A primeira, e principal dificuldade, com que um fã de Futebol Americano em Portugal depara é a total ausência de referências. A enorme dificuldade em submergir completamente num desporto fascinante é, muitas vezes, aumentada pela inexistência de livros de apoio, adaptados para a língua que Camões celebrizou. O trabalho solitário é hercúleo, equiparado a uma licenciatura numa qualquer disciplina, com a internet a servir de base de apoio fidedigna para uma aprendizagem laboriosa. Playbooks, termos genéricos, esquemas defensivos, antigas glórias. Horas e horas densamente passadas, estudando e criando bases para um histórico consistente, que finalmente coloque um enredo na paixão existente.
Se, por um lado, é gratificante assistir ao crescimento de sites e blogues que transbordam desse ardor em informar, com a língua portuguesa a florescer (mesmo que apimentada pelo sotaque inconfundível dos brasileiros), por outro lado a produção de literatura – ou a simples tradução – continua ausente do nosso País. É compreensível. Numa época em que os custos, em qualquer sector, são reduzidos ao mínimo imprescindível, nenhuma editora apostará num fenómeno desportivo marginal, em que os adeptos que religiosamente seguem as peripécias da NFL ainda estão por quantificar, em Portugal. Resta assim o mercado de língua inglesa, ao alcance dum clique num site da especialidade. Se, porventura, não dominas a língua inglesa, a continuação deste artigo não é para ti. Infelizmente, pelos motivos enunciados, o conhecimento, mesmo que num patamar não muito rigoroso, da língua inglesa é imprescindível.
E essa a é primeira surpresa. A massificação de títulos disponíveis no mercado americano/inglês. A diferença para o mercado português (usando aqui como termo de comparação o desporto-rei nacional, o futebol) é abissal. A quantidade de livros que abordam a temática futebolística tem tido um aumento significativo, nos últimos tempos, com obras que abordam a trajectória de treinadores (em particular de José Mourinho), a metodologia de treino ou as glórias clubistas dos três grandes. Mas, mesmo com esse aumento, a oferta é algo restrita e não muito aprofundada, na temática. No Futebol Americano, digitando no motor de busca duma qualquer Amazon ou similar as letrinhas NFL, somos sobressaltados pela quantidade quase infindável de livros. São centenas e centenas, numa oferta que ultrapassa as expectativas. Desde álbuns de capas duras, com aspecto lustroso, oferecendo fotografias de enorme qualidade, captando momentos irrepetíveis, até a exaustivas explicações de esquemas tácticos e mirabolantes jogadas, os adeptos têm a sua “Disneylândia” privada, um mundo de sonhos ao alcance de qualquer cartão de crédito com plafond suficiente.
Serão sempre bem vindas, por isso, as vossas dicas ou sugestões sobre qualquer livro que tenham lido e apreciado. Com carácter regular, serão apresentados alguns livros que, acredito, conseguirão prender a atenção de quem os lê.