Final da Liga Portuguesa de Futebol Americano

André Novais de Paula 5 de Junho de 2015 Portugal Comments
Final LPFA VI

Final da Liga Portuguesa de Futebol Americano

É já amanhã! Finalmente chega o dia da Final da Liga Portuguesa de Futebol Americano (LPFA), que já vai na sexta edição e que este ano contou com 10 equipas de Norte a Sul do país. O jogo terá início às 15h00m no Estádio Municipal de Taveiro (Coimbra) e será transmitido via Streaming aqui (http://www.coimbracanal.com/). A locução do jogo estará a cargo de Pedro Viana (Treinador dos Algarve Sharks e também comentador da SporTV) e de André Novais de Paula aqui do Futebol Americano.

A Final da LPFA será disputada entre dois rivais de Lisboa: os Crusaders Futebol Americano e os Lisboa Navigators. Promete!

Promo Final de Futebol Americano – 6 JunhoPROMO da final do dia 6 de Junho entre os Crusaders Futebol Americano e Lisboa Navigators no Estádio Municipal de Taveiro às 15horas! A entrada é gratuita, mas sujeito à lotação máxima do estádio. Apareçam cedo, para uma melhor organização dos lugares 🙂

Posted by Associação Portuguesa de Futebol Americano on Friday, May 29, 2015

As Equipas

Os Crusaders Futebol Americano e os Lisboa Navigators já se defrontaram 13 vezes ao longo dos anos e há uma clara vantagem do lado dos Navigators, já que venceram 12 jogos e somente perderam 1. Será a primeira vez que estas equipas se irão disputar numa final.

Os Lisboa Navigators são pentacampeões nacionais e são favoritos para vencer a LPFA VI. Este anos os Navigators chegam à final invictos (10-0-0), enquanto que os Crusaders somente perderam os confrontos directos com os Navigators (8-2-0). As meias finais foram ambas disputadas e os resultados foram bastante equilibrados, o que faz prever uma final animada em que tudo por acontecer. Aqui estão os hightlights da Meia-Final dos Lisboa Navigators frente aos Lisboa Devils:

Percurso das Equipas

Jornada 1

Crusaders 61 – 26 Devils

Navigators 77 – 00 Sharks

Jornada 2

Devils 13 – 46 Navigators

Jornada 3

Navigators 18 – 15 Crusaders

Jornada 5

Crusaders 65 – 00 Sharks

Navigators 74 – 00 Pirates

Jornada 6

Crusaders 26 – 48 Navigators

Jornada 7

Navigators 41 – 14 Devils

Jornada 8

Sharks 07 – 46 Crusaders

Jornada 9

Crusaders 71 – 00 Pirates

Jornada 10

Pirates 00 – 74 Navigators

Jornada 11

Pirates 13 – 64 Crusaders

Jornada 12

Devils 06 – 14 Crusaders

Jornada 14

Sharks 00 – 72 Navigators

Playoffs I

Lumberjacks 06 – 54 Crusaders

Playoffs II

Renegades 00 – 69 Navigators

Playoffs III (Meias-Finais)

Crusaders 36 – 24 Mutts

Devils 29 – 34 Navigators

Prémios

Este ano há uma novidade interessante a destacar. Os melhores jogadores da época regular 2014/15, serão premiados no dia da final. As nomeações foram feitas pelas equipa técnica das equipas, podendo nomear apenas um da respectiva equipa por posição. Por conferência serão contabilizados os 3 melhores atletas. As votações final foi realizada por todos os que possuírem licença emitida pela APFA. As posições para a época 2014/2015 são:

Ataque

Defesa

Local da Final

Estádio Municipal de Taveiro

Estádio Municipal de Taveiro
(Estádio Municipal Sérgio Conceição)

A Final terá lugar no Estádio Municipal de Taveiro em Coimbra às 15h00m. Este estádio foi inaugurado em 2002 e comporta 2.500 lugares. O Clube de Futebol União de Coimbra e a União Desportiva Taveirense sãos as equipas da casa.

Estádio Municipal de Taveiro
Rua São Lourenço
3045-478 Taveiro, Coimbra

Balanço Deste Ano

Mais do que tudo este ano serviu para provar que o Futebol Americano está já enraizado em Portugal e que só poderá crescer no futuro. Claro que para isso a Associação Portuguesa de Futebol Americano e os Clubes ainda têm muito trabalho pela frente. Os atletas estão motivados, mas ainda falta conquistar um público mais generalizado para que seja possível garantir o sucesso deste desporto. O trabalho com os escalões jovens também é um dos desafios dos próximos anos. A conquista deste desafio irá fazer com que haja um salto qualitativo bastante grande no Futebol Americano português, já que é completamente diferente o nível de um jogador que começa a jogar aos 12/14 anos de um que só é introduzido no desporto aos 18 anos.

About The Author

André Novais de Paula

Sempre gostei de desporto e sempre senti uma grande curiosidade em relação a desportos Americanos, mas infelizmente o contacto com essa realidade era escasso e intermitente. Cheguei mesmo a jogar InLine Hockey (semelhante ao Ice Hockey, mas com patins em linha) durante vários anos nos Sharks de Oeiras, mas mesmo seguir a NHL era complicado. Tudo mudou quando a televisão por cabo começou a transmitir canais com estes desportos. O Futebol Americano foi Amor à primeira vista. Para que eu ficasse completamente viciado bastou ver o primeiro jogo. Depois disso já não havia volta atrás. O passo seguinte foi começar a descobrir cada vez mais sobre este incrível desporto. Rapidamente constatei que não havia muita informação em Português e juntamente com o Paulo Silva Curto abri uma página no Facebook para juntar outros fãs de Futebol Americano. Não sonhávamos na altura que este pequeno projecto iria crescer desta forma e que um dia iríamos ter um Blog dedicado somente a este desporto que nos tem dado tantas alegrias e horas bem passadas. Aproveito para confessar que sou fã dos Green Bay Packers. Go Packers!