AFC East: Previsões e Power Rankings
Na AFC East reside a divisão com as maiores assimetrias. É onde mora uma das equipas mais forte da liga, os New England Patriots rodeados de equipas que nos últimos anos têm repetidamente provado que são bastante fracas. Como será então na AFC East 2013? Vai mudar alguma coisa este ano? Na nossa análise, o pouco que mudou é que a equipa mais forte, os New England Patriots, ficaram um pouco mais fracos e as equipas mais fracas… Ficaram todas na mesma.
Mas comecemos pelos Patriots. A equipa dominante da última década, teve uma offseason “horribilis”: Aaron Hernandez (TE) foi preso por homicídio (!), Rob Gronkowski (TE) continua lesionado e parece que vai perder meia temporada, Wes Welker (WR) e Danny Woodhead (RB) não chegaram a acordo e saíram respectivamente para os Denver Broncos e San Diego Chargers. Em resumo: os receivers que contabilizaram quase 70% dos passes da equipa em 2012 não vão estar disponíveis em 2013.
Fãs dos Patriots: Preocupados? Fãs das restantes equipas: Felizes? Para ambos: Se estão. Não estejam.
Em New England continuam a morar as duas peças chave da equipa. Bill Belichick o melhor e mais implacável Head Coach da liga e Tom Brady o mais dinâmico passing quarterback da liga. E estes dois fazem toda a diferença. Este é o caso em que são estes dois que fazem a equipa. E qualquer receiver que ande por aquelas bandas habilita-se seriamente a tornar-se num grande jogador. Para nos dar razão o facto é que já existem notícias que nos dizem que no trainning camp os rookies estão a apanhar tudo tal a qualidade dos passes. Este facto aliado à contratação na free agency do WR Dany Amendola. Faz-me acreditar que os fãs dos Patriots não têm assim tanto que se preocupar. Mais até porque adicionalmente a arte de Bill Belichickconstruir algo sólido com o pouco que tem, é uma certeza. Numa defesa que é jovem e não é má (se Alfonzo Dennard e Aqib Talib conseguirem não ser presos também), com uma special team com muita qualidade e numa divisão fraca. Vai ser mais um ano de passeio até aos play-offs e aqui sim os Patriots vão iniciar verdadeiramente a sua época tentando contrariar os desaires dos últimos anos para voltarem a ganhar um super bowl.
Depois vêm os “outros”: Primeiro os Miami Dolphins que são uma equipa que vive das glórias do passado e que começa ressentir-se disso como espelha a perda assistência no estádio. Este ano apesar de muito activos na free agency, continuam a ter problemas na quer na linha defensiva quer na linha ofensiva. Foram buscar a peso de ouro o wide receiver Mike Wallace, mas falta-lhes um quarterback solido para o servir e não cremos que este seja o ano da ascensão de Ryan Tannehill. Mais ainda numa época em que têm um calendário infernal.
Em segundo os Buffalo Bills que são uma equipa estranha. E são estranhos pois têm pass rushers de luxo como Mario Williams e Jairus Byrd enquadrados numa boa defesa, mas os números que conseguem não são bons. Se o ataque em 2012 foi pior que medíocre. Em 2013 existe uma réstia de esperança de melhorar com a luta pelo lugar de quarterback entre o rookie EJ. Manuel e Kevin Kolb. Já que em CJ Spiller têm a firme certeza de terem um dos melhores running backs da liga. Ou seja: Mais uma vez são uma equipa que fica bem no papel. O problema é que, mais que repetidas vezes que os Bills nos provaram que o que fica bem no papel não tem correspondência em campo. Este facto, e à boa maneira das agências de rating, levam-nos a baixar a cotação da equipa.
Finalmente os New York Jets: Depois do pesadelo que foi 2012 em que foram a equipa chacota de toda a imprensa e dos fãs da NFL em geral… O Head Coach Rex Ryan e o quarterback Mark Sanchez, considerados unanimemente como os principais responsáveis da hecatombe de 2012… Continuam a liderar a equipa em 2013! Nós, pessoalmente não encontramos qualquer explicação possível para este facto, a não ser o gosto muito americano e Hollywoodesco de fazer sequelas de filmes e comédias de sucesso. Nesta comédia/sequela dos Jets, o pouco que muda é que o papel secundário passa do ”espiritual” Tim Tebow para o “conflituoso” rookie Geno Smith. Tudo isto numa pelicula que novamente promete arrancar muitas gargalhadas em 2013. Infelizmente para os fãs dos Jets a seriedade da boa e jovem defesa que têm, reforçada com o promissor CB rookie Dee Milliner não deve ser suficiente para afastar os fantasmas muito presentes e muito reais da época passada.
Mas olhemos para o calendário e para as nossas previsões:
Defendemos que numa divisão fraca, em primeiro lugar vão ficar os New England Patriots com mais uma regular season de dois dígitos e com pouca ou nenhuma oposição. De resto como aconteceu nos últimos 10 anos! Duvidas nos Patriots apenas na derrota que lhes atribuímos em Miami, pois é um jogo que não será tão difícil ganhar. Depois vem o nivelamento por baixo. As restantes equipas apresentam dígitos duplos em derrotas. Sendo que o segundo lugar se vai disputar por quem conseguir ser um pouco menos mau. E aqui alguma esperança para a equipa de Buffalo ou mesmo de Miami. Porque os New York Jets apenas com o milagre se vão conseguir safar da penúltima/ultima posição da AFC EAST. Mas como Deus tem andado ocupado a aparecer à Alexandra Solnado, creio que não vai aparecer para aqueles lados para operar o necessário milagre.
E como estão estas equipas classificadas nos últimos Power Rankings da NFL? Em que numero estão classificadas estas equipas dentro das 32 equipas que vão disputar o título este ano? Vejamos:
- New England Patriots – Nº6
- Miami Dolphins – Nº 18
- Buffalo Bills – Nº 30
- New York Jets – Nº 32
Ou seja e em resumo a nossa análise da AFC East diverge dos Power Rankings da NFL. Mas independentemente das nossa previsões. Resta a pergunta mais importante: E para vocês qual é a vossa projecção para a AFC EAST?