca do Super Bowl e das difíceis deslocações a Denver e a Pittsburgh. A questionável derrota em Buffalo pode ser facilmente contrariada pela muito difícil vitória em casa que lhes atribuímos contra os Houston Texans na Week 3. Já os Cleveland Browns apenas com 5 vitórias (questionável a que lhe atribuímos frente a Chicago) serão os últimos classificados da divisão em mais um ano decepcionante.
E como estão estas equipas classificadas nos últimos Power Rankings da NFL? Em que número estão classificadas estas equipas dentro das 32 equipas que vão disputar o título este ano? Vejamos:
- Baltimore Ravens – Nº8
- Cincinatti Bengals – Nº9
- Pittsburgh Steelers – Nº16
- Cleveland Browns – Nº28
Ou seja e em resumo a nossa análise da AFC North diverge dos Power Rankings da NFL. Mas independentemente das nossa previsões. Resta a pergunta mais importante: E para vocês qual é a vossa projecção para a AFC North?