NFC East: Previsões e Power Rankings

João Morão 29 de Agosto de 2013 NFC East, NFL Comments
NFC East - Power Rankings

NFC East: Previsões e Power Rankings

Na NFC EAST reside a divisão onde existe um maior equilíbrio entre as equipas que a disputam. Outra característica desta divisão e ao contrário das outras divisões, é o facto de não existirem aqui equipas claramente favoritas ao título, mas também não existem aqui equipas fracas. São quatro equipas, todas elas com um bom potencial, todas relativamente equilibradas e todas com possibilidades de fazer muito mais (Vejam o caso do NY Giants em 2011 quando ganharam o Super Bowl). Inversamente se as coisas começarem a correr mal são imparáveis na desgraça (Aqui veja-se o caso do Philadelphia Eagles o ano passado). Em resumo e simplificando: Tudo pode acontecer.

Mas vamos ao que interessa: Os Washington Redskins primeiro. É o segundo ano dos rookies “maravilha”, o Running Back (RB) Alfred Morris e do já icónico Robert Griffin III (RG3). Se o ano passado as expectativas eram muitas, este ano em termos de expectativa, os fãs de Washington já ganharam tudo antes de a época começar. Mas para manterem as expectativas, RG3 tem que estar de boa saúde, e o facto é que desde a derrota nos playoffs do ano passado frente ao Seahawks, ele ainda não fez nenhum jogo da preseason e tem treinado condicionado. Tudo aponta para que esteja apto para a primeira semana da regular season. Agora apenas existem (grandes) dúvidas na condição física com que ele se vai apresentar. Mas os Redskins são mais do que esta dois ex-rookies. São também outros rookies e ex-rookies de grande qualidade como o Tight End (TE) Logan Paulsen, como o Line Backer (LB) Ryan Kerrigan ou mesmo como o back up Quarterback (QB) Kirk Cousins. A quantidade de bons jogadores vindos do draft demostra que os Redskins mudaram completamente a filosofia de High Profile Buying em free agency do passado e concentraram-se em reconstruir a equipa através do draft um pouco à maneira da formula de sucesso usada em Green Bay. Assim entram em 2013 com uma equipa jovem e forte. Com uma boa defesa onde desponta o LB London Fletecher, e onde apenas tiveram que manter a base da equipa e limitarem-se a tapar alguns, pequenos, buracos. Esta estabilidade e continuidade liderada pelo Head Coach (HC) Mike Shanahan, torna-os favoritos para e pelo segundo ano consecutivo ganharem a divisão e chegarem aos playoffs.

Depois a equipa mas incaracterística da NFL. Os New York Giants. Reparem nisto: na Regular Season Época de 2011: 9 vitórias e 7 derrotas – Foram Campeões. Época de 2012: 9 vitórias e 7 derrotas e nem aos playoffs chegaram. Em resumo são uma equipa incaracterística que tendo um muito bom roster, não são dominantes. Têm de base um grande Quarterback em Eli Manning, um grande Head Coach em Tom Coughlin, Wide Receivers de luxo em Vitor Cruz e Hakem Nicks. Também têm uma grande defesa liderada por Jason Pierre-Paul, onde Justin Tuck mete respeito e mais importante, onde começam a assegurar o futuro com prova a inclusão no draft deste ano de Damontre Moore. Mas se são tantos, tão bons. Então o que lhes falta para serem uma equipa dominante? A minha resposta é motivação. De uma vez os Giants não podem começar a ganhar jogos apenas em Dezembro quando o final da regular season começa a apertar. O facto de serem preguiçosos fez com que eu lhes tenha tirado a vitória na divisão. Mas se este ano acordam desde a primeira jornada. Atenção! Pois vão ser uma equipa muito difícil de parar.

Finalmente os Dallas Cowboys e os Philadelphia Eagles. Também duas equipas com muito talento, mas depois de tudo misturado, os resultados têm sido fracos. No caso dos Cowboys voltamos a enumerar estrelas de primeira categoria: Tony Romo (QB), Dez Bryant (WR), Jason Witten (TE), DeMarcus Ware (Deffensive End), tudo jogadores de TOP 100. Um bom draft onde foram buscar oCenter Travis Frederick que está a fazer uma grande preseason. E depois há dois anos que não vão aos playoffs… A maior parte dos analistas justifica este fracasso na permanente ingerência em assuntos desportivos por parte do dono Jerry Jones que enfraquece a equipa em toda a linha. Não apenas na liderança dos treinadores e directores, mas também nas más opções de construção do roster onde Jerry Jones insiste em meter a mão. Já escrevemos acima que os Redskins aprenderam com os erros de gestão e silenciosamente construíram uma grande equipa. Os Cowboys, ao contrário, são uma grande equipa onde não há maneira de aprenderem com os erros de gestão.

Esta propensão para serem falados pelos maus motivos parece também residir em Philadelphia como prova o caso das bocas racistas do Wide Receiver Riley Cooper que deixou o balneário a ferro e fogo nesta preseason. Mas pior que o mediatismo negativo que normalmente ronda a equipa dos Eagles é um defeito estrutural que tem na equipa. Numa divisão onde todas as equipas têm um Quarterback que é estrela. Os Eagles não têm. A até agora luta pelo lugar entre Michel Vick e Nick Foles (que parece que pendem para Vick) demostra a insegurança da equipa na mais importante posição em campo. Para mim esta será a principal razão do downfall dos Eagles para último lugar da divisão. Dúvidas também para que o Head Coach Chip Kelly consiga substituir a pesada herança de 130 vitórias em 14 épocas deixada por Andy Reid. Em resumo: Não creio que nomes como LeSean McCoy, James Casey, ou o rookie Tight End Zack Ertz sejam suficientes para inverter uma tendência já cronica em falhar playoffs. Mais ainda se somarmos uma defesa em reconstrução e a jogar junta pela primeira vez, numa divisão tão difícil e equilibrada. Todas estas probabilidades jogam claramente contra a equipa de Philadelphia.

Mas olhemos para o calendário e para as nossas previsões:

 

NFC East - Quadro Jogos

NFC East – Quadro Jogos

Defendemos que os Washington Redskins pelo segundo ano consecutivo vão ganhar a divisão. Com um calendário fácil, dúvidas profundas apenas na vitória que lhes atribuímos em São Francisco e Chicago. Passamos para os NY Giants com 7 vitórias e 9 derrotas. Isto porque têm um calendário mais difícil e jogam contra equipas fortes com os Broncos, Green Bay, Bears, Vikings e os Seahawks. A permanente inconstância de exibições da equipa, torna quase aleatórias as vitórias e derrotas que lhes atribuímos, tornando-os numa enorme incógnita. Finalmente os Dallas Cowboys com uma melhor equipa devem ficar a frente dos Philadelphia Eagles que mesmo com um calendário mais fácil, dificilmente se vão livrar do último lugar.

E como estão estas equipas classificadas nos últimos Power Rankings da NFL? Em que numero estão classificadas estas equipas dentro das 32 equipas que vão disputar o título este ano? Vejamos:

  1. Washington Redskins – Nº11
  2. New York Giants – Nº 12
  3. Dallas Cowboys – Nº 20 
  4. Philadelphia Eagles – Nº25

Ou seja e em resumo a nossa análise da NFC East diverge dos Power Rankings da NFL. Mas independentemente das nossa previsões. Resta a pergunta mais importante: E para vocês qual é a vossa projecção para a NFC EAST?

About The Author

João Morão

As causas são múltiplas: Primeiro em 1998 colocado pela minha empresa na Alemanha, passei alguns fins-de-semana a jogar flag futebol numa base militar americana maioritariamente com a boa gente de Seattle. Desta altura vem o gosto. Depois em 2005 em Jackson Hole (Wyoming) assisti em directo à transmissão do Super Bowl XL dos meus Seahawks contra os Steelers. Foi um jogo de má memória e de pior arbitragem que me deixou um amargo permitido apenas pela perda de algo de que gostamos muito. Desta altura vem a militância. Finalmente: A desilusão e desgaste causado pelas assimetrias, manobras, golpadas e falta de fair-play do soccer, viraram-me definitivamente para um desporto mais justo, mais sério, mais competitivo, mais brutal (é certo), mas de maior entrega e de incomparavelmente maior emoção: O Futebol Americano. Nas horas “vagas” sou pai de 4 filhos (Um deles é dos Giants vai-se lá saber porquê!?).